SELEÇÃO HOLANDESA

O Almere City FC dá sinais de que poderá brigar forte pela permanência na Eredivisie

ENTREGUE (1)

O Almere City FC veio para ficar na Eredivisie ou o estreante é um clube que disputará apenas uma temporada no mais alto nível do futebol holandês? A conclusão preliminar é positiva. O Almere City FC une luta e paixão a uma abordagem realista do jogo e já somou sete pontos.

O início bom dos Zwarte Schapen não recebe muita atenção na mídia nacional. O próprio clube é parcialmente culpado por isso. Os membros do clube evitam euforia, o treinador não quer falar muito sobre as ambições do clube e os jogadores permanecem fora do radar. Para ser justo, o Almere City FC acaba de somar os primeiros sete pontos da Eredivisie em sua história, por isso não há razão para ficar realmente muito eufórico. Assim como ninguém em Almere apertou o botão de pânico após a largada com zero pontos em quatro rodadas.

O início de competição do clube profissional mais jovem da Holanda é notável em vários aspectos. Principalmente depois do início complicado, mas Alex Pastoor já explicou naquele momento que o processo de ajuste estava em andamento. Essa explicação fazia sentido. Alex Pastoor viu sua equipe se desenvolver, o elenco ainda não estava completo, a lua de mel estava a todo vapor. Um mês depois, quase tudo o que Alex Pastoor disse se tornou realidade.

O Almere City FC começou a jogar com três zagueiros, passou a lutar muito como equipe e tenta estabelecer as bases para um futebol mais atraente, marcando pontos. Uma forma de pensar futebol, mas que parece trazer a paz e a confiança necessárias.

Os dados do início do Almere City FC deixam claro sobre a forma consciente de jogar, sobre os pontos a melhorar, sobre as qualidades e sobre os passos que a equipe de Alex Pastoor está dando, juntamente com o destaque de uma série de jogadores, nos leva a sete observações.

I. UM VERDADEIRO DESEMPENHO INFERIOR

Desde a nomeação de Maurice Steijn para o Ajax, o desempenho fraco se tornou mais comum no futebol do que antes. Tenha um desempenho melhor ou pior do que você realmente esperaria, é a tradução livre. Maurice Steijn teve um desempenho acima das expectativas no Sparta Rotterdam e foi visto como um treinador interessante por Sven Mislintat. Se olharmos mais de perto a primeira fase da competição, chegamos à conclusão de que o Almere City FC tem um desempenho abaixo do esperado.

Com base nos chamados pontos esperados, vemos que o amplamente elogiado, Go Ahead Eagles tem um desempenho realmente superior e que o FC Utrecht e Ajax são os números 17 e 18. Em termos de pontuação esperada, o Almere City FC está bem classificado na linha esquerda. Não diz tudo, mas diz que aparentemente há mais do que está sendo divulgado atualmente. E isso é um elogio por si só.

II. A MANEIRA DE JOGAR: REALISMO ACIMA DO ENTRETENIMENTO

“Não precisamos necessariamente ser o Brighton & Hove Albion” é uma afirmação de Alex Pastoor.

No Almere City FC fica bem claro que o que importa é somar pontos. Nesse aspecto, Alex Pastoor e sua equipe absorveram bem as táticas de sobrevivência que o FC Volendam e o SBV Excelsior utilizaram na segunda parte da temporada passada.

Trabalhar para melhorar o futebol e ao mesmo tempo somar pontos é o lema em Almere. Resulta em uma forma enérgica de jogar, em que o futebol cuidadoso alterna com o princípio do gol longo-rápido-home. Na prática, isso significa: é melhor jogar objetivamente do que ficar alternando indefinidamente na linha de defesa. É uma espécie de futebol realista onde a prioridade é se manter na Eredivisie para a próxima temporada.

Como treinador, Alex Pastoor experimentou pessoalmente o que é necessário nesta situação, o treinador aprendeu sabiamente através de tentativa e erro. Acrescente isso o fato de que o Almere City FC simplesmente tem um elenco que não transborda experiência na Eredivisie e o método de jogo escolhido é uma escolha lógica. Alguns números ilustram como os Zwarte Schapen abordam isso.

POSSE DE BOLA NÃO É SAGRADA

No ranking de posse de bola, apenas dois clubes têm mais a bola que os Almeerses.

Quando o Almere City FC têm a bola, muitas vezes ela dura pouco tempo. Não há como brincar e passar pacientemente um para o outro. A tarefa é procurar um ataque imediatamente. O resultado é que utiliza o maior número de bolas longas de todas as equipes da Eredivisie. Isto, por sua vez, significa que a equipe de Alex Pastoor é a que dá mais passes depois dos atuais quatro primeiros colocados que terminam nos últimos trinta metros do campo. O fato das qualidades ofensivas do Almere City FC não serem suficientes fica evidente pelo fato de a precisão de passe naquela zona ser insuficiente. Há uma boa quantidade de perda de bola.

O homem por trás do passe longo é o goleiro Nordin Bakker. Isso lhe confere o primeiro lugar no ranking dos goleiros que mais chegam aos últimos trinta metros do campo com passes.

O número de falta cometidas não diz tudo, mas diz que há luta e esforço suficientes. O Almere City FC morde a bola, ultrapassa os limites e às vezes passa por cima.

III. DEFESA COMO PROBLEMA

Enquanto o Almere City FC consegue competir com o meio da Eredivisie no sentido ofensivo, os jogadores defensivos são as de um candidato ao rebaixamento. Em termos de finalização sofridas, a equipe está entre os três últimos da Eredivisie. O Almere City FC também carece de experiência ao mais alto nível na linha de defesa, as forças defensivas simplesmente cedem espaços demais.

IV. ESPANHÓIS E FRANCESES: MENTALIDADE NECESSÁRIA

Quando o treinador Johan Hansma saiu de férias após o fechamento do mercado de transferências, Alex Pastoor não resistiu em revelar para onde Johan Hansma estava indo.

“Para a França, é claro. Hoje em dia também o chamamos de Johan Fransma” disse Alex Pastoor.

Nós sabemos que Alex Pastoor não perdeu o senso de humor ao longo dos anos. A ligação francesa em Almere é clara, tal como a espanhola. Dê uma olhada no elenco: Manel Royo, Álvaro Peña e Pascu subiram com o Almere City FC e tiveram seus contratos renovados. O zagueiro francês, Théo Barbet também ficou. A ele se juntaram quatro compatriotas: Tim Receveur, Yann Kitala, Yoann Cathline e Loïc Mbe Soh. Eles trazem a paixão e a mentalidade do sul da Europa.

Alex Pastoor explicou certa vez que há jogadores nas divisões espanhola e francesa que foram criados como jogadores de futebol de maneira diferente dos jogadores holandeses. Vencer é o mais importante do que jogar bem na França e na Espanha, e isso se enquadra na mentalidade e filosofia de jogo do Almere City FC e Alex Pastoor. Os atacantes franceses Yoann Cathline e Yoann Cathline possuem o DNA certo, mas ainda precisam de tempo.

V. JOGADOR NOTÁVEL: NORDIN BAKKER

Ele foi o herói que ajudou o Almere City FC a subir para a Eredivisie. A disputa de pênaltis contra o VVV-Venlo deu a esse goleiro, a confiança fundamental para se manter no clube. Ele possui um excelente chute longo, domina a sua grande área com sua altura e tem bons reflexos.

Nordin Bakker é um goleiro holandês do Norte que através do Fortuna Wormerveer, Jong FC Volendam, FC Volendam e uma aventura na Bulgária, acabou no Almere City FC quase ao mesmo tempo que Alex Pastoor em 2022. Embora às vezes tenha causado uma impressão esbelta e desleixada em Volendam, ele é o indiscutível número 1 em Almere. O fato de o Almere City FC ter contrato o austríaco Samuel Radlinger poucos antes do final da janela de transferências, não abalou Nordin Bakker que continua sendo o goleiro titular dos Almeerses. Nordin Bakker também precisou se adaptar a primeira divisão holandesa. Após sofrer 14 gols nas quatro primeiras rodadas, ele passou quatro jogos sem sofrer gols. Nesse sentido, Nordin Bakker simboliza o crescimento do Almere City FC.

VI; JOGAR NOTÁVEL: THOMAS ROBINET

Quando o Almere City FC contratou Thomas Robinet como o novo centroavante no começo dessa temporada, muitos começaram a se perguntar quem é ele. Um francês desconhecido com um currículo inexpressivo para um atacante. Aos 27 anos, também não pertencia à categoria de talentos.

Mas Thomas Robinet é titular desde o primeiro jogo da Eredivisie e deixou uma excelente impressão. Não apenas por seus três gols, mas também por sua ética de trabalho e confiabilidade. Thomas Robinet desempenha bem as tarefas que recebe, incluindo defender e aplicar pressão na defesa adversária. De fato, não será um centroavante que consiga facilmente marcar entre dez e quinze gols, mas como jogador de uma equipe que atua da forma que o Almere City FC joga, ele se encaixa perfeitamente.

VII. A EQUIPE: INEXPERIENTE E REALISTA

Como mencionado, o Almere City FC dificilmente tem jogadores com experiência na Eredivisie, mas a equipe também pode ser chamada de inexperiente. O treinador Alex Pastoor é a exceção, o ritmo da Eredivisie e tudo o que acompanha é novo para a maior parte do elenco do Almere City FC. Alex Pastoor lidera sua equipe como um gestor e dá aos jovens a oportunidade de mostrarem seu valor. Isto se aplica em menor grau ao auxiliar técnico, Jefrrey Talan, mas certamente ao muito jovem analista de vídeo, Max Buis, ao talentoso sucessor Hedwiges Maduro, Anoush Dastgir e ao treinador de goleiro, Agil Etemadi, que acaba de se aposentar. Além disso, a psicóloga Annemieke Zijerveld-Griffin e o analista de desempenho Marco Verbeek também contribuem significativamente para este clube.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *