SELEÇÃO HOLANDESA

Estes foram os últimos trabalhos de Dick Advocaat

Dick Advocaat

Dick Advocaat iniciará seu 25ª trabalho como treinador de futebol profissional na próxima segunda-feira. O treinador de 75 anos unca para e aceita o desafio de colocar o navio afundado do ADO Den Haag de volta em águas calmas.

Agora a questão é quem ainda vai acreditar quando Dick Advocaat anunciar que vai parar de ser treinador. O experiente comandante holandês tem feito isso regularmente nos últimos anos, apenas para enfrentar um desafio novamente. Dick Advocaat é um amante do futebol. Sentar nas cadeiras e ficar apenas assistindo ao futebol, parece não ser uma opção para ele.

“Agora descobri que desistir não é uma opção. Você tem que se manter ocupado” disse Dick Advocaat em outubro de 2021.

Parar, portanto, não é uma opção, mas o treinador tem pensado nisso nos últimos doze anos. Nem uma vez, nem duas vezes. Ele anunciou sua aposentadoria como treinador nada menos que oito vezes. Ainda assim, Dick Advocaat será apresentado como novo treinador do ADO Den Haag na segunda-feira. Se esse será seu último trabalho, não ousaremos dizer mais nada.

AZ Alkmaar (2010)

Quando o AZ Alkmaar se despediu de Ronald Koeman em dezembro de 2009 após menos de seis meses, Dick Advocaat foi contrato como sucessor temporário. O treinador combinou essa função com a de treinador da Bélgica. Mas essa situação foi temporária. Ao final da temporada, o AZ Alkmaar anunciou a contratação de Gertjan Verbeek como sucessor de Dick Advocaat e ele foi autorizado a comandar os Cheeseheads no futebol europeu, graças a conquista do quinto lugar na Eredivisie sob o comando de Dick Advocaat.

No início do ano, o treinador deixou o comando da Bélgica. Após sua saída do AZ Alkmaar, ele se tornou o comandante da Rússia. O futebol de clube era coisa do passado para Dick Advocaat, como ele disse em março de 2010: “O futebol de clubes é para mim. Este trabalho no AZ Alkmaar era factível porque o período era claro. Eu não me sentiria nada feliz sem a emoção do futebol, mas sete dias por semana é difícil”

PSV Eindhoven (2013)

Após sua aventura como treinador da Rússia, Dick Advocaat reapareceu em 2012 como treinador de clubes. Ainda antes da Eurocopa, o treinador chegou a um acordo com o PSV sobre o seu retorno ao clube de Eindhoven. Dick Advocaat sucedeu o treinador interino, Phillip Cocu. Ele observou as honras após a partida de Fred Rutten. Pouco depois de ter iniciado o segundo período no Philips Stadion, Dick Advocaat voltou a afirmar que não treinaria mais um clube depois do AZ Alkmaar.

“Se eu sentir que não vai mais funcionar, simplesmente paro. Eu certamente não continuo indefinidamente como Giovanni Trapattoni. Ele é dez anos mais velho que eu e ainda está na Eurocopa. Este trabalho me mantém jovem. Em termos de vestiário, novos equipamentos. Este trabalho funciona ao meu favor.” disse Dick Advocaat naquele momento.

Com o PSV, Dick Advocaat perdeu o título da Eredivisie na temporada 2012/13 e também perdeu a final da Copa da Holanda para o AZ Alkmaar.

Sunderland (2015)

Após a seleção nacional da Sérvia em 2014, o treinador apareceu na Inglaterra, com o Sunderland. A missão do treinador holandês era evitar o rebaixamento da Premier League. Dick Advocaat manteve o clube na elite do futebol inglês e renovou seu contrato por mais uma temporada. Na temporada seguinte, o Sunderland continuou lutando contra o rebaixamento e demitiu Dick Advocaat em outubro. Foi seu último trabalho como treinador, disse na época.

“Vários clubes me abordaram recentemente. Mas estava claro para mim que ou eu continuaria no Sunderland ou encerraria minha carreira” disse Dick Advocaat.

Fenerbahçe (2017)

Após uma curta passagem no Feyenoord como auxiliar técnico de Giovanni van Bronckhorst, continuou como treinador, mas desta vez na Turquia, no Fenerbahçe. O clube terminou o campeonato turco na terceira colocação e Dick Advocaat já havia anunciado que ao final da temporada deixaria o Fenerbahçe.

As coisas começaram a ficar complicadas na seleção holandesa e a KNVB optou por abrir as portas para Dick Advocaat assumir o comando da seleção pela terceira vez na carreira. Ele sucedeu Danny Blind.

Sparta Rotterdam (2018)

Dick Advocaat não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia com a Holanda. A KNVB demitiu o treinador e trouxe Ronald Koeman.

Antes do final daquele ano, ele foi anunciado como o novo treinador do Sparta Rotterdam. Os Gladiadores Alvirrubros tinham acabado de demitir Alex Pastoor. A missão de Dick Advocaat era impedir o rebaixamento do Sparta Rotterdam para a Keuken Kampioen Divisie, mas o comandante holandês não conseguiu evitar. O Sparta Rotterdam terminou na décima sétima colocação e após perder nos Play-Offs para o FC Emmen, foi rebaixado para a segunda divisão.

E quando ainda estava no Sparta Rotterdam, ele já havia confirmado que seria seu último trabalho.

FC Utrecht (2019)

Menos de meio ano depois, Dick Advocaat já estava em um novo clube. No FC Utrecht, que não fez uma escolha feliz após a saída de Erik ten Hag, ao trazer Jean-Paul de Jong como treinador. Dick Advocaat ingressou em setembro e acabou levando o FC Utrecht ao futebol europeu. O clube terminou na sexta colocação e o Heracles Almelo, Vitesse foram eliminados na Europese Tickets Eredivisie.

“Essa é uma ótima maneira de encerrar minha carreira. Há definitivamente uma chance de eu parar” disse Dick Advocaat.

Feyenoord (2020)

Nós chegamos em 2020 e Dick Advocaat continuou nos gramados. O Feyenoord viu uma boa oportunidade e trouxe Dick Advocaat para Roterdã no lugar de Jaap Stam que tinha feito um péssimo começo de temporada.

Ao contrário dos trabalhos anteriores, ele continuou no Feyenoord por mais de uma temporada. Foi um ano especial, em que a Eredivisie foi parada após o surto da COVID-19. O Stadionclub terminou em terceiro lugar e deveria ter disputado a final da Copa da Holanda contra o FC Utrecht, mas essa partida foi cancelada.

Na temporada seguinte, houve críticas regulares ao trabalho de Dick Advocaat no Feyenoord. Os Rotterdammers não conseguiram jogar de forma muita atraente enquanto Dick Advocaat esteve no comando da equipe. Os Feyenoorders foram eliminados na fase de grupos da UEFA Europa League e terminou na quinta colocação da Eredivisie.

Mesmo assim, Dick Advocaat entendeu que o trabalho foi bem-feito, pois conseguiu colocar o Feyenoord em competições europeias.

Em novembro Dick Advocaat falou: “O Feyenoord é claramente o meu último clube”

Iraque (2021)

Ninguém se surpreendeu com o fato de Dick Advocaat ainda não ter encerrado a carreira. O treinador foi nomeado como comandante técnico da seleção do Iraque. Sua missão era comandar os iraquianos nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 no Catar. Com quatro empates e duas derrotas, Dick Advocaat não conseguiu classificar o Iraque para o mundial e foi demitido do cargo.

Após comandar o Iraque, ele deixou claro que ainda não deixaria o futebol e que caso uma boa proposta aparecesse, ele voltaria a ser treinador.

E agora Dick Advocaat comandará o ADO Den Haag, seu clube de infância. Não é de estarnhar que ele vá trabalhar no ADO Den Haag. Dick Advocaat nasceu em Haia e fez sua estreia como jogador de futebol com o Residentieclub. Ele jogou a maioria das partidas em sua carreira com a camisa do ADO Den Haag. Mais tarde, ele atuou como consultor, mas nunca se tornou treinador dos Hagenaren.

“O fato de nunca ter sido treinador principal do ADO Den Haag me deixou ainda mais inclinado a aceitar o convite da diretoria do clube” disse Dick Advocaat na sua apresentação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *