SELEÇÃO HOLANDESA

Um raio x sobre todos os clubes da Eredivisie até o momento

Peter Bosz

O líder PSV continua soberano, o Ajax vive a sua pior abertura de temporada de sempre. Nós examinamos todos os 18 clubes, com um olhar sobre o início da temporada, os números do time e um jogador marcante.

01. PSV Eindhoven

O PSV não perdeu ponto nas primeiras oito rodadas e tem saldo um saldo de gols de +25. Em toda a história da Eredivisie, apenas quatro equipes estiveram em melhor posição nesta fase da competição, incluindo o próprio PSV da temporada 2018/19 (que terminou em 2ª a Eredivisie). Ainda há um longo caminho a percorrer para o melhor início de todos os tempos que foi na temporada 1987/88 o PSV estabeleceu o recorder ao vencer os primeiros dezesseis jogos.

Os números ofensivos da equipe de Peter Bosz são impressionantes. O PSV fez 203 finalizações, dos quais 83 foram em direção a meta do adversário. Este é o número mais elevado para um clube da Eredivisie em ambas as categorias após as oito primeiras rodadas.

O grande destaque dos Boeren é Joey Veerman. O meio-campista é o cabeça pensante para articular as jogadas ofensivas. Ele não só criou o maior número de chances de todos os jogadores da Eredivisie nesta temporada (38), mas também deu o penúltimo passe para uma finalização com mais frequência (18 vezes).

02. AZ Alkmaar

Os Cheeseheads ainda estão invictos após oito rodadas e vive o segundo melhor início de temporada da história do clube, com 22 pontos. Só na temporada 1980/81 o resultado foi ainda melhor com 24 pontos. No final daquele ano, os Alkmaarders celebraram o seu primeiro campeonato nacional.

A defesa do AZ Alkmaar sofreu apenas quatro gols em toda a competição. São tantos como naquele tempo desastroso contra o Zrinjski Mostar pela UEFA Europa Conference League. Com apenas 55 finalizações contra, a formação de Pascal Jansen permitiu menos finalizações contra sua meta do que qualquer outro clube da Eredivisie nesta temporada.

Ao marcar todas as semanas, Vangelis Pavlidis leva todas as honras no AZ Alkmaar, mas Yukinari Sugawara também está fazendo uma temporada brilhante. O lateral japonês fez os cruzamentos mais bem-sucedidos em jogo aberto (11), criou o maior número de chances (7) e tem o maior número de assistências esperadas de todos os jogadores da Eredivisie nesta temporada (3,5).

03. FC Twente

Só na temporada 1968/69 os Tukkers marcaram mais pontos (22) nos primeiros oito jogos do que nesta temporada. Mesmo no ano em que os Twentenaren foram campeões da Eredivisie (2009/10), a pontuação nesta altura da competição era de 20 pontos.

Sob o comando de Joseph Oosting, os Tukkers não parecem mais sofrer da síndrome de distância que a equipe sofreu na temporada passada. O FC Twente já venceu três vezes fora de casa, o mesmo número da temporada passada até o início de maio.

Com a saída de Vaclav Černý e Virgil Misidjan, o FC Twente perdeu seus principais atacantes de lado, mas Daan Rots parece ser um substituto digno em números. Nenhum jogador da Eredivisie deu mais assistências nesta temporada do que o atacante de 22 anos (5).

04. Feyenoord

O Feyenoord começou com dois empates, mas desde então tem estado impecável e marcou em média mais de quatro gols por partida nos últimos seis jogos. Apesar do início complicado, a equipe de Roterdã está com 20 pontos, melhor do que na temporada passada e é preciso recuar quase cinquenta anos para um início tão produtivo em pontos.

A segunda marca atingida pelo Feyenoord nesta temporada é a quantidade de cartões recebidas. Após o cartão vermelho de Bart Nieuwkoop, o Feyenoord recebeu apenas quatro cartões amarelos e dois desses cartões foi no clássico contra o Ajax em Amsterdã. Diante disso, o Stadionclub é o clube que menos recebeu cartões até o momento.

A maior parte das atenções no Feyenoord vai para Santiago Giménez, mas Quinten Timber está se desenvolvendo muito bem. O meio-campista sai por cima com muita frequência em duelos pessoas e depois de Calvin Stengs, criou o maior número de chances em jogo na Eredivisie.

05. SBV Excelsior

Com um quinto lugar, os Kralingers estão tendo uma temporada dos sonhos e não será surpresa que este seja o melhor início de competição na história do clube. O número de gols chama a atenção: com quatorze gols, os Roodzwarten já marcaram mais vezes do que tem todo o segundo tunro da temporada passada.

Quando os Roodzwarten possuem a bola, chegam rapidamente à meta adversária, com o maior número de passes longos de todos os clubes da Eredivisie. A equipe de Marinus Dijkhuizen é especialmente perigosa em transição, com mais finalizações e gols vindos de contra-ataques.

Siebe Horemans não estará no radar de todos, mas está fazendo uma temporada sensacional em termos de números. O belga registrou o maior número de interceptações, ganhou a maioria dos duelos pessoais e é o líder em conjunto em desarmes.

06. Go Ahead Eagles

É preciso voltar quarenta anos para encontrar uma temporada da Eredivisie em que o Go Ahead Eagles começou ainda mais forte do que esta temporada. Em 1983/84, os Deventenaars somaram 14 pontos após oito jogos, um a mais que a pontuação desta temporada.

O início é ótimo, mas defensivamente há muito trabalho a ser feito por René Hake. As Águias foram quem mais finalizou nesta temporada e também sofreu de longe os gols mais esperados. A Opta calculou que pela qualidade das oportunidades, as Águias deveriam ter sido o décimo sexto colocado, com cerca de sete pontos.

Cinquenta tentativas foram feitas em cobranças de falta direta na Eredivisie nesta temporada, mas apenas duas vezes tiveram sucesso. Ambos os gols vieram do pé do meio-campista, Philippe Rommens.

07. Sparta Rotterdam

O Sparta Rotterdam perdeu as duas últimas partidas da Eredivisie, mas sob a liderança do novo treinador, Jeroen Rijsdijk, teve exatamente a mesma pontuação da temporada passada após oito rodadas, com Maurice Steijn.

A fase final parece ser o problema dos Gladiadores Alvirrubros, pois seis dos treze gols sofridos aconteceram nos últimos quinze minutos. Este é o número mais elevado de todos os clubes da Eredivisie e quase igual ao da temporada passada. Em seguida, os Kasteelheren sofreram um total de sete gols após os 75 minutos.

Se somarmos todas as interceptações, bloqueios e ações defensivas, Bart Vriends é o jogador que mais trabalho defensivo fez nesta temporada na Eredivisie. Seu companheiro de defesa, Tijs Velthuis está em segundo lugar.

08. Heracles Almelo

Os Heraclieden abriram a temporada com força total vencendo duas das três primeiras partidas, mas só conseguiu vencer uma vez nas cinco partidas seguintes. Com onze pontos e oitavo lugar, a equipe de John Lammers é a melhor dos três clubes que subiram da Keuken Kampioen Divisie.

Os Almeloërs começaram devagar nas partidas e marcou apenas um gol antes do intervalo nesta temporada. Depois do intervalo há mais inspiração e o Heracles Almelo já conseguiu transformar uma desvantagem de 1 a 0 em vitória por três vezes. Um total de dez pontos foram marcados após ficar atrás no placar, o maior número de todos os clubes da Eredivisie.

Michael Brouwer já fez 41 defesas nesta temporada, o segundo maior número de todos os goleiros da Eredivisie. Pela qualidade dos chutes, Michael Brouwer sofreu mais de três gols a menos do que o esperado. Isso o coloca no topo da lista dos goleiros que mais conseguiram evitar gols.

09. Fortuna Sittard

Após oito rodadas, os Fortunezen somam nove pontos. Os Sittardenaars começaram melhor do que em cada uma das últimas dez temporadas na Eredivisie. Em 1996/97, a equipe liderada por Pim Verbeek somou pela última vez mais pontos nesta fase da competição.

Danny Buijs opta pela experiência no Fortuna Sittard, pelo menos em termos de idade. Com 27 anos e 26 dias, a Deusa do Amor tem em média o time titular mais velho de todos os clubes nesta temporada. Os jovens quase não tiveram chances nas primeiras rodadas da competição. Danny Buijs permitiu aos jogadores de até 21 anos apenas 69 minutos.

Seis jogadores diferentes marcaram pelo Fortuna Sittard nesta temporada, mas nenhum deles conseguiu marcar mais de um gol. O atacante Córdoba ainda está sem balançar as redes, apesar de dezoito finalizações. O espanhol é o jogador com mais finalizações sem marcar nesta temporada da Eredivisie.

10. NEC Nijmegen

O NEC Nijmegen somou oito pontos nas primeiras oito partidas. Em apenas duas das últimas dez temporadas na Eredivisie os Nijmegenaren somou menos pontos, incluindo no ano em que foi rebaixado. Os jogos do NEC Nijmegen se tornaram mais atrativos em termos de valor de entretenimento: foram marcados 28 gols nos primeiros oito jogos, o dobro da temporada passada.

A equipe de Nijmegen está iniciando os jogos nesta temporada com vigor, e até está na quinta colocação virtual nos primeiros sessenta minutos, mas acaba entregando o resultado na fase final da partida. A equipe de Rogier Meijer perdeu mais pontos depois de assumir a liderança do que qualquer outro clube.

Magnus Mattsson está em sua terceira temporada com a camisa do NEC Nijmegen e já marcou tantos gols quanto em cada uma das duas temporadas passada. O dinamarquês passou da ponta para atuar como um camisa 10 nesta temporada, sucedendo Oussama Tannane que deixou o clube. Magnus Mattsson teve um retorno maior em seus primeiros meses como número 10 do que seu antecessor na temporada passada.

11. Vitesse

Com sete pontos, o Vitesse teve um início melhor do que na temporada passada, mas historicamente ainda é uma pontuação muito baixa para a equipe de Arnhem. Em apenas quatro das 38 participações anteriores na Eredivisie a equipe somou menos pontos nos primeiros oitos jogos do que agora.

No GelreDome, o Vitesse marcou apenas um ponto e um gol nos primeiros quatro jogos. A equipe de Phillip Cocu registrou 53 finalizações e poderia ter contato com mais de quatro gols pela qualidade das oportunidades, mas só viu uma finalização ser convertida em gol diante do PSV. O Vitesse não marcou nos últimos três jogos em casa, igualando o registro negativo do clube na Eredivisie.

Mais de 41% dos ataques do Vitesse ocorrem pelo lado direito, que é a percentagem mais elevada de todos os clubes depois do SBV Excelsior. Portanto, não é surpreendente que o lateral, Carlens Arcus tenha criado o maior número de chances para o Vitesse. Depois de Melle Meulensteen, o defensor haitiano também é o que tem mais toques na bola.

12. PEC Zwolle

Pela terceira vez nas últimas quatro temporadas da Eredivisie, o PEC Zwolle somou sete pontos após oito jogos. Só na temporada 2021/22 isso não aconteceu, quando a equipe somou apenas um ponto e assim terminou rebaixado.

Os Blauwvingers tem um time titular bastante sólido, com sete jogadores que iniciaram todas as partidas. Johnny Jansen fez apenas seis mudanças no time titular e junto com o SBV Excelsior, é o número mais baixo de mudanças entre todas as equipes da Eredivisie. Ele também mexeu menos que os colegas durante as partidas: Johnny Jansen fez apenas 27 das 40 substituições possíveis.

Ferdy Druijf foi emprestado pelo Rapid Vienna e jogou pelo AZ Alkmaar. O atacante marcou dois gols, mas apenas de pênalti. As 31 finalizações que ele deu não resultou em gols. Apenas o atacante do Fortuna Sittard, Córdoba, finalizou com mais frequência nesta temporada sem marcar.

13. SC Heerenveen

Com apenas sete pontos, os Fries tem um começo de temporada para esquecer. Nos últimos 31 anos na Eredivisie, os primeiros oito jogos só renderam menos pontos em duas temporadas: cinco pontos na temporada de estreia 1990/91 e três em 2002/03.

As finalizações de longa distância é um problema para os Fries nesta temporada. O SC Heerenveen já sofreu seis gols de fora da grande área. Esse não é apenas o maior número de todas as equipes da Eredivisie, mas já é mais do que em toda a temporada passada. Em seguida, a defesa do SC Heerenveen foi ultrapassada cinco vezes por uma finalização de longe.

Com 25 finalizações bem-sucedidas, Osame Sahraoui lidera o ranking de dribles da Eredivisie, mas as coisas estão indo pior do que na temporada passada. O atacante norueguês ultrapassou um adversário em 55% das suas tentativas, enquanto a taxa de sucesso nesta temporada é de apenas 36%.

14. Almere City FC

As primeiras semanas da temporada foram complicadas e sem gols para o Almere City FC, estreante na Eredivisie, mas nas últimas quatro partidas a equipe de Alex Pastoor conquistou sete pontos. Para efeito de comparação: há apenas duas temporadas, o Almere City FC somou apenas mais dois pontos nas primeiras oito partidas da Keuken Kampioen Divisie.

Os Zwarte Schapen fizeram apenas nove finalizações de cabeça nesta temporada. Este é, tanto em termos absolutos como em termos percentuais, o número mais baixo de todos os clubes da Eredivisie. Ainda assim, a equipe de Alex Pastoor já marcou dois gols de cabeça, apenas o FC Twente e o PSV foram mais certeiros nesse aspecto.

Peer Koopmeiners desempenha um papel importante nas jogadas ofensivas do Almere City FC. Nesta temporada, o meio-campista do AZ Alkmaar iniciou o ataque 151 vezes, por exemplo, recuperando a posse de bola. Este é, de longe, o maior número de todos os jogadores da Eredivisie.

15. RKC Waalwijk

Os Waalwijkers somam apenas seis pontos em sete jogos. São três a menos do que na temporada passada, mas nas quatro temporadas anteriores a equipe nunca ultrapassou os cinco pontos. O número de gols é o problema: só na temporada 2009/10 o RKC Waalwijk marcou menos do que nesta temporada.

O RKC Waalwijk tem muita dificuldade para chegar à grande área adversária. O RKC Waalwijk registrou o menor número de passes e cruzamentos que terminaram na grande área do adversário e tiveram o menor número de toques com a bola de todos os times. Mas uma vez que o RKC Waalwijk tem a bola na área, é um remate certeiro: 43% desses toques com a bola resultaram em uma finalização, que é a percentagem mais elevada na Eredivisie.

Julian Lelieveld é um dos jogadores-chave do RKC Waalwijk nesta temporada. O lateral fez o maior número de toques na bola e criou pelo menos o dobro de chances de qualquer outro companheiro. Com essas 16 oportunidades criadas, Julian Lelieveld também lidera a lista de defensores mais criativos da Eredivisie.

16. AFC Ajax

A história é conhecida: com cinco pontos em seis jogos, o Ajax teve o pior início de temporada de todos os tempos na Eredivisie. Mesmo na péssima temporada 1964/65, quando a equipe de Amsterdã terminou na décima terceira colocação, mais pontos foram somados nas primeiras seis partidas.

Fica claro pelos dados que Maurice Steijn realiza uma busca semanal por seu time ideal. O Ajax já utilizou 27 jogadores diferentes na Eredivisie nesta temporada. Esse é o número mais alto junto com o FC Utrecht. Além disso, Maurice Steijn foi quem mais alterou seu time titular e teve que tomar medidas mais emergências, com oito substituições antes ou durante o intervalo. E depois o Ajax ainda disputou dois jogos a menos que os demais, porque os números não incluem o jogo abandonado frente ao RKC Waalwijk e o encontro adiado com o FC Volendam.

No grande quebra-cabeça de Maurice Steijn, Jorrel Hato é a única peça que nunca fica no banco de reservas. O defensor de 17 anos não perdeu um minuto pela equipe de Amsterdã nesta temporada e já entrou entre os cinco jogadores do Ajax com mais minutos de jogo na Eredivisie antes de completar 18 anos. Jorrel Hato está a caminho de quebrar o recorder de Gerald Vanenburg.

17. FC Volendam

Com quatro pontos em sete jogos, o FC Volendam teve um início de temporada bastante mediano. Desde a introdução do sistema de três pontos em meados da década de 1990, a equipe de FC Volendam obteve medida de 4,1 pontos nos primeiros sete jogos.

Os Volendammers venceram 60% das disputas aéreas que a equipe disputou nesta temporada. Esta é a percentagem mais elevada entre todos os clubes da Eredivisie. Em parte, graças à forte força aérea, a equipe de Volendam sofreu apenas um gol de bola rolando.

Calvin Twigt deve fazer com que Carel Eiting seja esquecido. O meio-campista de 20 anos faz um bom trabalho, embora ainda aguarde a primeira assistência. Calvin Twigt já foi importante na fase anterior rumo ao gol, ao dar três assistências frontais. Apenas o jogador do PSV, Hirving Lozano, fez isso mais vezes.

18. FC Utrecht

Com três pontos e décimo oitavo lugar, o FC Utrecht teve um início de temporada desastroso. Os Utregs só tiveram uma temporada pior na temporada 1975/76. As primeiras oito partidas renderam apenas dois pontos. Depois dessa oitava partida, a reviravolta apareceu com duas vitórias consecutivas.

Com quatro gols, o FC Utrecht é o time que menos marca gols nesta temporada. Pela qualidade das oportunidades, a equipe de Ron Jans poderia ter contato com cerca de oito gols, mas esse é também o número mais baixo de todos os clubes. O FC Utrecht teve um pouco de infelicidade na finalização: ao contrário daqueles quatro gols, sete finalizações acertaram a trave. Esse é o número mais alto de todas as equipes da Eredivisie.

Mats Seuntjens tem uma dupla função no FC Utrecht, como artilheiro e garçom. O atacante de 31 anos foi quem mais criou chances e mais finalizou na parte inferior da Eredivisie. Até agora só rendeu um passe para gol. Mats Seuntjens é o jogador da Eredivisie com mais gols esperados sem marcar nenhum gol.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *