SELEÇÃO HOLANDESA

Como o Feyenoord poderá garantir sua vaga nas quartas de final da UEFA Europa League?

Feyenoord

Após o empate em 1 a 1 na semana passada, uma passagem para as quartas de final da UEFA Europa League está ao alcance do Feyenoord. Uma prévia da partida contra o Shakhtar Donetsk baseada em três aspectos táticos que podem ser importantes.

Após o primeiro jogo, Igor Jovićević reagiou com elogios ao Feyenoord.

“O Feyenoord tem uma excelente equipe. É um time muito organizado. Há um plano de jogo claro. Suas intenções são boas e eles têm os meios para executar seu estilo de jogo” disse o treinador do Shakhtar Donetsk.

Igor Jovićević acabara de perceber que o Feyenoord havia acabado com a organização da sua equipe com apenas um pequeno ajuste de Arne Slot.

Ofensivamente, o Shakhtar Donetsk manteve a escalação de campo por meio de rotações, mas os jogadores foram mudando. Isso começou com os zagueiros avançando. Os laterais buscaram o meio-campo. Os dois meio-campistas ofensivos completam o carrossel ao aparecerem em posições onde seria de esperar um lateral.

Arne Slot formulou uma resposta bem-sucedida para essa movimentação do Shakhtar Donetsk.

Com esta escalação, o Shakhtar Donetsk terá ainda mais mobilidade em campo. Isso porque o lateral direito, Yukhym Konoplya está confortável em jogar por dentro, como na situação acima. Pressionar as trocas de passes do Feyenoord terá que ser melhor.

A julgar pelo último jogo do campeonato, há uma chance de Igor Jovićević usar outro trunfo. Na fase final do duelo anterior com o Feyenoord, ele já colocou na lateral esquerda o meia tecnicamente habilidoso Georgiy Sudakov. Ele repetiu isso no campeonato ucraniano contra o Kryvbas Kryvyi Rih.

O Feyenoord terá que encontrar uma maneira de neutralizar esse meio-campista extra. Na Polônia, já vimos que isso pode ser complicado.

O escanteio do Shakhtar Donetsk para aquele jogo foi iniciado por um passe de Georgiy Sudakov da esquerda. Embora muitas vezes ele não seja encontrado nas laterais. Georgiy Sudakov tem muita habilidade para apontar onde quer jogar.

Às vezes, o ponta pela esquerda do Shakhtar Donetsk aparece como lateral esquerdo para ajudar na construção. A principal consequência disso é que os pontas do Feyenoord terão que ler o jogo ainda melhor. Eles não só têm que levar em conta as suas costas e os meio-campistas do Shakhtar Donetsk, mas também um lateral esquerdo extremamente ofensivo.

Para Arne Slot, pode ser inteligente começar com Lutsharel Geertruida na lateral direita, devido aos avanços de Georgiy Sudakov. Nesse caso, Gernot Trauner deverá retornar ao sistema defensivo. A vantagem de Lutsharel Geertruida sobre Marcus Pedersen é que o defensor holandês também consegue atuar no meio de campo.

Segundo Arne Slot, Oleksandr Zubkov é o maior perigo do Shakhtar Donetsk. No primeiro jogo, o atacante que conseguiu levar muitos problemas para o Real Madrid, não conseguiu se destacar.

Quando o Feyenoord tinha a bola, Oleksandr Zubkov atuou como uma espécie de segundo lateral direito para ajudar Lucas Taylor a segurar as investidas de Oussama Idrissi. Quando o atacante direito do Shakhtar Donetsk foi substituído a quinze minutos do final da partida, ele teve mais desarmes do que chutes.

Com o retorno de Yukhym Konoplya, Oleksandr Zubkov provavelmente será dispensando de suas funções defensivas e ficará mais livre. Isso significa que o time ucraniano conseguirá levar mais perigo nos contra-ataques, principalmente pelo lado direito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *