SELEÇÃO HOLANDESA

KNVB faz contagem regressiva para a Eurocopa

Ronald Koeman

Ronald Koeman ainda tem que montar o elenco que defenderá a Holanda na Eurocopa, mas nos bastidores a KNVB segue ocupada com o torneio que se aproxima na Alemanha.

O campo de treinamento já está pronto para o início da caminhada da Holanda no próximo mês, vários líderes da KNVB estão reunidos no chamado Rinus Michels Dugout em Zeist. O programa inclui uma reunião sobre os preparativos logísticos para a Eurocopa na Alemanha. Após uma apresentação da diretora da associação, Marianne van Leeuwen, Nigel de Jong levanta-se do banco e toma a palavra. O diretor de futebol é especialista em disputar grandes torneios: Nigel de Jong esteve presente como jogador da seleção holandesa na Eurocopa de 2008 e 2012 e Copa do Mundo de 2010 e 2014.

Assim, ele sabe quais aspectos precisam ser levados em consideração ao escolher uma boa base durante a Eurocopa.

“É uma questão de equilíbrio entre desempenho e descanso. É muito importante que às vezes o elenco possa sair da bolha que viverá durante semanas na Eurocopa. Em breve, na Alemanha, os familiares e amigos dos jogadores estarão no seu próprio hotel, a 700 metros do hotel dos jogadores. Portanto, haverá momentos em que eles se encontrarão. Mas não é uma viagem a passeio. Nós vamos para a Alemanha com uma missão: sermos campeões europeus” disse Nigel de Jong.

Isto é enfatizado pelo médico, Edwin Goedhart: “Trata-se principalmente de uma boa cama, boa comida e um bom campo de treinamento. O luxo deixa você preguiçoso. Pode evocar uma espécie de sentimento de férias. Embora tenha que haver desempenho”.

Após o sorteio da fase de grupos, a KNVB escolheu Wolfsburg como base. A cidade industrial está centralmente localizada entre as cidades-sede da Holanda: Hamburgo, Leipzig e Berlim. Os treinos acontecerão no estádio OAK, sede da equipe feminina e sub19 do Wolfsburg, próximo ao hotel das jogadoras.

“Como jogador do Hamburgo, fiquei no mesmo hotel, em preparação para os jogos fora de casa contra o Wolfsburg. O hotel tem como objetivo facilitar a logística das equipes que vão jogar na cidade” disse Nigel de Jong.

“Nós voamos para Wolfsburg, mas não faremos mais isso durante a fase de grupos. O elenco vai de ônibus para Hamburgo e Leipzig e de trem para Berlim” disse o dirigente.

A seleção holandesa faz isso com uma extensão comissão técnica. O treinador da seleção holandesa Sub23, foi temporariamente adicionado à equipe técnica de Ronald Koeman. O treinador de goleiros (Khalid Benlahsen) e o preparador físico (Rick Rietveld) também vieram da jovem equipe para ajudar ao time principal. No total, a comissão técnica e jogadores será composta por 37 pessoas durante a Eurocopa.

O elenco também será maior do que se pensava inicialmente. Durante a última partida a Holanda, Ronald Koeman fez um apelo para aumentar a quantidade de jogadores convocados por seleção para a Eurocopa de 23 para 26 jogadores. Vários outros treinadores aderiram ao discurso de Ronald Koeman.

“Ouvimos nos corredores que esta regra será aprovada. Isso é uma notícia muito boa, não só nós pensamos, mas também outras seleções” disse Nigel de Jong.

Durante a última Eurocopa e Copa do Mundo, as seleções também foram formadas por 26 jogadores devido à pandemia e os calendários de jogos. Porém, nesses torneios, três deles tiveram que não ser relacionados para os jogos. De acordo com os planos que serão confirmados em breve, todos os 26 jogadores poderão constar na súmula da partida durante a Eurocopa.

SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FORTE

Ronald Koeman criticou bastante o calendário de jogos que é extremamente apertado para os jogadores, acarretando muitas lesões para os jogadores.

“Nós, como médicos, pensamos há trinta anos que poderia ser disputado menos jogos. O futebol de altíssimo nível está se tornando cada vez mais uma sobrevivência dos mais aptos” disse o médico, Edwin Goedhart.

A preparação da seleção holandesa para o primeiro das Eliminatórias para Copa do Mundo, há um ano, contra a França, foi significativamente prejudicada pela doença de um grupo de jogadores. Isso não teve nada a ver com uma comida estragada que os atletas comeram, enfatiza Edwin Goedhart: “Era 100% um vírus. Mas tarde, eles também sofreram com isso no FC Barcelona. Não creio que algo assim possa ser evitado. Se você quiser descartar tudo, terá que voltar ao protocola da pandemia. Por exemplo, com discussões de equipe, enquanto todos estão sozinhos em suas salas. Mas não queremos isso. O futebol é um esporte coletivo”.

Dois jogadores importante da seleção holandesa estão atualmente se recuperando de lesões. Memphis Depay está novamente lutando contra uma lesão muscular e Frenkie de Jong com uma torção no tornozelo.

“Não comentarei casos individuais. Por enquanto, não há razão para supor que ele não terá condições de nos ajudar na Eurocopa. Espero que uma grande proporção de jogadores esteja disponível. Um treinador também pode decidir trazer consigo um jogador que poderá jogar mais tarde na competição” disse Edwin Goedhart.

Durante a Eurocopa, os treinadores podem fazer cinco substituições no jogo. No entanto, não haverá substituição extra em caso de lesão na cabeça.

“Isso ainda é um piloto, essa regra só entrará oficialmente em vigor em toda a Europa na próxima temporada. Portanto, ainda não acontecerá durante a Eurocopa. Não acho que seja uma boa ideia. Mas o argumento da UEFA é que já são permitidas substituições adicionais” disse Edwin Goedhart.

PREPARAÇÃO

A seleção holandesa iniciará a preparação para a Eurocopa com o primeiro treino no dia 27 de maio. O chamado treino de despedida com torcedores está marcado para sábado, 1ª de junho, no completo da KNVB em Zeist. Após os jogos contra o Canadá e Islândia, os holandeses partidão para Wolfsburg no dia 11 de junho. A primeira partida da fase de grupos será disputada em 16 de junho, em Hamburgo.

A KNVB espera pelo menos 40 mil torcedores holandeses nas cidades-sede da Holanda na fase de grupos, 15 mil dos quais com ingressos para as partidas.

“Nossos torcedores são famosos por causa da Legião Laranja. Uma geração inteira nunca experimentou isso da forma massiva que aconteceu durante a Eurocopa de 2008 na Suíça. Queremos isso novamente” disse a chefe de Marketing da KNVB, Rosella Passier.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *