SELEÇÃO HOLANDESA

Como o SC Heerenveen perdeu o controle?

Kees van Wonderen

A forma como o SC Heerenveen foi derrotado pelo Ajax no domingo, é o símbolo de um problema muito maior dentro do clube. A falta de equilíbrio divide a equipe de Kees van Wonderen após as férias de inverno.

Em seu próprio estádio, o SC Heerenveen já enfrentava uma desvantagem de 3 a 0 aos dezenove minutos. Quinze minutos depois, Kees van Wonderen fez uma mudança tripla. Como sinal de insatisfação.

“Eu poderia ter mudado sete jogadores. Realmente não pensei que fosse possível” disse Kees van Wonderen.

Devido à derrota, o SC Heerenveen caiu para a décima posição na classificação.

Há dois meses, poucos antes do reinício da Eredivisie, o SC Heerenveen ainda se mantinha muito morno na classificação. Os Fries ficaram apenas um ponto atrás do Sparta Rotterdam e três abaixo do FC Twente. Ao mesmo tempo, a distância até o primeiro time na zona de rebaixamento não era inferior a seis pontos. Posteriormente, os Fries somou apenas oito pontos em onze jogos e esse desempenho fez os Fries caírem para o meio da tabela.

RESULTADOS DO SC HEERENVEEN APÓS A PAUSA DA COPA DO MUNDO

  • RKC Waalwijk 0 – 0 SC Heerenveen
  • SC Heerenveen 0 – 2 AZ Alkmaar
  • SC Heerenveen 3 – 1 FC Groningen
  • Fortuna Sittard 2 – 0 SC Heerenveen
  • SC Heerenveen 1 – 3 Vitesse
  • FC Utrecht 1 – 0 SC Heerenveen
  • SC Heerenveen 1 – 2 Feyenoord
  • SC Cambuur 1 – 2 SC Heerenveen
  • SC Heerenveen 1 – 4 RKC Waalwijk
  • FC Twente 3 – 3 SC Heerenveen
  • SC Heerenveen 2 – 4 AFC Ajax

Os problemas que têm surgido para os Fries são principalmente no jogo sem a bola. Nós podemos constatar isso ao verificar as estatísticas. Antes da Copa do Mundo, o SC Heerenveen sofria menos de um gol por jogo, após a Copa do Mundo, esse número mais que dobrou e agora os Fries sofrem 2.1 gols por jogos.

O treinador do Kees van Wonderen confirma esse problema: “É uma história repetitiva, também a forma como isso acontece. Recentemente, contra o RKC Waalwijk isso aconteceu e agora contra o Ajax voltou a se repetir”.

“A forma como as oportunidades de gols que os adversários conseguem criar. Os jogadores não estão acompanhando os adversários. Não estamos conseguindo desarmar os adversários” disse Kees van Wonderen.

Como é possível que o SC Heerenveen estivesse muito bem defensivamente antes da Copa do Mundo e agora não? Após os quatorze jogos antes da pausa para a Copa do Mundo, os Fries haviam sofrido apenas treze gols. Kees van Wonderen não quer nomear nenhum jogador em específico, mas quando questionado, o treinador confirmar que a ausência de seu zagueiro e capitão, Sven van Beek e Andries Noppert estão prejudicando demais sua defesa.

“Eles são peças fundamentais no nosso sistema de jogo. Infelizmente perder dois jogadores como eles, de uma única vez, não teria como ter um resultado diferente do que estamos apresentando hoje” falou Kees van Wonderen.

Sven van Beek não voltará aos gramados nesta temporada, Andries Noppert ainda não tem previsão de retorno aos gramados.

“O fato de Andries Noppert ter sido incluído na pré-convocação da seleção holandesa pode ser visto como um sinal. Ele não está treinando com o grupo no momento, então não me parece realista” disse Kees van Wonderen.

A conclusão é que o SC Heerenveen atravessa uma temporada de ajustes. Antes da pausa para a Copa do Mundo, os Fries estavam muito estáveis defensivamente e às vezes havia críticas de que o setor ofensivo era muito econômico. Após a Copa do Mundo, o SC Heerenveen fez vários jogos excelentes com a bola, mas sua defesa se tornou muito frágil.

“Jogar um futebol atraente e bem organizado defensivamente é o caminho mais certo para vencermos uma partida, mas você também quer ser estável ao mesmo tempo. Nós estamos dando mais atenção para a nossa estabilidade defensivamente neste momento da temporada” disse Kees van Wonderen.

“Devido a uma série de mudanças em nosso elenco durante a janela de transferências, outros jogadores também surgiram. É bom que novos jogadores tenham surgido, mas não posso deixar de colocar na balança que perder além de perder jogadores defensivamente importantes, também perdemos jogadores que nos ajudavam bastante ofensivamente” comentou Kees van Wonderen.

SC Heerenveen perdeu o controle. Devido a lesões de jogadores cruciais, a intenção de jogar mais ofensivamente e talvez faltando uma peça do quebra cabeça no elenco: um meio-campista que tem olho para o aspecto defensivo. Com Thom Haye, Anas Tahiri, Simon Olsson e Tibor Halilović, Kees van Wonderen tem quatro opções para escolher quem deve ser o camisa 06. No entanto, todos esses quatro jogadores possuem suas melhores características com a bola no pé.

“O Ajax tem Edson Álvarez, não temos um jogador assim” disse Kees van Wonderen.

No elenco do SC Heerenveen, são poucos os jogadores que conseguem ser eficazes sem a bola no pé. Os laterais Milan van Ewijk e Mats Köhlert também gostam de jogar ofensivamente.

A composição do elenco só poderá ser ajustada ao final dessa temporada. Como Kees van Wonderen tentará restaurar o equilíbrio da equipe?

“Vamos tentar fazer o que estiver em nosso alcance, apostando no nosso setor de análise, trabalhando com os jovens das categorias de base e se for o caso, iremos pegar alguns jogadores para aprimorar essa característica que é fundamental para o nosso jogo” finalizou Kees van Wonderen.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *