Clubes belgas votam a favor da BeNeLiga

 Clubes belgas votam a favor da BeNeLiga

Mesmo com a pandemia, a BeNeLiga ainda é assunto recorrente entre os clubes belgas e holandeses, afinal de contas, o ganho financeiro para os clubes dos dois países seria enorme.

E nesta quarta-feira, saiu a informação de que os todos os clubes da Bélgica votaram a favor da realização do torneio, ao todo, os 18 clubes da primeira divisão belga.

“Esta ambição de futuro baseia-se no respeito pelas aspirações desportivas dos principais clubes e na necessidade de estabilidade econômica para os outros clubes profissionais. Há um apoio unânime para concretizar a possibilidade do Beneliga e dar-lhe todas as oportunidades. A gestão da Pro League passará a ter um papel ativo nisso”, diz um comunicado da entidade que administra a liga de futebol da Bélgica.

Agora, falta o aval de todos os clubes holandeses e caso isso aconteça, a BeNeLiga só poderá sair do papel em 2025, ano em que os atuais contratos de televisão serão encerrados tanto na Eredivisie quanto na Pro League.

Cinco clubes da Bélgica (RSC Anderlecht, Club Brugge KV, Gent, Genk e Standard de Liège) e seis da Holanda (Ajax, PSV, Feyenoord, AZ Alkmaar, Vitesse e FC Utrecht) conversam desde 2019 sobre a possibilidade da criação dessa liga.

Um estudo prévio foi realizado para entender a dimensão do impacto positivo que a criação dessa liga poderia trazer a todos os clubes envolvidos e os resultados são bastante animadores, afinal de contas, existe uma perspectiva de aumento de receita que giraria em torno de 300 milhões de euros a 1,3 bilhões de euros.

No ano passado, os 11 clubes mantiveram discussões preliminares com a UEFA, órgão de controle do futebol europeu, sobre a ideia, mas ela foi rejeitada por associações de torcedores na Bélgica e na Holanda, que estão preocupadas com viagens mais longas para jogos fora de casa.

Confira também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *