SELEÇÃO HOLANDESA

Feyenoord tem menor aproveitamento nos escanteios nesta temporada

Sebastian Szymanski - 02 (OK)

O Feyenoord marcou gols com frequência em cobranças de escanteio na temporada passada, mas nesta temporada pouco conseguiu fazer utilizando essa alternativa. E com a chegada de Sebastian Szymański, o time de Roterdã ganhou mais opções.

Na temporada passada, o Stadionclub marcou treze gols em cobranças de escanteios, mas nesta temporada, o número caiu drasticamente, com apenas três gols nascendo após uma cobrança de escanteio. A última vez que o De club aan de Maas marcou um gol com uma jogada dessas foi na nona rodada, quando venceu o FC Twente em casa.

Desde aquele gol, o Feyenoord disputou mais dez partidas pelo campeonato holandês, nas quais foram 75 escanteios cobrados, mas nenhum terminou com a bola no fundo das redes dos adversários. Ao longo desta temporada, os Feyenoorders são o clube com menor aproveitamento nesse quesito.

MENOS PERIGO

Segundo a expectativa de gols, o Feyenoord deveria ter marcado mais de cinco gols após uma cobrança de escanteio, um número melhor do que os três que foram marcados.

Na temporada passada, uma cobrança de escanteio do Feyenoord tinha uma chance de 5,3% de terminar em gol, número melhor do que os atuais 3,5%.

MUDANÇAS

Na temporada passada, Orkun Kökçü era o responsável por cobrar os escanteios. Foram 90 escanteios pela esquerda cobrados por Orkun Kökçü na temporada passada, dos quais 26 terminaram em uma finalização a favor do Feyenoord e cinco encontraram o fundo das redes.

Do outro lado do campo, era também Orkun Kökçü quem frequentemente cobrava os escanteios. Foram 80 escanteios cobrados da direita, dos quais 26 terminaram em finalizações e apenas uma vez a bola morreu no fundo das redes.

Essa arma perigosa com Orkun Kökçü estão sendo aproveitadas com menor frequência nesta temporada. A chegada de Sebastian Szymański desempenha um fator importante nesse baixo aproveitamento. O meio-campista esquerda tem um bom chute e oferece ao Feyenoord mais opções do que na temporada passada. Sebastian Szymański cobra os escanteios na esquerda com maior frequência. Além de ele também fazer cobranças pela direita também.

As opções extras para colocar a bola na grande área foi uma adição muito bem-vinda para Arne Slot, mas até o momento isso não se converteu em um melhor aproveitamento. A equipe de Roterdã ainda não marcou um gol diretamente de uma cobrança de escanteio, ou seja, quando a bola é levantada na grande área e alguém finaliza para marcar.

ESCANTEIOS DO FEYENOORD NESTA TEMPORADA

Outro fator que também impactou o baixo aproveitamento nas cobranças de escanteios é que dos seis jogadores que mais finalizaram de cabeça após uma cobrança de escanteio na temporada passada, quatro saíram (Marcos Senesi, Luis Sinisterra, Guus Til e Bryan Linssen). Além disso, Gernot Trauner está lesionado desde a pausa para a Copa do Mundo.

Sem Gernot Trauner, a expectativa é que jogadores como Dávid Hancko e Mats Wieffer consigam ser os homens responsáveis por finalizar essas jogadas. Diante disso, Arne Slot parece começar a optar por cobranças de escanteios mais curtos, trabalhando mais a bola antes de colocá-la na grande área do adversário.

No jogo em casa contra o NEC Nijmegen, o Feyenoord teve doze escanteios ao seu favor. Nas primeiras cobranças, Sebastian Szymański e Orkun Kökçü optaram por cobranças curtas. Com menos adversários ao seu redor, Igor Paixão corre livre na área e chuta para o gol.

Quarenta por cento dos escanteios cobrados pelo Feyenoord nesta temporada, foram curtos. Um aumento significativo em relação aos 22% da temporada anterior. Os três gols que nasceram de um escanteio, também tiveram a cobrança curta.

QUAL ESCOLHA ARNE SLOT FARÁ?

O Feyenoord está numa curiosa encruzilhada, com mais opções, mas menos chances de marcar o gol. Ao contratar Sebastian Szymański, Arne Slot ganhou alternativas, mas não consegue aproveitar com maior qualidade, devido aos principais finalizadores de cabeça terem deixado o clube no começo dessa temporada.

Será interessante ver quais escolhas Arne Slot fará nos próximos jogos, agora que Sebastian Szymański também está machucado e não jogará por algumas semanas. Ao que tudo indica, Orkun Kökçü deverá voltar a ser o cobrador oficial de escanteios.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *