SELEÇÃO HOLANDESA

A briga pelo coeficiente: A Holanda conseguirá manter a quinta posição?

Feyenoord na Liga dos Campeões

Nesta terça-feira, começa a quinta rodada da fase de grupos das três competições europeias (UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Europa Conference League) e com ela, voltamos a batalha por lugares melhores no coeficiente da UEFA.

A diferença para a França nunca foi tão pequena e essa semana a Holanda poderá perder a quinta colocação para os franceses, mas para isso, uma combinação de resultados precisará acontecer.

Um cenário geral do coeficiente é que a Alemanha (1ª), Itália (2ª) e surpreendentemente a Turquia (3ª) estão nas três primeiras colocações do ranking dessa temporada 2023/24. Analisando apenas essa temporada, a Holanda está na décima colocação com 6.200 pontos. O concorrente direto pela quinta vaga é a França que já somou nesta temporada, 6.917 pontos. Países como Bélgica, República Tcheca e Grécia estão com melhores pontuações nesta temporada no ranking do coeficiente da UEFA.

Mas o que interesse não é o ranking apenas dessa temporada, é a soma da pontuação dessa temporada e das últimas quatro temporadas. Diante desse cenário, a Holanda segue na quinta colocação e olhando de binoculo a Alemanha que está na quarta colocação.

A BATALHA PELOS INGRESSOS

A batalha pelo quinto lugar na liga da UEFA tornou-se ainda mais importante agora que o país que terminar a temporada nessa posição, terá uma equipe a mais na próxima edição da UEFA Champions League. A maior competição de clubes do mundo terá um aumento nos participantes, saindo de 32 clubes na fase de grupos para 36 equipes. O país que terminar na quinta posição, poderá levar quatro clubes para a próxima edição da Liga dos Campeões. Atualmente é a Holanda, mas isso pode parecer diferente depois da noite dessa terça-feira.

OS JOGOS

Terça-feira (28/11)

Por enquanto, o mesmo número de equipes jogará pela Holanda e pela França nesta terça-feira, ao contrário de quinta-feira. Feyenoord e Paris Saint-Germain são as equipes de Holanda e França que jogarão nesta terça-feira, ambas as equipes jogarão às 21h contra Atlético de Madrid e o Newcastle, respectivamente. É bom saber que tanto o Feyenoord como o Paris Saint-Germain podem ter a certeza da classificação para as oitavas de final no jogo dessa semana. Passar para a próxima fase, equivale a cinco pontos de bônus. No caso do Feyenoord, isto significa um ponto de coeficiente completo para a média da Holanda.

Quarta-feira (29/11)

O dia em que a Holanda poderá causar um grande impacto. O PSV enfrentará o Sevilla pela primeira vez no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, após o qual o Racing Club de Lens jogará uma partida fora de casa contra o Arsenal. Se o PSV vencer e o Racing Club de Lens perder, a equipe de Eindhoven terá vaga garantida no mata-mata da UEFA Champions League 2023/24, pois essa combinação de resultados é a favor dos holandeses. Então o PSV não só ganha cinco pontos de bônus importantes, mas o Racing Club de Lens também não terá acesso a essa pontuação, consequentemente a França perderá esses pontos.

Quinta-feira (30/11)

A quinta-feira costumava ser o dia de coeficiente mais importante para a Holanda, mas falta sucesso. Isso enquanto a França marca pontos com nada menos que quatro clubes. Em Marselha acontecerá um confronto de coeficiente direto com Olympique de Marseille e Ajax, pelo qual já atual Stade Rennes, LOSC Lille e AZ Alkmaar.

O AZ Alkmaar deve vencer para manter as perspectivas de avançar para a próxima fase da UEFA Europa Conference League, especialmente que Aston Villa e Légia de Varsóvia não empatem entre si. Nesse caso, o AZ Alkmaar é eliminado independentemente do seu resultado frente ao Zrinjski Mostar. Ao mesmo tempo, o LOSC Lille também joga na UEFA Europa Conference League, que parece se classificar para a próxima fase. A vito´ria do grupo na UEFA Europa Conference League equivale a dois pontos de bônus.

O Stade Rennes, assim como o LOSC Lille, está em uma posição muito boa no seu grupo, mas ainda não finalizou como Villarreal. O inverno na UEFA Europa League parece possível, mas a batalha entre Rennes e Villarreal é pela vitória do grupo. O vencedor do grupo recebe cinco pontos de bônus e o segundo colocado, recebe dois pontos bônus.

Às 21h, dois clubes franceses e um clube holandês estarão em ação. Na UEFA Europa League, o Toulouse FC enfrentará o Union Saint-Gilloise. A história do Ajax é bem conhecida: a equipe de Amsterdã está na última posição do grupo e só precisa vencer um jogo para se manter na briga por uma vaga no mata-mata da UEFA Europa League. O Toulouse FC está em uma posição melhor, mas pode perder sua vaga em caso de derrota contra o Union Saint-Gilloise.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *