SELEÇÃO HOLANDESA

Problemas no FC Utrecht: contratos expirando e possíveis vendas de Taylor Booth e Anastasios Douvikas

FC Utrecht

O drama da Copa da Holanda contra o SV Spakenburg ainda reverbera em Utrecht. Do nada, desencadeou uma minicrise. Enquanto isso, olheiros estrangeiros lotam as arquibancadas principais do Stadion Galgenwaard e nada menos que doze contratos estão expirando.

Primeiro vamos voltar a 28 de fevereiro. A noite dos Blues. Uma festa dos torcedores do FC Utrecht no Stadion Galgenwaard terminou em decepção. Ninguém imaginaria que o FC Utrecht fosse ser eliminado em casa para o SV Spakenburg. Desde a nomeação de Michael Silberbauer como treinador do FC Utrecht, a equipe voltou a jogar um futebol mais consistente e isso dava sinais de que o time iria conseguir avançar sem sustos para as semifinais da Copa da Holanda. O time lutava mais em campo, a equipe jogava de forma mais organizada e era nítido a alegria dos jogadores. A sensação na cidade era de que o FC Utrecht conseguiria chegar nas semifinais.

Como todos sabemos, as coisas foram completamente diferentes. Naquela noite de terça-feira em fevereiro, o FC Utrecht perdeu por 4 a 1 para os amadores do SV Spakenburg. A segunda maior derrota da temporada. Os Utregs foram superados dentro do próprio estádio. Não importa o quanto os jogadores tentassem negar depois, definitivamente houve um sentimento de que o FC Utrecht iria ganhar do jeito e na hora que quisesse. Na cabeça de todos, os Utregs já estavam nas semifinais. O sonho da Copa da Holanda se transformou em um pesadelo.

As consequências daquele 28 de fevereiro ainda estão vivas. O sentimento mudou completamente. Pela primeira na era Michael Silberbauer, os torcedores começaram a gritar “Time sem vergonha”. Três dias depois houve protestos antes do jogo contra o Fortuna Sittard. Após meses de otimismo, a desconfiança voltou a prevalecer entre os torcedores. Quase todas as temporadas o clube passa por uma decepção.

Contra o Fortuna Sittard houve faixas, áreas vazias e apitos na entrada dos jogadores em campo. Isso depois repercutiu no vestiário e no campo.

“Essas ações criaram uma certa pressão no nosso time” disse Michael Silberbauer após o jogo contra o Fortuna Sittard.

O próprio treinador dinamarquês também se tornou um dos principais alvos da torcida. Ainda assim, essa foi apenas a segunda derrota em oito jogos. Não foi tão ruim assim. Naquela semana, os Utregs estavam a três pontos do FC Twente. Agora em diante, os jogos do FC Utrecht estão sendo vistos com uma lupa enorme no time. Para salvar a temporada, Michael Silberbauer terá que conseguir classificar o clube para alguma competição europeia.

Se o FC Utrecht vencer quatro jogos consecutivos na Eredivisie, já estará muito próximo dos três primeiros colocados. Se tropeçar em um ou duas partidas, a torcida quer que o acionista majoritário do clube faça alguma coisa.

Pode haver um ambicioso projeto, mas a gestão do clube ainda está bastante ocupada tendo que apagar esses incêndios que acontecem. Além de tudo isso, uma grande reformulação no elenco aguarda para o final dessa temporada. Nada mais do que doze jogadores estão com seus contratos se encerrando ao final dessa temporada.

Nós podemos dividir esses jogadores em três categorias. A primeira categoria será com os jogadores mais experientes. Django Warmerdam provavelmente deixará o clube, bem como Bas Dost. O centroavante assinou um contrato com o FC Utrecht de apenas uma temporada. Ele queria manter o controle da sua própria carreira e já deixou em aberto a possibilidade de encerrar sua carreira ao final dessa temporada. Dentro do clube, uma saída de Bas Dost é levada a sério e o FC Emmen continua acompanhando atentamente a situação dele, afinal de contas, os Emmenaars querem trazer de volta o experiente centroavante para o De Oude Meerdijk.

Bas Dost ainda não está em discurssão, Mark van der Maarel e Sander van de Streek estão. O primeiro é o segundo capitão do time e parece aberto a continuar pelas próximas temporadas no clube. Também se fala com o zagueiro sobre uma função administrativa dentro do clube após ele encerrar a carreira como jogador profissional. Já com Sander van de Streek, uma renovação parece ser mais complexa. O meio-campista é um jogador decisivo para o Michael Silberbauer nos próximos anos. Diversos clubes da Holanda e do exterior estão acompanhando o trabalho de Sander van de Streek e parecem querer contar com o atleta de 29 anos. Seu nome foi ligado recentemente com o AZ Alkmaar e Feyenoord.

Então, chegamos com outra categoria de jogadores. O FC Utrecht gostaria muito de continuar com o goleiro do Celtic, Vasilis Barkas, mas o goleiro grego tem um contrato muito bom na Escócia. Seu salário é impossível de ser encaixado no orçamento dos Utregs. Isso oferece uma boa oportunidade para o goleiro talentoso, Fabian de Keijzer na próxima temporada. Também é esperado que Amin Younes e Naoki Maeda também deixem o clube.

A terceira categoria é a mais interessante. Em uma tentativa de trazer talentos para Stadion Galgenwaard, o FC Utrecht recentemente seguiu um caminho diferente. Está contratando cada vez mais jovens jogadores com opção de compra. A ideia é bastante simples: os jogadores têm um ano para mostrar suas qualidades. Se houver um interesse real do FC Utrecht, o clube sabe exatamente quanto terá que pagar para contar com o jogador em definitivo. Nas próximas semanas, o diretor de futebol, Jordy Zuidam deverá sentar com Can Bozdoğan, Moussa Sylla e Ramon Hendriks para definir o futuro desses atletas.

Modibo Sagnan é um zagueiro muito imponente. Um forte zagueiro que ainda tem muito a aprender. No entanto, o jogador da Real Sociedad tem um perfil que é adorado nas grandes ligas. Seu nome já está em muitas listas de olheiros. Isso torna Modibo Sagnan um atleta muito interessante para investir. Outro jogador interessa para o FC Utrecht é Can Bozdoğan. Com a ajuda de Michael Silberbauer, o alemão de 21 anos se tornou uma peça fundamental na equipe. Mesmo tão jovem, mas ele já possui uma boa experiência na UEFA Champions League e se o FC Utrecht souber trabalhar bem, terá um ouro em suas mãos.

Mas e o que fazer com Ramon Hendriks? O defensor contrato junto ao Feyenoord, se lesionou antes do início dessa temporada. Agora ele pode ser usado novamente, embora falte ritmo de jogo. Ainda não está claro se o FC Utrecht tem interesse em continuar com Ramon Hendriks.

Se o FC Utrecht conseguir renovar os contratos de Can Bozdoğan e Modibo Sagnan e com os contratos mais longos de Jens Toornstra, Bart Ramselaar, Sean Klaiber e Zakaria Labyad, os Utregs já possuem uma base para começar a próxima temporada. No entanto, o clube terá que desembolsar uma boa quantia para manter Can Bozdoğan e Modibo Sagnan. Analisando o histórico de compras do FC Utrecht, raramente o clube pagou mais de um milhão de euros.

Existem várias razões pelas quais agora parece haver espaços para maiores investimentos. Antes de tudo, a gestão sabe exatamente o que Can Bozdoğan e Moussa Sylla agregam à seleção e como os dois se posicionam no mercado. A história diz que os dois poderiam ser revendidos com lucro neste verão. Além disso, alguns ganhos financeiros inesperados acenam. Pegue o ranking da TV. Se o FC Utrecht conseguir terminar pelo menos duas posições acima do Vitesse nesta temporada, subirá nesse ranking e poderá somar cerca de 600 mil euros extras.

Além disso, parece haver movimento no mercado de transferências. Todo começo de temporada, o FC Utrecht tenta vender jogadores. Isso também é necessário para poder fechar as contas. Tudo indica que os Utregs consigam vender Anastasios Douvikas e Taylor Booth, os dois principais destaques dessa temporada do clube.

O centroavante grego está fazendo a sua melhor temporada a serviço do FC Utrecht. Ele é um sério candidato a se tornar o artilheiro da Eredivisie. Ele também está cada vez mais confortável com a bola, tem profundidade e está disposto a trabalhar duro. No meio dessa temporada, já havia interesse nele, mas Anastasios Douvikas entendeu que ainda não era hora de deixar o clube. Seu empresário não descarta a possibilidade de Anastasios Douvikas deixar o clube ao final dessa temporada.

“Nós vamos usar as próximas semanas para buscar uma boa solução tanto para o FC Utrecht quanto para Anastasios Douvikas” disse o empresário de Anastasios Douvikas.

O grande destaque do FC Utrecht é Taylor Booth. O norte-americano de 21 anos já está nos holofotes e o Ajax estaria interessado na contratação do meio-campista. Recentemente, um clube da UEFA Champions League teria enviado uma proposta para o FC Utrecht. O Daily Mail noticiou que o Manchester United teria o nome de Taylor Booth na lista de possíveis reforços. Nenhum dos envolvidos pode confirmar essa história, mas o fato é que Taylor Booth é um dos principais candidatos a encher os cofres do FC Utrecht.

No final, o FC Utrecht deve conseguir uma grande venda ao final dessas temporada. Como mencionado, os objetivos financeiros para esta temporada já foram alcançados. Ambos os talentos estão fixos até o final da temporada 2024/25. Uma transferência só será negociável se a quantia desejada pelo FC Utrecht for colocada na mesa. A expectativa é que Taylor Booth seja a maior venda da história do FC Utrecht. Atualmente, esse posto é ocupado por Quinten Timber que foi vendido ao Feyenoord por 8.5 milhões de euros e esse valor poderá chegar aos 10 milhões de euros.

Caso os Utregs consigam vender Taylor Booth e Anastasios Douvikas, é muito provável que a diretoria avance nos contratos de Modibo Sagnan Can Bozdoğan e compre os dois jogadores em definitivo. Com as prováveis saídas de Anastasios Douvikas, Taylor Booth, Vasilis Barkas e Bas Dost, o clube perderá muita qualidade e precisará ter muito cuidado na formação do elenco para a próxima temporada.

Investimentos mais altos em jogadores melhores, podem representar um bom retorno no futuro. Vejamos o caso de Amin Sarr no SC Heerenveen e Jørgen Strand Larsen no FC Groningen.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *