SELEÇÃO HOLANDESA

Especialista falam: quem deve ser o novo goleiro da seleção holandesa?

Andries Noppert, Mark Flekken e Bart Verbruggen

Mais uma vez, a posição de goleiro na seleção holandesa é tema de debate. O treinador holandês, Ronald Koeman nomeou o seu primeiro goleiro titular ao escolher Justin Bijlow, mas uma lesão do jovem goleiro do Feyenoord tirou qualquer possibilidade de Justin Bijlow ser convocado novamente para os jogos contra a Grécia e a Irlanda.

Com Andries Noppert, Mark Flekken e Bart Verbruggen, Ronald Koeman selecionou três goleiros. Uma escolha justificada? E quem deve jogar nas próximas partidas da seleção holandesa? A VI perguntou a Joop Hiele, Frans Hoek, Harm Zeinstra e Ronald Graafland, quatro grandes goleiros da história do futebol holandês.

JOOP HIELE

Joop Hiele é um ex-goleiro do Feyenoord e disputou sete partidas pela seleção holandesa. Joop Hiele era o goleiro reserva atrás de Hans van Breukelen e traduziu isso afirmando que detinha o recorde mundial de ser banco.

“Há anos que enfrentamos a mesma situação: não há um grande goleiro holandês. Em termos de talento, você pode apontar para Justin Bijlow, mas não pode mais chamar de talento alguém que tem 25 anos e foi o goleiro do Feyenoord nas últimas cinco temporadas. Ele não conseguiu utilizar seu potencial devido a circunstâncias que todos conhecemos. Agora ele está afastado devido a uma lesão e a equipe tem que determinar quem é a melhor opção disponível” disse Joop Hiele.

“Eu tenho visto Mark Flekken regularmente na Alemanha, mas não tanto desde que ele começou a jogar como goleiro na Inglaterra. Ele fez um trabalho razoável na seleção holandesa, mas não de forma muito convincente. Bart Verbruggen me causa uma impressão muito boa. Ele teve uma temporada incrível com o RSC Anderlecht, também a nível internacional, e foi recompensado com uma transferência fantástica para a Premier League. Bart Verbruggen parece ser o goleiro titular do Brighton & Hove Albion. Esse garoto tem apenas 21 anos, mas se você for bom o suficiente, não há problema. O goleiro é uma profissão de experiência, quanto mais vezes você viveu uma situação dentro de campo e precisou agir, mais fácil fica. Mas Bart Verbruggen já parece muito estável. Claro que ele tem um peso com a morte do seu pai. Isso, sem dúvida, moldou-o e talvez o faça posicionar-se na meta de forma diferente dos seus concorrentes” comentou Joop Hiele.

“Andries Noppert também tem uma boa bagagem, o caminho especial que percorreu no futebol. Ele jogou uma boa Copa do Mundo. Todos elogiaram ele, mas ele fez o que se pede a um goleiro. Depois Andries Noppert se machucou, possivelmente em decorrência daquela Copa do Mundo. Ele estava bem no final da temporada passada, mas cometeu alguns pequenos erros nas últimas semanas. A mente aberta desapareceu, as pessoas prestam mais atenção nele agora, e isso pode estar incomodando-o agora” falou Joop Hiele.

“Pela mesma razão, não acho que devemos nos apressar muito com Nick Olij. Bom goleiro, isso é certo. No Sparta Rotterdam ele tem muito o que fazer e se destaca de forma magnífica. Mas é essencialmente diferente se você for julgado por uma ou duas bolas. A seleção holandesa é de nível muito superior. Você pode trazer Nick Olij para ajudá-lo a se acostumar, mas tenho dificuldade em declarar imediatamente aquele garoto como candidato a goleiro da Holanda. Nada que prejudique seu desempenho” disse Joop Hiele.

“Da forma como vejo o desenvolvimento de Bart Verbruggen, ele é o garoto do futuro. No longo prazo, poderá ser uma batalha divertida entre ele e Justin Bijlow. Mas para determinar se ele é o homem certo para as próximas partidas da seleção holandesa, você precisa saber como ele está se saindo durante os treinamentos, como os outros jogadores reagem a ele, como você deseja jogar como equipe. Continua a ser um debate cheio de pontos de interrogação” comentou Joop Hiele.

FRANS HOEK

Frans Hoek foi treinador de goleiro da seleção holandesa sob o comando de Louis van Gaal. Ele obviamente tem uma opinião sobre o assunto.

“Andries Noppert teve um desempenho excelente na Copa do Mundo, então ele é o candidato muito interessante. Justin Bijlow mostrou que é um goleiro de seleção holandesa, enquanto Mark Flekken também conseguiu fazer sua estreia entre nós e também fez uma transferência muito boa para a Premier League. Assisti a Bart Verbruggen durante o nosso período, mas ele tinha acabado de se destacar no RSC Anderlecht. Bart Verbruggen teve um desempenho fantástico na Bélgica e foi transferido para a Inglaterra. Ele sofreu três gols na estreia, o que não é um começo agradável, mas na partida seguinte vi alguém que não se incomodou com isso e que joga como se deve jogar. Um goleiro muito talentoso e com muitas qualidades” disse Frans Hoek.

“Há um grupo de goleiros digno da seleção holandesa. É claro que um está em melhor forma que o outro, mas o desafio é saber se você consegue fazer com que eles tenham um desempenho ideal. Quem vai jogar vai depender dos critérios que a comissão técnica tem em mente. Para nós era importante a forma naquele momento, mas também a forma de jogar, que era diferente daquela a que as pessoas estavam acostumadas a ver na seleção holandesa. Com isso, algo diferente foi pedido aos goleiros. Não creio que estejamos tão mal e temos pelo menos quatro goleiros dignos da seleção holandesa. Normalmente não precisamos nos preocupar” comentou Frans Hoek.

Hoje em dia os jogadores são convocados para a seleção holandesa mais rapidamente do que há vinte anos.

“Nós tivemos Edwin van der Sar durante anos, mas depois disso, muitas vezes a situação mudou porque não havia mais Edwin van der Sar. Na Bélgica, Thibaut Courtois não está em discussão, por exemplo” disse Frans Hoek.

“Tem tudo a ver com o fato de que não existe mais um goleiro holandês extremamente talentoso. Justin Bijlow ainda não jogou uma temporada completa no Feyenoord, mas está na seleção holandesa. Alguém como Andries Noppert nunca teria sido convocado para a seleção holandesa. Ele ainda não está na forma que estava antes e durante a Copa do Mundo, mas você sabe o que ele pode fazer. E ele mostrou isso em uma Copa do Mundo com o SC Heerenveen e a seleção holandesa. Se você sabe quais qualidades ele possui, deve haver algo mais que esteja impedindo de alcançá-lo. Depois é uma questão de fazer voltá-lo ao seu mais alto nível” disse Frans Hoek.

Frans Hoek também vê que Mark Flekken e Bart Verbruggen estão atuando na Inglaterra.

“Mark Flekken teve uma temporada sem problemas no SC Freiburg e agora joga semanalmente na Premier League, enquanto Bart Verbruggen disputou apenas dois jogos no Brighton & Hove Albion. Isto é incomum, mas indica que uma grande mudança está acontecendo. Nós esperamos encontrar um tipo Edwin van der Sar para a seleção holandesa, porque não teremos essa discussão. Agora existe e acho que isso é completamente normal” falou Frans Hoek.

Frans Hoek também falou a situação em torno de Jasper Cillessen.

“Jasper Cillessen jogou relativamente pouco no FC Barcelona e no Valência não foi o titular absoluto, mas ainda estava na seleção holandesa porque era um dos melhores goleiros naquele momento. Não o selecionamos para a Copa do Mundo e tínhamos motivos para isso. Alguém pode discordar disso, mas as razões eram claras. Jasper Cillessen precisva saber do que é capaz. Todos vimos que ele teve um início muito bom no NEC Nijmegen. Há razões para que tenha diminuído posteriormente” falou Frans Hoek.

 “Stanley Menzo disse em seu documentário que precisava de um treinamento mental na época. Agora você vê uma enorme diversidade e, como treinador, não tem todas as qualidades para ajudar alguém em todas as áreas. Portanto, não é estranho recorrer a especialistas para isso. Se eu fosse Jasper Cillessen, examinaria cuidadosamente o motivo pelo qual ele não consegue lidar com isso no momento. Nós sabemos, então deve haver outra coisa porque ainda não tem a forma. A profissão de goleiro mudou enormemente, mas o treino também deve ser adaptado em conformidade. Quando você vê o que está disponível hoje, você também precisa fazer escolhas diferentes” finalizou Frans Hoek.

HARM ZEINSTRA

O ex-goleiro Harm Zeinstra está fazendo o possível para levar os debates sobre goleiro ao mais alto nível. Atualmente ele é analista de goleiros e autor do livro “The Keepers Code”.

Harm Zeinstra escolheria Bart Verbruggen como goleiro titular. E não só para os próximos jogos da seleção holandesa, mas para a próxima Eurocopa.

“Se Justin Bijlow estivesse em boa forma, havia boas hipóteses de ter disputado os próximos jogos. Ele foi claramente o escolhido e isso mostrou muita confiança: queremos alcançar a estabilidade sob a barra. Mas se isso pode servir de argumento, então Justin Bijlow vai desistir agora, porque não é um goleiro que possa oferecer estabilidade. Eu tenho um pouco de medo de que o navio esteja passando por ele, sim. É um truque que Kenneth Vermeer uma vez perdeu. Kenneth Vermeer poderia ter ido a Copa do Mundo no Brasil como goleiro titular da seleção holandesa, mas também se machucou e não passou de cinco partidas com a seleção holandesa. Isso parece um pouco com esta situação” disse Harm Zeinstra.

“Por enquanto eu investiria totalmente em Bart Verbruggen. Ele vem mostrando há muito tempo que onde quer que ele vá, ele melhora muito: no RSC Anderlecht, na Holanda U21, na seleção holandesa e agora no Brighton & Hove Albion. Ele mostra na Premier League que consegue aguentar o nível. Se ele conseguir provar isso nessa competição, também poderá enfrentar a Grécia. Mark Flekken também está em um bom nível há algum tempo e em termos de qualidade técnica acho que esses dois goleiros são muito parecidos. Então eu diria: se são semelhantes em termos de qualidade, são muito próximos entre si em termos de nível de jogo e jogam em um clube de bom nível, então escolha Bart Verbruggen. Ele tem apenas 21 anos e ainda mais espaço para crescer do que Mark Flekken, que é nove anos mais velho. Deixe Bart Verbruggen passar na frente” comentou Harm Zeinstra.

Andries Noppert é difícil de comparar com Bart Verbruggen e Mark Flekken em termos de tipo de goleiro. Talvez seja precisamente por isso que o goleiro do SC Heerenveen foi escolhido, apesar de um período ruim.

“Também se fala muito sobre Nick Olij, mas não creio que ele tenha necessariamente muito valor agregado em comparação aos goleiros que estão atualmente na convocação. Ele é muito bom, está em forma, mas não acho que seja melhor que Mark Flekken e Bart Verbruggen. Talvez ele seja melhor que Andries Noppert no momento, mas são dois goleiros completamente diferentes. Claro, isso também pode fazer parte da escolha. Podem muito bem dizer: além de dois goleiros que jogam futebol, vamos acrescentar outro tipo de goleiro, porque podemos enfrentar um adversário onde precisemos disso” falou Harm Zeinstra.

“Ou talvez Ronald Koeman pense que simplesmente precisa de um certo tipo durante os treinamentos, que desempenhe muito bem essa função dentro da seleção. Estes também podem ser critérios muito importantes, mas muitas vezes não são tornados públicos tão rapidamente. Isso aconteceu anteriormente com Kevin Strootman, o treinador simplesmente o queria lá pela função que desempenha nos vestiários. Enquanto todos se perguntavam: o que o Kevin Strootman ainda está fazendo com a seleção holandesa? Então isso poderia ser possível. Noperto também tem uma vantagem por causa do ano passado, embora tenha tido menos sucesso nos últimos seis meses” disse Harm Zeinstra.

Parece ser difícil para Nick Olij ingressar na seleção holandesa, simplesmente porque ele concorre contra goleiros como Mark Flekken e Bart Verbruggen.

“Se ele ainda não foi convocado, o que mais ele poderá fazer? Talvez ele possa se transferir para um grande clube e mostrar o mesmo lá, mas agora somos fortes o suficiente e ele simplesmente não consegue se encaixar. De qualquer forma, foi osso que pensamos sobre Sander Boschker e Henk Timmer durante anos, e eles acabaram sendo convocados. Por isso nunca diga nunca, mas o tipo de goleiros que temos agora, não creio que ele receberá uma oportunidade tão cedo” falou Harm Zeinstra.

E quanto a Jasper Cillessen?

“Antes do verão, Jasper Cillessen estava em um nível bastante baixo, cometeu alguns erros graves e também havia algo acontecendo em sua vida privada, após o que a equipe disse: agora vamos olhar mais a fundo. Na consigo dizer se é temporário ou definitivo, mas agora novos goleiros estão pedindo passagem na seleção holandesa e parece que dificilmente Jasper Cillessen voltará a ter chances. Se ele conseguir atingir um grande nível, então ele deverá voltar a ser lembrado. Mas já não vejo uma tendência ascendente com Jasper Cillessen, enquanto isso acontece com outros goleiros. E também é um luxo termos dois goleiros da Premier League, um luxo que não tínhamos há anos. Acho que não temos nada com que nos preocupar” finalizou Harm Zeinstra.

RONALD GRAAFLAND

Ronald Graafland foi goleiro reserva no Feyenoord e no Ajax e é treinador de goleiro no SBV Excelsior desde 2026. Ele agora tem Stijn van Gassel, excelente goleiro do clube de Roterdã, sob sua proteção pela terceira temporada.

Ronald Graafland destaca ainda que é preciso haver estabilidade na meta.

“Isso é importante para todos. Acho que Andries Noppert é impressionante em termos de calma e altura. Ele tem a vantagem de não enlouquecer, é muito calmo. Vimos Bart Verbruggen na Holanda U21. Ele causou uma ótima impressão e ficou muito confortável. Mark Flekken jogou na Bundesliga e agora atua na Premier League. Então você só tem um goleiro muito bom. Esses três jogadores têm tudo que você procura em um goleiro. O mais importante? Que eles parem os chutes” disse Ronald Graafland.

Ronald Graafland olha para a situação com Justin Bijlow com sentimentos contraditórios.

“Ele não é necessariamente minha primeira escolha e isso se deve puramente ao fato de ele não ser estável. Um goleiro na sua idade deveria ter um currículo repleto de jogos de Liga dos Campeões, da seleção holandesa e da Eredivisie. Mas devido a lesões ele não consegue. Então Justin Bijlow não é a primeira escolha, mas é um dos bons goleiros que temos. Agora parece um pouco a situação que Louis van Gaal tinha. Depois entrou Mark Flekken que já tinha Ronald Koeman no radar e acabou sendo Andries Noppert o goleiro da Holanda na Copa do Mundo. Pessoalmente, acho que com Mark Flekken você tem um excelente goleiro para a seleção holandesa. Ele tem 1.93 metros e agora se mudou para a Inglaterra. Isso realmente faz você se destacar” comentou Ronald Graafland.

“Acho que os três goleiros que foram convocados, merecem. O que chama a atenção é que os três são goleiros grandes e altos. Eles selecionam certos tipos. Jasper Cillessen estava lá e Justin Bijlow estava lá. O que resta depois disso? Eles pescam em um determinado lago, mas depois disso a escolha não é muito grande. Por trás disso, os goleiros simplesmente ainda não têm esse nível. O nome de Nick Olij é frequentemente mencionado. Funciona bem, sim. Andries Noppert também entrou em cena através do Go Ahead Eagles e SC Heerenveen, isso é correto. Mas Andries Noppert tem algo a mais: o tamanho dele, estou realmente impressionado com isso. Ele não jogou uma Copa do Mundo à toa. Pode ter sido tudo um pouco complicado no começo, mas ele foi bem” disse Ronald Graafland.

“Na minha época como jogador, houve Hans van Breukelen, depois Ed de Goeij, depois Edwin van der Sar, porque jogava futebol bem. Maarten Stekelenburg e Jasper Cillessen também tiveram isso. Todos podemos rir e ter dúvidas sobre Jasper Cillessen, mas ele também disputou quase setenta partidas pela seleção holandesa. Agora ele está fora de cena, eu acho. Se escolher o NEC Nijmegen depois de uma carreirae no FC Barcelona e Valência, também se distanciará um pouco do topo do futebol. Isso também é uma desvantagem para Andries Noppert, que não joga em um clube de ponta ou em uma competição de ponta. O mesmo acontece com Nick Olij no Sparta Rotterdam” falou Ronald Graafland.

“Acho que vários jogadores estão felizes com o retorno. Você sabe, o carrossel de goleiros nunca começou esse período de transferências. Isso também diz alguma coisa. Ou seja, que os grandes clubes não se apressem em contratar um goleiro com base em algumas boas defesas ou em uma boa temporada” finalizou Ronald Graafland.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *