SELEÇÃO HOLANDESA

O AZ Alkmaar está pronto para a nova temporada?

Foi um começo de temporada turbulento no AZ Alkmaar. Agora que as coisas se acalmaram, vamos dar uma olhada mais de perto no elenco do AZ Alkmaar.

A campanha europeia do AZ Alkmaar na temporada passada teve impacto na janela de transferências. O diretor de futebol do AZ Alkmaar, Max Huiberts se acostumou com janelas agitadas ao longo dos últimos anos, mas desta vez houve interesse em literalmente todos os jogadores. No início do verão, Max Huiberts e Pascal Jansen anunciaram que queriam evitar uma saída em massa dos seus principais jogadores, como aconteceu há duas temporadas. Isso não funcionou e restaram apenas cinco jogadores do time titular. Tijjani Reijnders (AC Milan), Sam Beukema e Jesper Karlsson (Bologna) Milos Kerkez (AFC Bournemouth) e Pantelis Hatzidiakos (Cagliari) deixaram o AZ Alkmaar para assinar com clubes das cinco principais ligas da Europa.

Max Huiberts havia previsto isso e então trouxe novos jogadores. Além disso, cinco jogadores que venceram a UEFA Champions League Sub20 na temporada passada, foram transferidos para o time principal do AZ Alkmaar. Isso eleva para 28 o número de jogadores no elenco de Pascal Jansen. Analisamos os novos jogadores por posição, levando em consideração as lesões atuais.

Tudo está claro no gol do AZ Alkmaar. Após o fracasso de Peter Vindahl Jensen, o clube trouxe um goleiro extremamente experiente, Mathew Ryan. Na última quinta-feira, contra o SK Brann, o goleiro australiano provou mais uma vez seu valor e defendeu um pênalti do SK Brann, garantindo o AZ Alkmaar na fase de grupos da UEFA Europa Conference League 2023/24. Assim como fez na temporada passada, quando nas quartas de final da UEFA Europa Conference League, o AZ Alkmaar precisou decidir nos pênaltis a vaga para as oitavas de final contra o RSC Anderlecht.

Como reserva, o AZ Alkmaar conta com Hobie Verhulst. O experiente goleiro holandês era titular do AZ Alkmaar antes da chegada de Mathew Ryan. Os dois jovens goleiros do time principal podem lutar para ver quem será o reserva de Mathew Ryan. Rome-Jayden Owusu-Oduro regressou ao Jong AZ Alkmaar na semana passada, após quatro meses de lesões. Sem Westerveld ainda está se recuperando de uma cirurgia no menisco no início deste verão.

Graças à chegada de Denso Kasius, a falta de peças na lateral direita é coisa do passado. Na temporada passada, Pantelis Hatzidiakos teve que trabalhar como lateral direito por alguns jogos, mas nesta temporada, além de contar com Yukinari Sugawara, Pascal Jansen ainda terá Denso Kasius como alternativa.

Denso Kasius se destacou bastante quando era jogador do FC Volendam pelo seu envolvimento nos gols, velocidade e técnica de chute. Ele ainda não tem status de titular no AZ Alkmaar e por enquanto terá que aceitar que será reserva de Yukinari Sugawara.

A saída de Pantelis Hatzidiakos foi considera como algo que estava muito perto de acontecer. Após treze anos de serviços ao AZ Alkmaar, o defensor grego deu adeus ao AFAS Stadion. Como Sam Beukema já havia se transferido para a Itália, Max Huiberts entrou no mercado e contratou Alexandre Penetra por cinco anos. O status de Riechedly Bazoer também mudou drasticamente. Poucas semanas depois de o jogador de Utrecht, de 26 anos, ter revelado seu desejo de partir, foi informado em conversas com Max Huiberts e Pascal Jansen que ele receberia muito mais oportunidades devido a saída de muitos defensores. Desde então, Riechedly Bazoer é tutular como zagueiro, tendo a experiência no meio de campo e o passe profundo como impulso para o jogo ofensivo. A jovem promessa Wouter Goes está de volta após uma lesão no tornozelo sofrida durante a pré-temporada.

A saída de Pantelis Hatzidiakos para o Cagliari aumenta significativamente as chances de Alexandre Penetra. O jovem português também pode formar a dupla de zagueiros com Riechedly Bazoer. Bruno Martins Indi segue afastado se recuperando de uma lesão grave. Ele participou de alguns treinos com o elenco do AZ Alkmaar, mas ainda segue sem previsão de volta. O jovem Maxim Dekker recuperou de uma lesão no joelho após três meses de reabilitação e já completou os seus primeiros jogos pelo Jong AZ Alkmaar.

Haverá grandes problemas para Pascal Jansen resolver na lateral esquerda. Não é sempre que um novo jogador se desenvolve de forma tão espetacular como aconteceu com Milos Kerkez. O jovem húngaro também teve destaque nos vestiários do AZ Alkmaar e no complexo de treinamento desde o primeiro dia. Sua saída para uma competição de maior nível era algo inevitável, conforme anunciou Max Huiberts no final da temporada passada. É por isso que ele trouxe David Møller Wolfe da Noruega mais cedo, enquanto Mees de Wit já estava no elenco há algum tempo. Os dois laterais esquerdo têm o mesmo ímpeto ofensivo de Milos Kerkez, mas ainda não conseguem igualá-lo em termos de qualidade técnica. Na pré-temporada, Mees de Wit parece ter ganho bastante espaço no time titular de Pascal Jansen.

Depois de uma das melhores temporadas de sua carreira, Jordy Clasie tomou a decisão de renovar seu contrato até o final da temporada 2024/25 com o AZ Alkmaar, com a opção de mais uma temporada. Isso significa que o AZ Alkmaar também terá a garantia de contar com um meio-campista experiente pelas próximas temporadas, que moldará o jogo com sua visão de jogo e passes profundos. Um papel que o meio-campista português, Tiago Dantas também poderá cumprir, como ficou evidente durante a recente Eurocopa Sub21 e anteriormente no PAOK da Grécia. Tiago Dantas chegou logo após a saída de Tijjani Reijnders e isso deu a entender que Tiago Dantas será o substituto de Tijjani Reijnders.

“Seu perfil é mais próximo de um meio-campista que gosta de controlar o jogo do que um atleta que traz mais dinâmica ao meio de campo” disse Pascal Jansen.

O treinador ainda tem alternativas com Riechedly Bazoer e Lewis Schouten. Assim como Riechedly Bazoer, Lewis Schouten também pode ser utilizado como zagueiro, isso ficou claro durante a temporada passada, quando Lewis Schouten jogou como zagueiro no AZ Alkmaar Sub18.

Pela versatilidade da maioria deles, os meio-campistas do AZ Alkmaar aparecem em diversos lugares em campo. Por exemplo, Djordje Mihailovic pode jogar como um meio-campista de criação ou como um lateral direito. Até o momento, o jogador norte-americano não conseguiu assegurar a titularidade em nenhuma das posições. Sven Mijnans recebeu a difícil tarefa de fazer com que todos em Alkmaar esqueçam Tijjani Reijnders. A sua grande velocidade e movimentação em campo, são semelhantes a Tijjani Reijnders, mas a forma como cada um deles alimenta o ataque é completamente diferente. Enquanto Tijjani Reijnders se destacou pelas muitos dribles bem-sucedidos, Sven Mijnans é um meio-campista que manda passes com maior frequência. A escolha é complicada nessa posição, com Riechedly Bazoer, Kenzo Goudmijn e Lewis Schouten também como candidatos. Mas nenhum deles atingiu o nível que fez Tijjani Reijnders se destacar no AZ Alkmaar nas últimas temporadas.

Durante sua lesão de longa duração na temporada passada, a compra de inverno Sven Mijnans foi titular na vaga de Dani de Wit. Agora o camisa 10 do AZ Alkmaar voltou ao time titular. Com um contrato que expira ao final dessa temporada e com quatro anos de AZ Alkmaar, uma transferência parecia óbvia, mas o meio-campista de 25 anos permaneceu em Alkmaar. Aumentando ainda mais seus retornos como objetivo pessoal. Dani de Wit preenche a sua posição com profundidade e determinação, as alternativas são jogadores mais criativos. Sven Mijnans provou isso na segunda metade da temporada passada. Djordje Mihailovic também foi bem quando acionado e Kenzo Goudmijn foi um jogador importante no SBV Excelsior.

A batalha pela posição de ponta direita começou com tudo. Durante muito tempo esse lugar esteve reservado a Jens Odgaard, mas Mayckel Lahdo teve um impacto significativamente maior nas últimas semanas. Primeiro como reserva, na última quinta-feira contra o SK Brann como titular. E isso não é tudo. Ernest Poku fazia parte do time principal do AZ Alkmaar, depois voltou para o Jong AZ Alkmaar e agora é um candidato formidável com sua velocidade explosiva. Além disso, o AZ Alkmaar contratou Ibrahim Sadiq no último minuto da janela de transferências. O atacante ganês só foi dispensado pelo Häcken, após a partida de quinta-feira contra o Aberdeen e não se arrependeu dessa posição na Suécia. Com dois gols, Ibrahim Sadiq levou seu antigo clube à fase de grupos da UEFA Europa League.

“Ibrahim Sadiq teve o maior sucesso até agora na posição de ponta direita. Mas ele também pode jogar na esquerda ou centralizado no ataque” disse Pascal Jansen.

Houve rumores de que o Sevilla e o AC Milan queriam tirar Vangelis Pavlidis do AZ Alkmaar, mas o time do oeste da Holanda conseguiu segurar seu principal centroavante até o momento. Isto deu ao clube um passo importante, porque a contribuição do atacante grego é significativa. No AZ Alkmaar, Vangelis Pavlidis encontrou o equilíbrio entre o colapso e a profundidade, tornando-o de grande valor tanto no futebol combinado como na fase final do jogo ofensivo. Se Vangelis Pavlidis deixasse o AZ Alkmaar, Jens Odgaard teria passado para ser o centroavante. Essa é a posição preferida do dinamarquês, onde disputou seus melhores jogos no AZ Alkmaar. Mas não chegou tão longe e então Jens Odgaard é apenas uma opção, assim como o produto jovem Mexx Meerdink e a compra Ibrahim Sadiq.

Depois que o AZ Alkmaar frustrou a transferência de Jesper Karlsson para o Celta de Vigo no ano passado, foi prometido ao atacante sueco que a gestão do clube seria mais flexível neste começo de temporada. Essa promessa foi cumprida. Como resultado, Ruben van Bommel, que já havia sido contratado, teve a chance e aproveitou, em parte porque Myron Boadu estava lesionado. Como Ruben van Bommel ainda precisa se acostumar fisicamente ao intenso jogo do AZ Alkmaar e ao calendário cheio de jogos, ele e Myron Boadu terão tempo de jogo no lugar de Jesper Karlsson. Ernest Poku e Ibrahim Sadiq também podem adicionar profundidade e velocidade no lado esquerdo.

CONCLUSÕES

Financeiramente, esta janela de transferência e a de 2021 são muito semelhantes: em ambos os verões o lucro da transferência foi de aproximadamente 45 milhões de euros. O ano seguinte foi menos movimentado, com um saldo positivo de oito milhões de euros.

Nunca antes o AZ Alkmaar arrecadou tanto dinheiro durante um período de transferência como desta vez: até ontem, o recorde do clube é de aproximadamente 58 milhões de euros. Esta janela também tem uma pontuação alta em termos de valor total da compra. Os 13,5 milhões de euros gastos são o valor mais elevado desde 2007. Naquele ano, o clube do então presidente Dirk Scheringa gastou 35 milhões de euros.

Do ponto de vista esportivo, o AZ Alkmaar parece ter absorvido melhor a saída de cinco jogadores titulares do que há dois anos. Dos substitutos trazidos na época, logo saíram Aslak Witry, Peter Vindahl Jensen e o Kamal Sowah. O AZ Alkmaar terminou a temporada 2021/22 em quinto lugar, a classificação mais baixa dos últimos cinco anos.

Dos estreantes deste verão, David Møller Wolfe foi o que mais jogou até agora e Ruben van Bommel teve o maior impacto nas primeiras semanas. Alexandre Penetra é provavelmente o próximo a ter mais oportunidades.

Dentro do AZ Alkmaar, espera-se muito que os jogadores talentosos consigam progredir nos seus próprios treinamentos, especialmente na próxima temporada. Para a maioria deles, a atual temporada ainda será voltada para o desenvolvimento.

O elenco dos Cheeseheads tornou-se mais forte em termos de alternativas, concluiu Max Huiberts após a janela de transferências. O ritmo de desenvolvimento dos novos jogadores e jovens determinará até que ponto o clube sentirá a saída de cinco jogadores titulares.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *