SELEÇÃO HOLANDESA

Feyenoord no Grupo E da UEFA Champions League com Atlético de Madrid, SS Lazio e Celtic

Grupo E - UEFA Champions League 2023.24

Nesta quinta-feira, a UEFA realizou o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League 2023/24 e o Feyenoord foi um dos dois clubes da Holanda que conheceu os primeiros adversários rumo ao mata-mata da maior competição continental do mundo.

O Feyenoord terá que enfrentar o Atlético de Madrid, SS Lazio e Celtic no Grupo E da UEFA Champions League 2023/24. Apenas o Atlético de Madrid será um adversário inédito oficialmente para o Feyenoord. Tanto a SS Lazio quanto o Celtic, o Stadionclub já possui confrontos registrados.

Atlético de Madrid

A equipe de Diego Simeone terminou a última temporada em terceiro lugar na La Liga e garantiu sua vaga para disputar a UEFA Champions League 2023/24. Os Colchoneros disputarão a 14ª UEFA Champions League em sua história e essa será a 11ª participação consecutiva no torneio.

Com um elenco avaliado em 442 milhões de euros, o Atlético de Madrid possui o elenco mais caro do Grupo E. Os Rojiblancos contam com Memphis Depay em seu elenco.

O mercado de transferência do Atlético de Madrid não foi tão agressivo. Os dois grandes nomes contratados são para o sistema defensivo. O lateral direito espanhol, César Azpilicueta e o zagueiro turco Caglar Söyüncü deixaram a Inglaterra, onde atuavam pelo Chelsea e Leicester City, respectivamente, e assinaram com os Colchoneros. Além dessas duas contratações, o elenco do Atlético de Madrid já contava com nomes como Rodrigo De Paul, Álvaro Morata e Antoine Griezmann.

Opinião: A expectativa é que o Atlético de Madrid consiga passar em primeiro lugar neste grupo, mas os Colchoneros não são uma equipe de primeira linha do futebol europeu, ou seja, o Feyenoord pode arrancar pontos importantes dos espanhóis e quem sabe sonhar com uma classificação ao mata-mata da Liga dos Campeões.

Vale lembrar que o Feyenoord e Atlético de Madrid nunca se enfrentaram em jogos oficiais, mas em 8 de agosto de 2021, houve um amistoso de pré-temporada entre os dois clubes. A partida foi disputada em Roterdã. O Feyenoord venceu por 2 a 1, mas esse duelo ficou gravado na memória recente dos torcedores Feyenoorders. No início da partida, a arbitragem já expulsou Yannick Carrasco por um chute em Tyrell Malacia e em seguida, um arranhão no rosto de Orkun Kökçü. O clima tenso e quente não ficou apenas dentro das quatro linhas. Assim que o juiz deu números finais ao jogo, Diego Simeone e Arne Slot bateram boca.

SS Lazio

Após terminar o campeonato italiano em segundo colocado, os Biancocelesti garantiram sua sétima participação na UEFA Champions League. A última participação das Águia na Liga dos Campeões, foi na temporada 2020/21 e caiu nas oitavas de final para o Bayern de Munique. A melhor campanha do clube foi quando caíram nas quartas de finais para o Valencia CF na temporada 1999/00.

Vale ressaltar que a campanha na Série A TIM da temporada passada da SS Lazio foi a melhor depois de 23 anos, afinal de contas, só a campanha da temporada 1999/00 superou, pois o clube foi campeão italiano. As Águias retornarão para a UEFA Champions League com ainda mais moral.

O mercado de transferências da SS Lazio não foi tão agressivo. O clube gastou um pouco mais de 37 milhões de euros para reforçar seu elenco. Os reforços mais caros foram de Taty Castellanos (New York City – 15 milhões de euros) e Gustav Isaksen (FC Midtjylland – 12 milhões de euros). Outro reforço que chamou a atenção foi do meio-campista francês, Mattéo Guendouzi. Ele chegou por empréstimo vindo do Olympique de Marseille. Por outro lado, os Biancocelesti perderam Sergej Milinković-Savić para o Al-Hilal da Arábia Saudita por 40 milhões de euros. Essa foi a maior venda do clube até esse momento da temporada.

Mesmo não contratando jogadores de peso para ajudar na classificação do clube ao mata-mata da UEFA Champions League, as Águias contam com jogadores como Felipe Anderson, Ciro Immobile e Pedro.

O duelo entre Feyenoord e SS Lazio não é um confronto novo, esse encontro já soma quatro jogos, com vantagem do Stadionclub. O Feyenoord possui duas vitórias contra uma da SS Lazio e um empate. O último jogo entre eles tinha acontecido em 3 de novembro de 2022, em Roterdã. O Feyenoord venceu por 1 a 0, graças a um gol de Santiago Giménez que levou o clube a fase mata-mata da UEFA Europa League 2022/23. Na temporada 1999/00, os dois clubes se encontraram na fase de grupos da UEFA Champions League e o Feyenoord também levou a melhor. Venceu o jogo na Itália por 2 a 1 e na Holanda, a partida terminou empatada em 0 a 0. Em jogos contra clubes holandeses, a SS Lazio tem retrospecto positivo contra o Sparta Rotterdam e Vitesse, já contra o AZ Alkmaar e Feyenoord, os Biancocelesti sofreram e no duelo contra o PSV, uma vitória para cada lado.

Opinião: Tudo indica que a SS Lazio brigará com o Feyenoord pela segunda colocação do grupo. O Feyenoord terá que arrancar pontos da SS Lazio na Itália e buscar a vitória em Roterdã para garantir a segunda colocação. A SS Lazio é uma equipe muito organizada por Maurizio Sarri, mas não será um adversário extremamente difícil para o Feyenoord.

Celtic

Após cinquenta e três anos, Feyenoord e Celtic voltam a se encontrar em uma partida oficial. O sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League 2023/24 colocou frente a frente duas equipes que fizeram história na final da UEFA Champions League 1969/70. Na noite de 6 de maio, em Comunale di San Siro na Itália, o Feyenoord venceu o Celtic por 2 a 1. Graças ao gol do atacante sueco, Ove Kindvall, o Stadionclub conquistou o título da UEFA Champions League. Um jogo que ficou para a história do Feyenoord.

Mas voltando aos dias atuais, o Feyenoord e o Celtic já não vivem o prestígio europeu que viviam naquele momento da história. Hoje, os dois clubes foram engolidos pelas equipes milionários e acabaram ficando para trás no cenário continental. Comandado por Brendan Rodgers, o Celtic fará sua 12ª participação na história da UEFA Champions League e a segunda de forma consecutiva, feito que conseguiu pela última vez quando disputou a UEFA Champions League 2016/17 e 2017/18. A última vez em que os Listrados avançaram para o mata-mata da UEFA Champions League foi na temporada 2012/13 e caíram logo nas oitavas de final para a Juventus.

Brendan Rodgers retorna ao Celtic após cinco temporadas. Nas duas últimas temporadas, o Celtic conquistou o campeonato escocês sob o comando de Ange Postecoglou que deixou o clube para ser o novo comandante do Tottenham.

Para tentar avançar na fase de grupos, o Celtic investiu um pouco mais de 22 milhões de euros. A contratação de maior valor foi de Maik Nawrocki vindo do Légia Varsóvia da Polônia por cinco milhões de euros. Por outro lado, os Bhoys receberam 34 milhões de euros em venda. A maior negociação foi a saída do centroavante português, Jota para o Al-Ittihad da Arábia Saudita por 29 milhões de euros.

Opinião: O Celtic é um clube com história na UEFA Champions League, mas dificilmente conseguirá fazer frente aos três clubes. A equipe que perder pontos para o Celtic, dificilmente conseguirá avançar para a fase mata-mata da Liga dos Campeões. Acreditamos que o grande objetivo do Celtic é terminar ao menos em terceiro e garantir uma vaga no mata-mata da UEFA Europa League.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *