De virada, AZ Alkmaar bate Viktoria Plzeň e continua sonhando com a vaga na fase de grupos da Champions League

 De virada, AZ Alkmaar bate Viktoria Plzeň e continua sonhando com a vaga na fase de grupos da Champions League

Nesta quarta-feira, oficialmente, tivemos o primeiro jogo de um clube holandês após a parada da pandemia. O AZ Alkmaar entrou em campo diante do FC Viktoria Plzeň da República Tcheca pelos Play-Offs da UEFA Champions League 2020/21.

A equipe de Arne Slot sofreu bastante, mas na prorrogação garantiu sua vaga para a próxima fase. Para chegar na fase de grupos da UEFA Champions League, a equipe de Alkmaar ainda terá que passar por mais dois adversários.

Na próxima fase, o AZ Alkmaar terá pela frente o Benfica, Dínamo de Kiev ou AA Gent, em jogo único no dia 15 ou 16 de setembro. O sorteio ainda será realizado para definir o adversário dos Alkmaarders. Se passar da próxima fase, a equipe jogará a última fase em dois jogos, de ida e de volta para tentar chegar na maior competição de clubes do mundo.

O jogo foi sem público, mas o treinador interino da Holanda, Dwight Lodeweges teve permissão para entrar no estádio e acompanhar o jogo.

Antes da bola rolar, existia muita expectativa sobre as escalações de Calvin Stengs e Ron Vlaar, afinal de contas, os dois principais jogadores do clube estavam se recuperando de uma lesão e voltaram na semana passada. Arne Slot escalou tanto o experiente zagueiro quanto o jovem atacante. Ele precisava arriscar, até porque era apenas um jogo e não existia margem para erro.

Calvin Stengs não jogou nenhum minuto nos amistosos de pré-temporada, por outro lado, Ron Vlaar jogou alguns minutos. Mas para o jogo contra o FC Viktoria Plzeň, eles se mostraram aptos para entrar em campo.

Calvin Stengs se sentia muito desconfortável e estava perdendo muitas bolas, por outro lado, Ron Vlaar se impôs para cima do centroavante tcheco, Jean-David Beauguel.

Vale ressaltar que nenhum dos dois ficaram os 90 minutos de jogo. Aos 76 minutos, Ron Vlaar deixou o campo para a entrada de Ramon Leeuwin e Calvin Stengs saiu mais cedo, aos 64 minutos, Arne Slot acionou Albert Guðmundsson no lugar do jovem atacante.

Com a bola rolando, os problemas da pré-temporada continuaram, e não seria em alguns dias que Arne Slot iria resolver esses problemas. As duas únicas finalizações da primeira etapa, foram dos visitantes que quase chegaram no gol de Marco Bizot.

Os Cheeseheads terminaram a primeira etapa com 51% de posse de bola, mas não transformaram a posse de bola em volume de jogo.

Já no segundo tempo, o AZ Alkmaar começou melhor que os tchecos. Finalmente, os Alkmaarders conseguiram chegar com perigo na meta defendida por Aleš Hruška. Oussama Idrissi finalizou e o goleiro tcheco precisou esticar para fazer a defesa.

O AZ Alkmaar começou a levar perigo pelo seu lado esquerdo de campo com a dupla Oussama Idrissi e Owen Wijndal. A dupla que deu muitas alegrias ao AZ Alkmaar na última temporada.

Aos 78 minutos, David Limberský acertou um belo chute da entrada da grande área, sem chances de defesa para Marco Bizot. Naquele momento, parecia que o filme dos times holandeses em competições europeias se repetia. O AZ Alkmaar não demonstrava que teria forças para superar a defesa montada por Adrián Guľa.

O gol foi importante, pois fez o AZ Alkmaar finalmente acordar na partida. Arne Slot tirou Jordy Clasie e colocou outro centroavante em campo, Ferdy Druijf.

Melhor jogador da partida

Foi Ferdy Druijf responsável por sofrer um pênalti aos 94 minutos de jogo e dar a chance para Teun Koopmeiners marcar e colocar o AZ Alkmaar novamente na briga pela vaga.

Na prorrogação, o AZ Alkmaar continuou indo para cima a encontrou dois gols com Albert Guðmundsson, o nome do jogo.

Agora, o AZ Alkmaar terá mais um amistoso, no próximo final de semana contra o ADO Den Haag. Arne Slot ainda terá que ajustar muita coisa para continuar sonhando com uma vaga na próxima UEFA Champions League.

No dia 1 de setembro, o AZ Alkmaar conhecerá seu adversário na segunda fase dos Play-Offs.

Confira também

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *