SELEÇÃO HOLANDESA

A incrível história de Oliver Braude

Oliver Braude

Os clubes montam seus elencos de forma sistemática, os jogadores traçam detalhadamente sua trajetória profissional. Muito ocasionalmente acontece algo que não corresponde a todas as expectativas, como a estreia de Oliver Braude no SC Heerenveen nesta temporada.

No último sábado, diante do Fortuna Sittard, Oliver Braude voltou a ser titular do SC Heerenveen. O norueguês agora pode ser gradualmente chamado de jogador titular, pois foi a quarta vez consecutiva que Kees van Wonderen o colocou entre os onze iniciais. A contagem total de partidas de Oliver Braude nesta temporada é de oito jogos. Na disputa pela posição de lateral direito, ele aparentemente deixou Hussein Ali e Denzel Hall para trás.

É um desenvolvimento que ninguém poderia imaginar. Nem mesmo o próprio jogador. Ele descreve o caminho tortuoso que o levou ao seu avanço.

“Há um ano, eu estava no Sub21, mas não tive muitas oportunidades. Em conversas com o treinador, voltei para o Sub18. As coisas correram melhor lá e voltei ao meu ritmo competitivo” disse Oliver Braude.

Durante a pré-temporada para a atual temporada, Oliver Braude foi um dos jovens jogadores promovidos ao elenco principal por Kees van Wonderen. Ele foi temporariamente cedido ao time principal do SC Heerenveen, principalmente para manter o número de jogadores.

“Meu objetivo era me mostrar. Se isso der certo, talvez em consiga uma vaga no elenco principal nesta temporada” disse Oliver Braude.

Este plano dá certo porque quando o SC Heerenveen começou a temporada, em 12 de agosto, Oliver Braude foi de fato um dos dez reservas contra o RKC Waalwijk. É a primeira vez que ele foi incluído no elenco para uma partida, mas depois disso tudo as coisas começaram a acelerar. Uma semana depois, ele estreou oficialmente saindo do banco de reservas contra o FC Utrecht. Nas semanas seguintes, Oliver Braude apareceu regularmente como reserva. Ele estava indo bem, impressionando os torcedores e a comissão técnica.

Isso fez com que Kees van Wonderen lhe desse uma vaga no time titular contra o Heracles Almelo no final de outubro e o deixasse para trás a partir daquele momento. A descoberta de Oliver Braude simboliza o período em que o SC Heerenveen transformou uma crise em um clima de vitória. Pense só: desde a estreia de Oliver Braude no time titular, o SC Heerenveen só perdeu para o Ajax e registrou quatro vitórias. Como resultado, o clube subiu para a primeira página da tabela de classificação.

Kees van Wonderen é muito enfático sobre Oliver Braude: “É fantástico trabalhar com ele, devido à sua concentração, empenho e inteligência. Ele faz coisas lógicas, escolhe bem a sua posição, antecipa e reconhece os momentos da partida. O que torna a descoberta de Oliver Braude ainda mais especial é que ele era meio-campista até alguns meses atrás”.

“Durante a pré-temporada ele entrou como lateral direito pela primeira contra, contra o Huddersfield Town AFC. Quando era um menino bem pequeno, ele enfrentou um tipo parecido com Nwankwo Kanu naquele duelo, depois entrou em um duelo aéreo e venceu. Todo mundo ficou: o que está acontecendo aqui? Foi muito bom ver isso e mostrar sua inteligência no futebol, então ele se adapta rapidamente” disse Kees van Wonderen.

Para quem a descoberta de Oliver Braude não é uma boa notícia, é Denzel Hall, ex-jogador do Feyenoord e ADO Den Haag. O SC Heerenveen viu em Denzel Hall como um sucessor para Milan van Ewijk que deixou o clube no começo dessa temporada. No entanto, foi então um jovem norueguês que subiu na hierarquia do time e está tomando de conta da vaga deixada por Milan van Ewijk. Isso mostra mais uma vez o quanto o desenvolvimento de Oliver Braude surpreendeu todos no Abe Lenstra Stadion.

“Já vimos que durante os treinamentos, ele consegue jogar bem. Mas não esperávamos que Oliver Braude estivesse pronto há algum tempo como lateral direito” disse o treinador do SC Heerenveen, Kees van Wonderen.

Oliver Braude chegou ao SC Heerenveen em 2021, que o comprou após um período emprestado. Ele pertencia ao Valerenga IF da Noruega, onde nunca jogou no time titular.

“Quando eu era mais jovem, eu realmente queria sair da Noruega. Achei que seria o melhor para o meu desenvolvimento. Nessa altura, também fiz estágios no FC Barcelona e AFC Ajax. Quando o SC Heerenveen me ofereceu uma oportunidade, não pensei duas vezes” comentou Oliver Braude.

É uma escolha que parece ter funcionado de forma excelente, agora que entrou em rápido desenvolvimento dois anos depois. Oliver Braude sorri e percebe que atualmente está vivendo seu próprio conto de fadas do futebol.

“O futebol pode se mover tão rapidamente que você nunca sabe exatamente o que esperar. Eu não teria ousado sonhar que estou onde estou agora. Ao mesmo tempo, percebo que preciso continuar trabalhando duro para manter meu lugar” comentou Oliver Braude.

Entretanto, o SC Heerenveen tem uma bela recompensa reservada para Oliver Braude. O clube renovou seu contrato, que expiraria ao final dessa temporada.

“É um sinal muito bom e dá uma sensação agradável, porque é claro que estou realmente muito feliz aqui” finalizou Oliver Braude.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *