Grupo de jogadores teriam, supostamente, indicado o nome de Henk ten Cate para a seleção holandesa

 Grupo de jogadores teriam, supostamente, indicado o nome de Henk ten Cate para a seleção holandesa

Não é segredo para ninguém que na Holanda, a KNVB (Koninklijke Nederlandse Voetbalbond) busca um novo nome para assumir o comando da seleção, tendo em vista que Ronald Koeman deixou o posto de treinador da equipe.

Mas uma das informações que foi revelado e que chamou atenção foi que a federação junto com um grupo de cinco jogadores (Matthijs de Ligt, Virgil van Dijk, Daley Blind, Kevin Strootman e Ryan Babel) que, teoricamente, representaria todos os atletas da seleção, teriam colocado o nome de Henk ten Cate como uma opção que todo o elenco gostaria muito de ver como treinador da seleção.

Essa informação foi confirmada pelo jornalista holandês, Kees Jansma na mesa redonda virtual da revista VI.

E o possível indicado recebeu uma ligação do De Telegraaf e respondeu sobre essa notícia que circula na Holanda.

“Se for verdade, é muito honroso. A melhor referência possível de um trabalho de treinador sempre será os jogadores. Não recebi nenhum convite formal. Há alguns anos eu realmente pensei em ser treinador da seleção, mas infelizmente não aconteceu. Não penso mais nisso a um bom tempo”

Henk ten Cate

E esse tema foi levado para a coletiva de imprensa pré-jogo. Marten de Roon foi questionado sobre isso.

“Todos nós temos total liberdade para conversar com a gestão da KNVB. Não existe uma distância entre nós, mas sugerir que estamos palpitando sobre a decisão da federação, é demais. Não temos autoridade para tratar sobre esse assunto. Esse tipo de situação é tratado única e exclusivamente pela gestão da KNVB”

Marten de Roon

Em 2017, Henk ten Cate esteve muito próximo de assumir o comando da seleção e segundo o próprio, o cargo já tinha até sido prometido para ele por um dirigente da federação naquela época, mas quem acabou assumindo é o atual treinador do Feyenoord, Dick Advocaat.

Na conversa com o De Telegraaf, Henk ten Cate também reclamou da postura da imprensa holandesa.

“Quando o cargo de treinador da seleção estar vago, a imprensa começa a especular alguns nomes, o que é normal, mas sempre falam dos mesmos nomes. Será que apenas quatro ou cinco treinadores tem condições de comandar a Holanda?”

Henk ten Cate

Henk ten Cate não deixou claro se aceitaria assumir a seleção, mas frisou a qualidade da atual “safra” de jogadores da seleção holandesa.

“A Holanda estar passando por uma fase de diversos grandes jogadores que podem vestir a camisa da nossa seleção. Acredito que com o comando certo, essa equipe poderá conquistar muitos títulos”

Henk Ten Cate

E por qual motivo esse grupo teria indicado o nome de Henk ten Cate?

Segundo as informações, o grupo gostou bastante da forma de trabalho de Ronald Koeman e queriam manter. Caso Louis van Gaal fosse o treinador, dificilmente a seleção continuaria seguindo o caminho que Ronald Koeman traçou. Com Henk ten Cate, as chances dele manter a mesma forma de trabalho de Ronald Koeman são mais altas.

Quem é Henk ten Cate?

Amsterdammer de 65 anos, Henk ten Cate tem um vasto currículo. Seu primeiro clube como treinador foi no Go Ahead Eagles na Holanda em 1990.

Na Holanda, além de trabalhar como treinador do Go Ahead Eagles, ele defendeu as cores do Heracles Almelo, Sparta Rotterdam, Vitesse, NAC Breda e AFC Ajax. Foi auxiliar técnico de Frank Rijkaard no FC Barcelona entre 2003 a 2006.

Fora da Holanda, o clube de maior nome que ele trabalhou foi no Chelsea FC em 2007 a 2008, como auxiliar técnico de Avram Grant.

Tarcisio Neri

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *