Ron Vlaar anuncia sua aposentadoria

 Ron Vlaar anuncia sua aposentadoria

Ron Peter Vlaar, mais conhecido como Ron Vlaar, anunciou sua aposentadoria do futebol profissional, nesta quarta-feira. Com 35 anos, Ron Vlaar já não consegue atuar com frequência sob o comando do AZ Alkmaar e preferiu encerrar sua carreira como atleta.

Ele também anunciou que continuará servindo o AZ Alkmaar, mas ainda não está claro em qual função ele passará a assumir nos próximos dias.

“As conversas com Ron Vlaar para que ele possa assumir uma função administrativa dentro do clube já vem ganhando força” disse o AZ Alkmaar em nota.

Recentemente, Ron Vlaar tinha renovado seu contrato com o AZ Alkmaar até o final dessa temporada, mas não conseguirá chegar ao final, pois as lesões não estão permitindo.

A última vez que Ron Vlaar entrou em campo, foi na derrota para o FK Dynamo Kyiv pelos Play-Offs da UEFA Champions League, em setembro de 2020. Nesta temporada, ele jogou apenas duas partidas.

Ron Vlaar começou sua carreira nas divisões de base do AZ Alkmaar. Em abril de 2005, com apenas 20 anos, ele estreou no time principal dos Cheeseheads. Poucos dias depois, foi utilizado como titular sob o comando do treinador, Co Adriaanse. Ele também disputou as semifinais da Liga Europa daquele ano contra o Sporting de Portugal.

Menos de um ano após estrear oficialmente com o AZ Alkmaar, ele foi vendido ao Feyenoord por 2 milhões e 500 mil euros.

Antes de chegar no Feyenoord, Ron Vlaar já tinha estreado com a camisa da seleção holandesa, em 8 de outubro de 2005. Naquele dia, ele foi acionado por Marco van Basten para entrar na vaga do zagueiro, Khalid Boulahrouz aos 57 minutos durante partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Um mês depois, ele foi titular contra a Itália.

Voltando ao Feyenoord, ele se tornou uma das principais peças da equipe ao longo da sua passagem. Além de ser o pilar defensivo da equipe, também foi capitão por um longo período. Mas uma coisa negativa que marcou sua passagem pelo Feyenoord, foi lesões. Em seis anos com a camisa do Stadionclub, ele rompeu o ligamento duas vezes. Por causa disso, ele perdeu a Copa do Mundo de 2010 com a Holanda.

Em 2012, ele foi vendido ao Aston Villa por 3 milhões e 800 mil euros. Na Inglaterra, ele foi peça importante na equipe inglesa e com excelentes desempenhos, foi convocado para disputar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e se tornou peça fundamental no sistema defensivo de Louis van Gaal. Naquela competição, a Holanda caiu nos pênaltis para a Argentina na semifinal do torneio.

Em outubro de 2015, Ron Vlaar retornou ao AZ Alkmaar, para onde tudo começou e sua segunda e última passagem pelo AZ Alkmaar, foi tão bonita e importante quanto a sua primeira. Em sua primeira temporada, ele jogou 15 jogos. Mas nas temporadas seguintes, ele precisou lutar contra lesões que lhe tiraram de diversos jogos ao longo do ano.

Na temporada 2018/19, ele jogou 28 partidas pelo AZ Alkmaar e na temporada seguinte, jogou apenas 10 vezes.

Confira também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *