Studio Voetbal comenta sobre situação do Ajax e AZ Alkmaar

 Studio Voetbal comenta sobre situação do Ajax e AZ Alkmaar

No Studio Voetbal, programa da emissora de televisão holandesa NOS, apresentado por Sjoerd van Ramshorst, é discutido semanalmente os fatos que envolvem o futebol holandês e Sjoerd van Ramshorst teve a companhia dos comentaristas brahim Afellay, Theo Janssen, Freek Jansen e Pierre van Hooijdonk.

Um dos assuntos envolvendo o Ajax é que nessa altura da temporada, o clube de Amsterdã continua ativo em três competições (Eredivisie, UEFA Europe League e TOTO KNVB Beker). Na Eredivisie, o título parece questão de tempo, na Copa da Holanda a equipe jogará daqui a duas semanas a final da competição contra o Vitesse e na próxima quinta-feira, os comandados de Erik ten Hag terão o primeiro jogo das quartas de finais da UEFA Europe League diante da AS Roma. Para que isso esteja acontecendo com o Ajax, eles apontam que o principal fator se chamado, Erik ten Hag, o treinador Godenzonen.

O contrato de Erik ten Hag se encerra ao final da próxima temporada. Freek Jansen, não vê Erik ten Hag deixando o Ajax na próxima temporada e aponta que o treinador segue também montando o planejamento para a próxima temporada.

“Ele está se divertindo muito no Ajax” disse Freek Jansen.

Além disso, Erik ten Hag trabalha muito bem ao lado de Marc Overmars.

“Eles também estão confiantes de que poderão manter o time unido. Não se ouve falar de jogadores deixando o clube ao final dessa temporada”

Uma grande perca para o Ajax nas próximas semanas é a ausência de Daley Blind.

“Eles vão sentir muito a falta de Daley Blind. Na Holanda, eles não precisam jogar bem para vencer, mas na Liga Europa ou Liga dos Campeões, eles precisam mais do que jogar bem para vencer. Onde quer que Daley Blind jogue, tudo começa com ele” disse Ibrahim Afellay.

O seu substituto na defesa, Edson Álvarez, não conseguiu impressionar no jogo contra o SC Heerenveen. O gol que o Ajax tomou, foi em cima dele. Erik ten Hag possui grandes expectativas em cima do mexicano, mas Ibrahim Afellay não acredita que ele esteja pronto para isso.

“Talvez no futuro, mas ele ainda precisa evoluir bastante para poder ser um substituto de qualidade para caras como Daley Blind” disse Ibrahim Afellay.

Também para a seleção, a lesão de Daley Blind é um duro golpe para Frank de Boer que já começa a pensar na equipe que convocará para representar a Holanda na Eurocopa. Para Theo Janssen, Daley Blind é o décimo segundo jogador da Holanda, enquanto Pierre van Hooijdonk acredita que Frank de Boer escalará, sempre que possível, Daley Blind no time titular da Holanda.

“No meu entendimento, Frank de Boer enxergar Daley Blind como titular na seleção” disse Pierre van Hooijdonk.

Se por um lado do Ajax dificilmente perderá peças importantes ao final dessa temporada, não podemos dizer o mesmo do AZ Alkmaar. Não podemos dizer que a temporada dos Cheeseheads é ruim, quase se classificavam para o mata-mata da UEFA Europe League em um grupo extremamente complicado. Nesse momento, o AZ Alkmaar luta ponto a ponto com o PSV pela segunda colocação que garante uma vaga nos Play-Offs da UEFA Champions League.

Teun Koopmeiners poderá deixar o AZ Alkmaar para assinar com a AS Roma por cerca de 20 a 25 milhões de euros e mais alguns outros jogadores de destaque. A chance de uma debandada é grande pelas bandas do AFAS Stadion.

“Nós sabemos que existe essa possibilidade todo final de temporada. Mas a diretoria do AZ Alkmaar é muito inteligente e sabe que com as propostas de fora da Holanda, poderá encher os cofres e continuar investindo pesado nas categorias de base” disse Freek Jansen.

Como a diretoria pede altas quantias para liberar seus jovens talentos, o clube mais rico da Holanda, o Ajax, dificilmente entraria em uma briga para contratar algum de seus jogadores.

“No Ajax, eles sabem que o preço é muito alto para tirar Owen Wijndal do AZ Alkmaar, por exemplo” disse Freek Jansen.

O sucesso do AZ Alkmaar se deve muito pelo seu novo treinador, Pascal Jansen que recentemente estendeu seu contrato até a próxima temporada e agora é o treinador oficial do clube. Desde que assumiu o comando do time, no final do ano passado, a equipe conquistou a mesma quantidade de pontos que o Ajax.

Confira também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *