SELEÇÃO HOLANDESA

Grécia chega muito confiante para confronto contra a Holanda

Vangelis Pavlidis - 09 (OK)

A Holanda voltará a jogar pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha contra a Grécia. Uma seleção com bons valores individuais, principalmente atacantes que ganharam confiança na Eredivisie. Dez anos depois da última participação em uma Eurocopa, os gregos anseiam novamente por uma fase de grupos.

O grego é por natureza um povo pessimista. Sempre pensando em problemas, raramente em soluções. Emocional nas discussões, às vezes perdendo de vista a realidade. É ainda mais notável que o torcedor do futebol grego pareça estar lentamente se tornando mais otimista. Existe uma mudança perceptível no que diz respeito à seleção da Grécia. E parece haver todos os motivos para isso. Quem olha apenas para os jogadores disponíveis chega à conclusão de que os gregos podem colocar em campo uma equipe mais do que razoável. Os jogadores gregos conseguiram ganhar espaço por todo o futebol europeu, jogam em clubes de alto nível na Europa. Acrescente a isto a presença de Gustavo Poyet, o treinador que consegue agregar um espírito de luta para essa seleção.

Claro que existem armadilhas. A disciplina tática tem sido uma preocupação há anos, a hostilidade entre jogadores dos principais clubes cria um clima pesado entre os atletas. Mesmo assim, a Grécia registrou progressos em diversas áreas nos últimos anos e está definitivamente em crescimento. O antigo atacante da Eredivisie, Yannis Anastasiou (atualmente treinador do AE Kifisias de Atenas) também é um dos otimistas.

“Com John van ’t Schip como nosso treinador, algo mudou. Tivemos um futebol mais divertido, uma boa base foi alcançada, muitos jogadores tiveram oportunidades e conseguiram aproveitar bem. Gustavo Poyet costuma jogar no 4-2-3-1. Ele também quer jogar futebol mais ofensivo e é um treinador agressivo no bom sentido da palavra. E o mais importante, ele tem bons jogadores que jogam em bons clubes e que estão no auge da carreira em termos de idade. Ele foi promovido com a Grécia na Liga das Nações e agora eles finalmente querem participar novamente de um grande torneio” comentou Yannis Anastasiou.

As expectativas na Grécia estão aumentando a cada jogo.

“Os clubes estão indo bem nas competições europeias. Panathinaikos e AEK Atenas ficaram fora da Liga dos Campeões, mas estão presentes em outras competições europeias, assim como o Olympiakos e PAOK. Isso é importante para o futebol grego. E por toda a Europa, encontraremos jogadores gregos que estão indo bem. No ataque temos dois excelentes centroavantes com Vangelis Pavlidis (AZ Alkmaar) e Giorgos Giakoumakis (ex-VVV-Venlo)” disse Yannis Anastasiou.

 “Há três jogadores que estão no Trabzonspor da Turquia e também temos jogadores gregos na Premier League. Kostas Tsimikas (ex-Willem II) no Liverpool, Dimitris Giannoulis no Norwich City, George Baldock no Sheffield United, Dinos Mavropanos no West Ham United e no Cardiff City temos Manolis Siopis e Dimitrios Goutas. Não podemos esquecer de Odysseas Vlachodimos no Benfica. Não tivemos bons atacantes durante anos, foi muito difícil fazer gols. Isso é diferente agora. Em parte, graças à Eredivisie” falou Yannis Anastasiou.

Yannis Anastasiou vê que os jogadores gregos estão se desenvolvendo na Europa, mas vê nisso uma grande vantagem.

“A rivalidade entre jogadores dos principais clubes sempre foi um problema dentro da seleção. Isso é diferente agora. É ótimo ver a energia que esses jogadores que atuam fora da Grécia, agregam para nossa seleção. É melhor assim. Se alguém é do Panathinaikos ou do Olympiakos, isso já não importa mais” disse Yannis Anastasiou.

A Grécia tem todos os motivos para acreditar em uma vaga na próxima Eurocopa. O campeão europeu de 2004 está em segundo lugar, atrás da França, no grupo das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha.

“Nós teremos um verdadeiro teste contra a Holanda. Eles ainda estão em busca das primeiras colocações, os gregos estão confiantes e jogaram bem contra a França e Irlanda. A França é um adversário extremamente complexo para nós, neste momento. Isto diz respeito ao segundo lugar” comentou Yannis Anastasiou.

Os gregos estão mirando a segunda colocação do grupo.

“A Holanda continua sendo a Holanda, são os favoritos. Eles ainda não atingiram seu nível desde o retorno de Ronald Koeman, mas é claro que têm bons jogadores. Porém, terá que suar bastante para vencer a nossa seleção. Nós temos um bom elenco, mas todos precisam entregar tudo dentro de campo” disse Yannis Anastasiou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *