SELEÇÃO HOLANDESA

Ajax e PSV estão entre os clubes que mais lucraram com venda de jogadores nos últimos cinco anos

Ajax e PSV - Dinheiro

Os clubes holandeses estão indo muito bem no mercado de transferências nas últimas janelas, de acordo com o The Football Investment Report. Depois do AFC Ajax, o PSV Eindhoven também entrou no top 10 dos clubes com as vendas mais lucrativas.

Os dados são dos últimos cinco anos e todos os valores são baseados nas informações do site Transfermarkt.com.

O PSV Eindhoven dispara na classificação devido à venda de Cody Gakpo para o Liverpool e Noni Madueke ao Chelsea, resultado num lucro total de 189 milhões de euros. E isso rendeu ao time de Eindhoven a oitava colocação no ranking. O Ajax é o segundo com mais de 308 milhões de euros, em parte graças à venda de Antony e Lisandro Martínez ao Manchester United.

Os Amsterdammers tinham tudo para ficar na liderança desse ranking, mas a venda de Enzo Fernández do Benfica ao Chelsea deu ao time português a liderança.

Além de Benfica e AFC Ajax, LOSC Lille, Red Bull Salzburg, Sporting, Olympique Lyonnais e AS Mônaco também superaram o PSV. O FC Porto e o clube dinamarquês FC Nordsjælland completam o top 10. O FC Nordsjælland (ex-clube de Mohammed Kudus) obteve um lucro de 125 milhões de euros venda de jogadores.

As categorias de base holandesas também pontuam bem, mas não superam os valores que os grandes clubes portugueses. O Ajax também é o segundo colocado quando analisamos as vendas de jogadores que foram formados nas categorias de base do próprio clube. Desde 2013/14, o atual campeão da Eredivisie vendeu um total de 376 milhões de euros em jogadores que foram formados nas suas próprias divisões de base, como foi o caso de Matthijs de Ligt, Donny van de Beek e Frenkie de Jong.

O Benfica conseguiu assumir a liderança desse ranking. Os portugueses do Benfica venderam um total de 543 milhões de euros em atletas formados nas categorias de base do clube. O top 10 é completo por Real Madrid, Sporting, AS Mônaco, Red Bull Salzburg, FC Porto, Manchester City, FC Barcelona e Atlético de Madrid.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *