Ajax arrecadou 300 milhões de euros em três temporadas com vendas de atletas

 Ajax arrecadou 300 milhões de euros em três temporadas com vendas de atletas

Nesta quarta-feira, o AFC Ajax oficializou a venda de Donny van de Beek ao Manchester United FC e com isso, o clube de Amsterdã atingiu a marca de 300 milhões de euros em vendas de jogadores em três temporadas.

O time dos sonhos que derrotou Real Madrid e Juventus na UEFA Champions League 2018/19 há 18 meses, é e será de longe o time mais caro da Eredivisie de todos os tempos.

Vale lembrar que esse número poderá aumentar, caso algum desses jogadores vendidos consigam atingir algumas metas estipuladas em contratos. Os 300 milhões de euros não estão na conta do clube, pois é comum os clubes transferirem o por um período mais longo, especialmente com grandes transferências.

Com isso, o AFC Ajax supera todos os outros clubes da Eredivisie juntos. Incluindo os 40 milhões de euros da transferência de Donny van de Beek, mais de 500 milhões de euros foram provenientes das vendas de jogadores dos clubes da Eredivisie desde 2019. Sessenta por cento disso é do AFC Ajax.

O que impressiona ainda mais é que os Ajacieden ficam entre os primeiros clubes em toda a Europa que mais ganharam dinheiro através da venda de jogadores. Quando o Cagliari pagar os 10 milhões de euros pela compra de Răzvan Marin, o AFC Ajax ficará ainda mais perto da primeira posição.

Poucos clubes conseguem apresentar arrecadações semelhantes ao do AFC Ajax na Europa. Um deles é o Atlético de Madrid que recebeu 310 milhões de euros com as vendas de Antoine Griezmann (120 milhões), Lucas Hernandez (80 milhões) e Rodri (70 milhões).

Juventus e FC Barcelona também chegam perto, pois estão na casa dos 250 a 300 milhões. O Chelsea FC aparece muito próximo com 230 milhões de euros em vendas de jogadores e o Benfica com 210 milhões de euros.

Um clube que chama atenção é o Lille da França que conseguiu 150 milhões de euros na venda de dois jogadores, Nicolas Pépé ao Arsenal por 80 milhões de euros e Victor Osimhen por 70 milhões de euros ao Napoli.

Desses 150 milhões de euros, 8 milhões de euros cairão na conta do AFC Ajax em breve, após o Lille consumar a compra de Sven Botman que nunca jogou uma partida pelo time profissional do AFC Ajax.

Os Godenzonen também contrataram jogadores que não vingaram como Maximilian Wöber, Daley Sinkgraven, Rasmus Kristensen e Răzvan Marin, mas Marc Overmars soube recuperar uma boa quantia em jogadores que não vingaram com a camisa do AFC Ajax, para ser mais preciso, Marc Overmars trouxe de volta para os cofres dos Amsterdammers, cerca de 50 milhões de euros.

Ele tem um desafio pela frente que é vender jogadores como Lisandro Magallán, Kik Pierie e Hassane Bandé que ainda não conseguiram vingar na Johan Cruijff Arena. Os três juntos, custaram ao AFC Ajax, 20 milhões de euros.

As vendas em Amsterdã estão longe de terminar, não sabemos se nesse começo de temporada ainda teremos outras vendas por parte do AFC Ajax, mas daquela equipe que encantou o mundo, apenas André Onana e Nicolás Tagliafico estão no clube. Ambos já disseram que possuem a intenção de deixar o clube.

Confira também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *