Marianne van Leeuwen deverá suceder a Eric Gudde na KNVB

 Marianne van Leeuwen deverá suceder a Eric Gudde na KNVB

Em breve Eric Gudde deixará o cargo de diretor do futebol profissional na KNVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond) e o nome que começa a ganhar força para assumir essa posição é de Marianne van Leeuwen. Caso ela consiga assumir essa vaga, será a primeira mulher a ocupar um cargo de liderança na associação de futebol na Holanda.

Desde 2014, Marianne van Leeuwen é presidente do AVV Zeeburgia, um clube amador de Amsterdã onde jogadores com ascendência turca, marroquina, surinamesa e africana jogam.

“Não posso dizer nada sobre isso, exceto que estamos avaliando a possibilidade” disse Marianne van Leeuwen.

Após o incidente de racismo em novembro de 2019 com Ahmad Mendes Moreira, na partida fora de casa contra o FC Den Bosch, Marianne van Leeuwen pediu mais atenção ao racismo no futebol. O clube em que ela preside já sofreu e ainda sofre com isso. A KNVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond) apresentou um plano de ação contra o racismo em janeiro de 2020, colocando esse tema como o foco da atual gestão.

Em julho do ano passado, foi criada uma comissão de combate ao racismo no futebol. O chamado comitê de Mijnals, batizado em homenagem ao primeiro jogador de futebol de descendência surinamesa que chegou à seleção holandesa.

A KNVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond) ainda não pode confirmar se Marianne van Leeuwen será a sucessora de Eric Gudde. A entidade só irá à público quando as negociações com o sucessor de Eric Gudde estiverem concluídas. Tudo indica que o nome de quem sucedera a Eric Gudde seja revelado na reunião de membros no próximo mês.

Confira também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *