No AFAS Stadion, em Alkmaar, no oeste da Holanda, o Sparta Rotterdam visitou o AZ Alkmaar na Holanda do Norte e perdeu por 2 a 0, graças aos gols de Dani de Wit e Vangelis Pavlidis.
Esse foi o 75ª jogo entre os dois clubes, com 34 vitórias para o AZ Alkmaar, 25 empates e 16 vitórias para o Sparta Rotterdam. O último jogo entre eles tinha sido em 8 de abril desse ano e o AZ Alkmaar perdeu em casa para o Sparta Rotterdam por 1 a 0.
🧀 O AZ Alkmaar segue 100% na Eredivisie com quatro vitórias em quatro partidas. O próximo compromisso dos comandados de Pascal Jansen será contra o Zrinjski Mostar na Bósnia E Herzegovina pela fase de grupos da UEFA Europa Conference League 2023/24. Depois desse compromisso internacional, os Cheeseheads jogarão contra o PEC Zwolle, fora de casa. Esse é o melhor começo de Eredivisie do AZ Alkmaar desde a temporada 2005/06, última temporada em que os Cheeseheads conseguiram somar quatro vitórias em quatro partidas. Naquela temporada, o AZ Alkmaar era comandado por Louis van Gaal.
🏰 O Sparta Rotterdam parou nos oito pontos e caiu para a sexta colocação. O próximo compromisso dos Gladiadores Alvirrubros será contra o Vitesse em casa. A última vez em que os Kasteelheren somaram oito pontos após cinco rodadas foi na temporada 2019/20, sob o comando de Henk Fraser.
🧀 AZ Alkmaar: Pascal Jansen fez apenas uma mudança na equipe titular. Mayckel Lahdo entrou na vaga de Ernest Poku.
🏰 Sparta Rotterdam: Pelo lado dos Gladiadores Alvirrubros, Jeroen Rijsdijk também só fez uma mudança. Pelle Clement entrou na vaga de Camiel Neghli.
🧀 1×0: Aos 18 minutos, Riechedly Bazoer tocou para Sven Mijnans no meio de campo. O meio-campista tocou para Jordy Clasie e o experiente meio-campista tocou para Dani de Wit. O capitão do AZ Alkmaar entrou na grande área do Sparta Rotterdam livre de marcação e finalizar de perna direita. A bola morreu no ângulo esquerdo de Nick Olij.
🧀 2×0: Aos 19 minutos, o AZ Alkmaar marcou o segundo e último gol da partida. Alexandre Penetra lançou a bola do campo defensivo do AZ Alkmaar até Dani de Wit que estava na entrada da grande área. O meio-campista tocou de cabeça para Vangelis Pavlidis que girou em cima da marcação de Bart Vriends e finalizou de perna esquerda no canto esquerdo de Nick Olij.