SELEÇÃO HOLANDESA

Decepção, tristeza e um leve orgulho são os sentimentos que pairam no NEC Nijmegen

Bram Nuytinck

Há uma grande decepção no NEC Nijmegen após a derrota na final da Copa da Holanda contra o Feyenoord. A equipe de Nijmegen perdeu graças a um gol do atacante brasileiro, Igor Paixão. Depois, a decepção superou o orgulho, por enquanto.

Quando os braços do Feyenoord se ergueram após o apito final de Serdar Gözübüyük, os jogadores do NEC Nijmegen caíram no chão. A equipe de Rogier Meijer não conseguiu fazer o suficiente para continuar vivo na decisão. O sonho que os torcedores cantaram durante as últimas semanas, caiu por terra em De Kuip. Os mais de 17 mil torcedores que tanto se fizeram presentes em Roterdã deixaram rapidamente o estádio. Os jogadores do NEC Nijmegen fizeram o mesmo, depois de assistirem a cerimônia de entrega do troféu para o Feyenoord.

A maioria dos jogadores do NEC Nijmegen passaram pela zona mista, onde os jornalistas os esperavam. Bram Nuytinck, que normalmente está sempre disposto a ser entrevistado.

“Isso é realmente decepcionante. Nós tivemos a chance de empatar a partida. Nós tivemos algumas chances no primeiro tempo e depois ficamos com um jogador a mais. Nós tínhamos a esperança de que conseguiríamos empatar a partida. Somos uma equipe que pode fazer isso, mostramos isso durante esta temporada. Mas essas partidas geralmente são ganhas no detalhe. E a equipe de ponta muitas vezes consegue. Essa é uma qualidade na qual devemos melhorar” disse Bram Nuytinck.

O capitão do NEC Nijmegen não queria falar de orgulho por enquanto.

“Não, estou aqui com uma cara mal-humorada” disse Bram Nuytinck.

“Pessoal, levantem a cabeça, nos saímos muito bem. Eu entendo isso também. Eu gostaria de ficar com raiva, mas de quem? Nós realmente demos tudo, o torneio inteiro. Foram meses fantásticos e estamos trabalhando duro para isso. Agora estou apenas triste. É claro que também estou orgulhoso, mas isso não é o sentimento que predomina no momento. Se havia uma chance de conquistarmos a Copa da Holanda era hoje. Ganhar um título com o NEC Nijmegen, pela primeira vez na história do clube. Isso teria sido enorme” disse Lasse Schöne.

As chances mencionadas por Bram Nuytinck podem ser contadas nos dedos de uma mão, mas não podem ser decisivas em um jogo como este. Por exemplo, uma finalização de cabeça de Youri Baas, um gol anulado de Tjaronn Chery e a chance desperdiçada por Sylla Sow.

“Eu quase diria que se aquela bola entrasse, nós estaríamos muito fortes para virar o jogo. Claro que não posso dizer isso, mas então teríamos empatado a partida contra dez jogadores do Feyenoord. É por isso que acho que tínhamos chances” disse Bram Nuytinck.

Embora o capitão tivesse pouco espaço para orgulho, o treinador do NEC Nijmegen, Rogier Meijer já o tinha. O treinador discutiu o desempenho de sua equipe durante a coletiva de imprensa após a partida.

“Estou muito orgulhoso da forma como nos apresentamos. Também disse antes do jogo que temos que ser nós mesmos. Nós chegamos à final jogando futebol de uma certa forma. Agora estávamos jogando na cova dos leões. Nós enfrentamos o melhor time da Holanda. Quando você vê como jogamos, com coragem e confiança. Às vezes, você só precisa confiar no seu jogo. Então acho que é muito bom ver o que construímos. Mas agora o sentimento de derrota é o que paira nas nossas cabeças” disse Rogier Meijer.

Bram Nuytinck acha que o plano tático de Rogier Meijer funcionou bem contra o Feyenoord.

“Nós sabíamos que o Feyenoord queria pressionar alto e aprendemos com aquele primeiro jogo aqui. Então queríamos muito jogar futebol e impedir esse ímpeto ofensivo no começo da partida. Nós optamos pelo passe longo mais rápido, para jogar na segunda bola. Isso funcionou bem. Nós criamos algumas chances. É uma pena que o gol de Tjaronn Chery não tenha sido validado. Foi por pouco, certo? Esses são os detalhes que fazem a diferença. Assim como o comprimento do dedo do pé que faltava a Sylla Sow. Às vezes é preciso ter um pouco mais de sorte. Você espera ter essa sorte na final. Depois do cartão vermelho pensei por um momento que agora a sorte iria jogar ao nosso favor. Mas isso não aconteceu” lamentou Bram Nuytinck.

Resta a questão de saber por que o NEC Nijmegen teve menos sucesso em conter o Feyenoord na fase inicial do segundo tempo.

“Eu pensarei nisso com cuidado nos próximos dias. Nós fizemos um plano para jogar contra o Feyenoord e deu certo. Eles tiveram dificuldades com isso no primeiro tempo. É algo para o futuro ver como poderíamos ter continuado por mais tempo na segunda parte do jogo. Achei que foi uma grande partida, também para o treinador. Muito é exigido de nós e isso acontece com maior intensidade, no maior ritmo. Apenas os melhores jogos são decididos em frações de segundos. Nós devemos e gostaríamos de melhorar isso. Devo dizer que não achei que a diferença fosse tão grande hoje. Isso é um elogio para nós. Não deixamos o Feyenoord entrar no jogo deles. Mas como eu disse que quando isso tem que ser feito, o Feyenoord já decidiu o jogo” comentou Rogier Meijer.

Assim que terminou a partida, o NEC Nijmegen embarcou para Nijmegen. O mesmo aconteceu com os mais de 17 mil torcedores que foram até Roterdã. Embora tenha ficado decepcionado com o resultado, Bram Nuytinck gostou da final.

“Quando entramos em campo, fiquei arrepiado. Raramente isso aconteceu comigo. Nós jogamos no De Kuip e metade do estádio era de torcedores nossos. Senti o quanto o clube está vivo. Também nas semanas anteriores na nossa cidade. Todos estão muitos orgulhosos do crescimento do clube dentro da Holanda. Foi lindo sentir isso. Inclusive na erer, porque nisso também estamos indo bem. É por isso que queríamos conquistar a Copa da Holanda. Agora isso não aconteceu. Mesmo de uma forma tão pequena, isso é uma pena” disse Bram Nuytinck.

A mudança de mentalidade terá que ser alterada rapidamente dentro do NEC Nijmegen, que luta pelo quinto lugar junto ao Ajax. Por exemplo, o AZ Alkmaar será o adversário do NEC Nijmegen na próxima rodada da Eredivisie e o Feyenoord ainda jogará mais uma partida contra o NEC Nijmegen.

“Podemos ficar tristes com isso por alguns duas, mas no próximo final de semana, as coisas precisam mudar. Eu acabei de receber todos os tipos de mensagens. As pessoas estão orgulhosas de nós, fizemos um ótimo trabalho, eu li. São mensagens agradáveis de ler. A chave tem que ser virada, você está certo sobre isso. Nós também estamos bem na Eredivisie e queremos continuar assim. Mas deveríamos ficar desapontados com isso. Eu tenho certeza de que essa decepção não me abandonará amanhã” finalizou Bram Nuytinck.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *