SELEÇÃO HOLANDESA

Holanda e França travarão batalha pela quinta posição no coeficiente da UEFA

Batalha dos Coeficientes

Agora, todos já sabemos em quais competições europeias a Holanda será representada por clubes holandeses e a batalha por uma melhor colocação no coeficiente da UEFA começará em breve.

Com Feyenoord e PSV, a Holanda será representada por dois clubes na fase de grupos da UEFA Champions League, competição que terá seu modelo redesenhado a partir da próxima temporada. O número de participantes será aumentado para 36 clubes e o número cinco da lista de coeficientes será bastante beneficiado com essa mudança. O melhor dos demais (Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha são inalcançáveis neste momento) recebe o cobiçado ingresso extra para a UEFA Champions League, dando ao número cinco três vagas diretas para a UEFA Champions League e um quarto clube poderá disputar os Play-Offs da competição para que o país possa ser representado por quatro clubes.

Portugal parece ter desistido por enquanto da briga pela quinta colocação e só poderá desempenhar um papel significativo na batalha com a Holanda se tiver um desempenho extraordinário na UEFA Champions League. A diferença entre os números cinco e sete neste momento é de 6.784 pontos. O foco por enquanto está, portanto, inteiramente na França, que estará em ação com todos os seus clubes até o meio da temporada. O Paris Saint-Germain, Lens, Olympique de Marseille, Rennes e Toulouse FC já tinham um lugar garantido nas várias fases de grupos, o LOSC Lille chegou a UEFA Europa Conference League nesta quinta-feira.

Terça e quinta-feira foram importantes para a Holanda. A festa já poderá ser celebrada na noite de terça-feira, com o regresso do PSV à fase de grupos da UEFA Champions League. Isto deu imediatamente a Holanda um ponto no coeficiente. O PSV recebeu um ponto pela vitória sobre o Rangers FC e quatro pontos de bônus por chegar à fase de grupos da UEFA Champions League. A pontuação total do PSV deve ser dividida pelo número de participantes holandeses em competições europeias, no caso cinco, mesmo o FC Twente tendo sido eliminado da UEFA Europa Conference League.

 A outra boa notícia veio da Noruega, onde o AZ Alkmaar derrubou o SK Brann nos pênaltis. Aliás, a UEFA não considera um ponto extra para a lista de coeficientes, mas ajudará a Holanda nas próximas fases, em caso de bom desempenho do AZ Alkmaar novamente. Como já era bastante claro como terminaria o duelo entre Fenerbahçe e FC Twente, e Ajax e Ludogorets Razgrad, a alegria na Noruega foi quase uma distração. A Holanda entrará nos torneios europeus com quatro equipes, o que é um fator importante considerando o número de participantes franceses.

Principalmente devido ao sucesso do PSV nos Play-Offs da UEFA Champions League, a Holanda tem uma vantagem maior na batalha contra a fraca. Nesta semana europeia, os franceses conquistaram apenas 0,083 pontos para a lista de coeficientes, a Holanda fechou com 1,100 pontos. Com isso, a diferença entre Holanda e França é atualmente de 2.769 pontos. É isso que a Holanda deverá defender contra a França durante essa temporada.

Com a batalha entre Holanda e França, o sorteio da UEFA Champions League foi muito importante. As conclusões são muito boas. Calcula-se que o PSV seja uma das equipes que caiu em um grupo favorável. Como membro do pote 3, a equipe de Eindhoven poderia ter que enfrentar clubes como Manchester City e Real Madrid, mas acabou por ter pela frente Arsenal e Sevilla. Duas equipes das quais o PSV venceu uma partida na temporada passada. O duelo contra o Lens na fase de grupos será certamente muito interessante na batalha de coeficientes.

As conclusões também são positivas para o Feyenoord. O clube de Roterdã caiu em um grupo acessível para avançar de fase. A esse respeito, a faca holandesa corta nos dois sentidos, porque a arma de coeficiente potencial da França teve mais azar no sorteio.

O Paris Saint-Germain terminou no grupo com Borussia Dortmund,m AC Milan e Newcastle e tem quase o time mais difícil de cada pote. Porém com o Olympique de Marseille, Rennes e Toulouse FC, a França também tem muitas possibilidades pela frente em jogo nas fases de grupos da UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *