SELEÇÃO HOLANDESA

FC Twente convence apesar das limitações

Ricky van Wolfswinkel #TWEFEN

Foi uma semana de sentimentos mistos para o FC Twente, tanto dentro de campo quanto fora dele. Principais jogadores sobre o início da temporada, as possibilidades e as limitações em Enschede.

O canto dos torcedores ainda ecoa em De Grolsch Veste. Em todo o caso, na cabeça de Robin Pröpper, o capitão que acabou de ver o sonho de disputar a UEFA Europa Conference League cair por terra. Dezenas de milhares de torcedores permaneceram após a derrota por 1 a 0 para o Fenerbahçe, em casa. Nenhum aplauso, mas uma expressão de apoio comovente que durou alguns minutos. O FC Twente perdeu para o Fenerbahçe por 6 a 1, no placar agregado.

“Nós ganhamos confiança. Nos cobramos a semana toda para esse jogo e lutamos noventa minutos para pelo menos vencer. Nós mostramos que podemos acompanhar o nível do Fenerbahçe. É uma pena que percamos os dois jogos” disse Robin Pröpper.

O único gol da noite de quinta-feira veio após Joshua King correr da grande área do Fenerbahçe até a grande área do FC Twente. Ele só parou após uma intervenção dura de Robin Pröpper. Edin Džeko finalizou de dentro da grande área e deu a vitória aos turcos.

“Um erro muito estúpido. Nós estávamos com a bola no ataque e deixamos eles chegarem no nosso gol” comentou Robin Pröpper.

O companheiro de equipe, Ricky van Wolfswinkel está ofegante nos vestiários. Essa não é a primeira grande decepção que Ricky van Wolfswinkel passa em sua carreira.

“Gostei muito do que fizemos até aqui. Parece estranho, depois de uma derrota eu falar isso, mas estava tudo lá. Nós poderíamos ter usado as armadilhas que eles usaram conosco, contra eles. Faz parte. Você briga, tem discussões e brigas e no final você aperta a mão do seu rival. Infelizmente tivemos que parabenizá-los. Mas depois daquela derrota pesada na Turquia, lutamos pelos nossos torcedores. Nós Aad de Mos tudo. Há uma maneira de perder no De Grolsch Veste e é desta forma” disse Ricky van Wolfswinkel.

À primeira vista, o FC Twente não mudou muita coisa desde a chegada de Joseph Oosting.

“Muito foi conquistado aqui nos últimos anos por Ron Jans e pela sua comissão técnica, e estamos agora buscando desenvolver isso. Mas também estamos tentando acrescentar algo sob o comando de Joseph Oosting. Quero pressionar mais o adversário e ter mais liberdade ofensiva. Nas temporadas passadas fomos muito fortes na defesa, queremos manter isso e combinar essa força com uma melhora ofensiva. A nova comissão técnica trouxe uma maneira diferente de pensar o jogo. A relação entre jogadores e treinadores é extremamente boa, como vocês podem ver hoje novamente. Realmente temos uma equipe que nos levará longe. Nós podemos alcançar novamente o que alcançamos na temporada passada” disse Ricky van Wolfswinkel.

O FC Twente terá que remar tudo que remou na temporada passada para conquistar uma vaga ao menos na UEFA Europa Conference League da próxima temporada. O problema para essa temporada, parece a falta de opções no elenco. Esta noite, Joseph Oosting tinha apenas cinco jogadores de campo ao seu lado no banco de reservas.

“Nós estamos confiantes de que Arnold Bruggink e Jan Streuer irão reforçar o nosso elenco para a sequência da temporada. Nós precisamos de jogadores que possam nos ajudar a conquistar aquilo que queremos. Atualmente temos um elenco pequeno” disse Ricky van Wolfswinkel.

Toda desvantagem tem sua vantagem, disse certa vez um filósofo. Mas para um clube como o FC Twente também parece uma situação ruim. Parte dos torcedores reclama da falta de energia nas contratações, forçada ou não por restrições financeiras. É difícil ignorar que a equipe perdeu criatividade, jogadores que faziam a diferença.

“Na temporada passada, tivemos muita qualidade individual que foi fundamental para chegar aonde chegamos. O time contava com Vaclav Černý e Virgil Misidjan. Agora temos que confiar mais no jogo em equipe. Às vezes já parece muito bonito. Nesta temporada temos que confiar no jogo da nossa equipe um pouco mais do que antes. Com Joseph Oosting, temos agora um treinador que presta muita atenção a isto. Ele tenta ajudar os jogadores, conversa com todos e também passa muito tempo com os jovens jogadores” disse Robin Pröpper.

O zagueiro também não tem medo de um revés.

“A UEFA Europa Conference League é um objetivo. Mas esperamos que novos jogadores possam chegar para nos ajudar” disse Robin Pröpper.

Pouco depois, um jovem entra alegremente na sala de imprensa. Mitchell van Bergen acaba de assinar um contrato de quatro temporadas e ficou surpreso esta noite em De Grolsch Veste. Que ambiente, comenta o atacante que chegou a um beco sem saída no Stade Reims.

“Eu gostei muito como a torcida apoio o time. Nunca hesitei nem por um momento em vim para o FC Twente. Agora quero muito voltar a jogar futebol. Acredito que isso é possível com o FC Twente. Conheço muitos jogadores deste clube. Imediatamente parece um pouco como voltar para casa. Depois de dois anos longe da Holanda, onde não senti o que eu deveria e gostaria sentir, é bom retornar para sua casa” disse Mitchell van Bergen.

Mitchell van Bergen conhece o treinador do FC Twente, Joseph Oosting.

“Isso é claro que é uma vantagem. Para mim, como jogador é muito importante trabalhar ao lado de pessoas que buscam nos ajudar a evoluir enquanto profissionais. Mas ainda tenho que provar para ele que tenho condições de receber oportunidades. Eu farei tudo que puder para conquistar a confiança dele” disse Mitchell van Bergen.

O atacante contratado pelo FC Twente por cerca de um milhão de euros costumava ter que se contentar com uma posição de reserva na França, e quando jogava nem sempre estava em seu lugar preferido.

“Você escolhe: joguei como um 10, segundo atacante, ponta esquerda e direita, lateral esquerdo e direito. Não tem como eu conseguir me desenvolver dessa forma. Um treinador responsável jamais teria feito isso comigo” comentou Mitchell van Bergen.

Um dia depois, o FC Twente concluiu outra tão esperada contratação: o tão discutido Carel Eiting, cujo valor de aquisição foi fixado em um milhão de euros pelo juiz após uma briga pública com o FC Volendam, assinado por três temporadas. O meio-campista já treina no centro de treinamento. Ele prefere participar imediatamente contra o seu ex-clube no domingo. Isso não parece muito sensato para o FC Twente. Joseph Oosting gostaria de utilizar o jogador, mas compreende que é necessário ter outra abordagem neste caso.

Joseph Oosting está muito feliz por finalmente ter condições de contar com Carel Eiting.

“Acho que Carel Eiting tem as características que combinam conosco. Ele é um meio-campista dinâmico, com técnica e uma excelente finalização de longa distância. Ele consegue encontrar espaços em campo com seus passes” disse Joseph Oosting.

Seus princípios como treinador estão escritos em folhas de papel na parede. Jogar futebol com o coração e a alma, trabalhando intensamente juntos. Não jogando em equipe, mas como equipe. Ontem à noite, Joseph Oosting viu isso novamente.

“Na semana passada estivemos bem na metade, ontem no jogo inteiro. Apesar do 5 a 1 na Turquia. Desde o primeiro minuto fizemos o que combinamos um com o outro. O Fenerbahçe tem um orçamento de 240 milhões de euros, é um mundo completamente diferente do nosso. Mas não merecíamos ser derrotados da forma que fomos. Nosso time mostrou um forte caráter. É por isso que me encaixo neste grande clube. Estou feliz por estar aqui. E acho que eles também estão felizes comigo” disse Joseph Oosting.

Ainda não há sons que sugiram o contrário. O jogo é bom e vários jogadores já estão apresentando um bom desenvolvimento. Joseph Oosting elogia o meio-campista Mathias Kjølø, que busca cada vez mais soluções para construir jogadas ofensivas.

“Esse é um ponto de melhoria para ele, estamos trabalhando nisso. Queremos devolver a bola o menos possível para os nossos adversários” comentou Joseph Oosting.

Segundo o treinador, mesmo após a eliminação para o Fenerbahçe, as coisas estão caminhando bem no FC Twente. Principalmente considerando a curta pré-temporada, os jogos complicados e as opções disponíveis no elenco. Não, Joseph Oosting não está reclamando do seu elenco.

“Os treinadores às vezes só sabem exigir mais contratações. Mas nem sempre o clube possui dinheiro para trazer diversos jogadores. Eu confio na minha diretoria e sei que em breve mais jogadores vão chegar, mas neste momento, o que temos é o que iremos seguir em frente. Nós procuramos jogadores que queiram jogar futebol no FC Twente” falou Joseph Oosting.

Ele sabia de antemão que cada euro ganho cai diretamente nos bolsos dos credores do clube.

“O FC Twente desenvolve ainda bons jogadores e os vende, e não podemos investir imediatamente esse valor em reforços. É o que é. Talvez você precise ajustar um pouco suas expectativas às vezes. Mas no geral, há novamente um bom elenco e é realista ficar entre os seis primeiros. Não podemos contar com um jogador que pode decidir uma partida para você com uma jogada individual ou com velocidade. Acho que somos muito dependentes um do outro. Eles fizeram isso bem na temporada passada e este ano talvez precisem fazer isso ainda mais” comentou Joseph Oosting.

Nenhuma cultura do eu, mas uma cultura do nós. É assim que Joseph Oosting que montar o FC Twente para a temporada 2023/24.

“Eu sabia que existia um enorme apoio a este clube em Enschede. Mas ontem eu realmente vi com meus próprios olhos. Como as pessoas apoiam e amam este clube, nos bons e nos maus momentos. O impacto que temos sobre os torcedores é enorme” disse Joseph Oosting.

No seu primeiro almoço no FC Twente, Carel Eiting se sentou ao lado de Gijs Smal, lateral esquerdo que se lesionou na hora errada. Em pleno período de transferência, no início da caminhada rumo a uma vaga na fase de grupos da UEFA Europa Conference League. Em casa contra o Ajax, no dia 17 de setembro, Joseph Oosting espera ter seu defensor disponível novamente. Jan Streuer está comendo um sanduíche entre os jogadores, seja no último dia de transferência ou não.

“Já terminamos” disse o experiente dirigente.

Seu sucessor como diretor de futebol devora rapidamente um prato de comida em seu escritório. Um olho no salmão e outro no telefone.

“Jan Streuer lida com essa situação com mais tranquilidade. Estou um pouco mais inquieto. Você fica pensando e analisando: fizemos a coisa certa, fizemos o suficiente? Olha, a equipe que temos é simplesmente boa. Eu estou muito satisfeito com isso. E a equipe merece um grande elogio pela forma como as coisas estão indo até agora. Grandes objetivos para corrermos atrás, apenas três semanas de pré-temporada, jogos complicados logo de cara. Se vencermos o FC Volendam no domingo, será um grande começo. E ainda assim você está em dúvida” falou Arnold Bruggink.

Em Shurandy Sambo, do PSV, o FC Twente viu um jogador que poderia ter reforçado o elenco. O lateral direito não foi para Enschede, dois dias antes do final da janela. Arnold Bruggink não esperava por isso. O clube ainda tenha outros alvos como Javairô Dilrosun (Feyenoord), Anwar El Ghazi (PSV), Facundo Pellistri e Francisco Conceição (Ajax).

Arnold Bruggink pode explicar tudo, mas por dentro ele está correndo.

“Nós temos que fazer as coisas certas apenas com Joseph Oosting. Eu me culpo por ter tido um elenco tão pequeno ontem. Nem tudo é possível, nem tudo funciona. Mas será que perdemos algumas coisas nos estágios iniciais? Se você critica todos, também deve permanecer crítico consigo mesmo. Então vou pensar sobre isso com cuidado. No final das contas, sobrou mais um jogador do que entrou e há um elenco na qual temos confiança” falou Arnold Bruggink.

Wim Jonk critica a conduta de Carel Eiting e do FC Twente na ESPN. O clube de Overijssel ainda não respondeu de forma concreta à tão discutida transferência. A direção não quer criar nenhum tipo de situação mais calorosa com os dirigentes do FC Volendam e resolveram não viajar para Volendam.

Em campo, a resistência do FC Volendam não é tão ruim. O FC Twente não começa de forma convincente, falta profundidade, Mathias Kjølø é novamente um fator de atraso e normalmente ficará atrás de Carel Eiting. A melhor compra, Manfred Ugalde também está tentando se encontrar na partida. Corre demais com a bola e escapa de um cartão vermelho. Mesmo assim, o FC Twente conseguiu uma vitória fácil. Na temporada passada as coisas deram errado aqui. Agora Ricky van Wolfswinkel sai do banco de reservas e dá um novo gás, assim como Naci Ünüvar e o estreante Mitchell van Bergen.

O tamanho do elenco não fala tudo, diz Joseph Oosting após a vitória diante do FC Volendam. Desde que os jogadores estejam em forma e deem tudo. O treinador está satisfeito, mas permanece calmo. O repórter tenta aumentar o seu entusiasmo dizendo que Co Adriaanse foi o último treinador do FC Twente a vencer os três primeiros jogos da Eredivisie.

“Isso foi em 2011. Não é isso que vim buscar aqui, mas ficamos felizes que conseguimos atingir essas marcas tão importantes” disse Joseph Oosting.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *