SELEÇÃO HOLANDESA

Ronald Koeman terá escolhas para fazer na seleção holandesa

Memphis Depay, Georginio Wijnaldum e Ronald Koeman

Ronald Koeman não se atreveu a dizer se a seleção holandesa mostrou o seu melhor futebol diante da Bósnia E Herzegovina. Mas o treinador viu energia e dinamismo que lhe deram a sensação de que a seleção holandesa está realmente começando de novo.

No jogo entre Holanda e Bósnia E Herzegovina, tinha cinco minutos quando Matthijs de Ligt passou pelo meio-campo e ganhou a bola. Oitenta minutos depois, com o marcador em 3 a 2 e um contra-ataque para a Bósnia E Herzegovina, nove jogadores da Holanda marcaram de forma feroz e agressiva para a sua própria área. No final ficou 5 a 2, resultado que nem fazia justiça às proporções em campo. A Holanda foi melhor, teve mais vontade de ganhar a partida.

Porque também na UEFA Nations League uma equipe joga tão bem quanto o adversário permite, Ronald Koeman não tirará muitas conclusões, mas estranhamente falando, nem funcionou no sábado à noite. O treinador holandês poderia ter suspeitado de antemão que a sua equipe iria vencer, mas quis dar muito mais ênfase ao desempenho em campo. Com base nesses aspectos, Ronald Koeman poderia estar muito satisfeito. A Holanda disputou o melhor jogo sob o seu comando. Tijjani Reijnders, um dos destaques: “A forma como jogamos diz muito sobre como vivenciamos a semana passada juntos”.

De volta ao início da semana. Ronald Koeman chega em Zeist com uma missão. Durante as férias, o treinador avaliou a Eurocopa e comparou os prós e os contras. A dinâmica do grupo foi positiva, embora Ronald Koeman tenha notado que era difícil manter todos os jogadores felizes. No entanto, 42 dias juntos não resultaram em excessos. Também uma vantagem: o resultado. Ronald Koeman acredita que pode voltar para casa com uma vaga nas semifinais, que os holandeses perderam após uma partida contra a Inglaterra.

Mas ao mesmo tempo, ele também teve pontos negativos, principalmente no que diz respeito à forma de jogar. O que ele queria de antemão, um futebol com energia, com intenções ofensivas. Muitas vezes, como treinador, teve de realizar trabalhos de reparação durante os jogos, apesar de as coisas não terem ido mal na Alemanha. A derrota diante da Áustria, proporcionou uma boa posição no calendário, com a Romênia e Turquia como adversários até a semifinal. Ronald Koeman concluiu que sua equipe deve melhorar o desempenho com a bola se a seleção holandesa quiser ser campeão na Copa do Mundo de 2026.

A semana pareceu um novo começo para o treinador da Holanda, literalmente, agora que vários jogadores deixaram a seleção holandesa ou forma informados de que não serão mais convocados, como foram os casos de Marten de Roon e Georginio Wijnaldum. Ronald Koeman resolveu isso respeitosamente, informando pessoalmente estes jogadores.

Essa também foi uma das suas conclusões após a Eurocopa de 2024: era necessária uma reformulação. Ele trouxe novos jogadores como Crysencio Summerville, Jan Paul van Hecke, Justin Kluivert e Jurriën Timber.

Mas o que aconteceu na semana anterior aos jogos contra a Bósnia E Herzegovina e a Alemanha? Tijjani Reijnders falou sobre experiência. Isso deve ter partido sobretudo do próprio grupo de jogadores, porque Ronald Koeman não fez muito diferente do que normalmente faz.

“Se fosse esse o caso, talvez eu tivesse começado tarde demais. Não fiz nada de especial, exceto ter de lidar com a composição do grupo e o fato de estarmos entrando em um novo período após a Eurocopa. Nunca tive problemas com a forma como o elenco se preparava para os jogos da seleção holandesa. Mas agora temos novos jogadores e muitos desses estão extremamente felizes pela oportunidade” disse Ronald Koeman.

Ronald Koeman depende demais do desenvolvimento dos jogadores em seus clubes. Diante disso, as coisas não estavam ruins neste verão. A chegada de Arne Slot ao Liverpool levou uma transformação em Virgil van Dijk e Ryan Gravenberch. Hoje em dia, o primeiro tem que fazer algo que não fazia antes. Virgil van Dijk parece ser capaz de fazer isso muito bem. Ryan Gravenberch vem recuperando a confiança e um plano claro há anos e mostra que quando combina sua técnica e visão com sua velocidade, ele também pode dominar o meio de campo da Holanda, especialmente ao lado do quase perfeito passador, Jerdy Schouten.

Outros ganhos inesperados para Ronald Koeman: o retorno de Jurriën Timber e o desenvolvimento do seu irmão, Quinten Timber, que se torna cada vez mais decisivo no Feyenoord. Segundo Ronald Koeman, Jurriën Timber e Quinten Timber fornecem uma energia positiva à seleção holandesa. Mais ainda: Xavi Simons, que continua o seu nível desde a Eurocopa e permanece conscientemente no RB Leipzig, onde Lutsharel Geertruida se tornou seu companheiro de equipe. Este desenvolvimento também continua em todos os níveis. Mats Wieffer desapareceu da pré-convocação devido a uma lesão, mas foi transferido do Feyenoord para o Brighton & Hove Albion. Micky van de Ven também não foi convocado por causa de lesão.

Crysencio Summerville e Jordan Teze acabaram não fazendo parte da convocação, mas ambos os jogadores sabem que o treinador está de olho neles em seus novos clubes. E há ainda Teun Koopmeiners. A sua preparação foi complicada devido às difíceis negociações entre Atalanta e Juventus. No final das contas, Teun Koopmeiners mudou para a Juventus por 55 milhões de euros. Assim que voltar a jogar, será uma opção seria para Ronald Koeman, que poderá esperar contar com Frenkie de Jong em breve.

Depois, há outro jogador que pode fazer a diferença para a Holanda nos próximos anos: Joshua Zirkzee. Neste caso, Erik ten Hag deu uma ajuda ao contratar o atacante para o Manchester United por 40 milhões de euros. No Manchester United, Joshua Zirkzee tem que trabalhar um pouco mais do que trabalhava na Itália, onde já deu um grande salto no seu desenvolvimento. Ele já marcou um gol na Premier League e poderia ter sido mais três, mas contra o Liverpool faltou sorte.

O fato de Joshua Zirkzee estar decepcionado com isso é uma indicação de que ele está realmente trabalhando para melhorar. Durante muito tempo, Joshua Zirkzee foi uma promessa, mas agora ele sabe que não dá para se safar do topo.

O que Joshua Zirkzee traz é inteligência de jogo, aliada a uma técnica fabuloso e um físico impressionante. Embora não seja o clássico camisa nove, ele faz questão de chegar quase sempre na hora certa para marcar um gol. Além disso, gosta de se movimentar para criar espaços para os meio-campistas com profundidade. Pela retenção de bola, Joshua Zirkzee é sempre um ponto de contato e consegue servir jogadores em corrida. Contra a Bósnia E Herzegovina, ficou mais uma vez claro que jogadores inteligentes não precisam de se conhecer bem para jogarem juntos. Houve um clique natural imediato entre Joshua Zirkzee e Tijjani Reijnders. O meio-campista do AC Milan procurou e encontrou o atacante do Manchester United, resultando em uma série de boas chances e dois gols e duas assistências. Mas Xavi Simons, Cody Gakpo, Ryan Gravenberch e Jerdy Schouten também procuraram e encontraram Joshua Zirkzee.

A jogada de Joshua Zirkzee deve parecer um presente para Ronald Koeman. Em sua primeira passagem como treinador da seleção holandesa, ele também teve uma dupla com Memphis Depay e Georginio Wijnaldum. Esta dupla marcou trinta dos 43 gols. Ronald Koeman permaneceu dependente de Memphis Depay por muito tempo, enquanto decidia levar Georginio Wijnaldum com ele para a Eurocopa. Ele agora jogava no Al-Ettifaq da Arábia Saudita, mas quem sabe a dupla ainda esteja funcionando.

Georginio Wijnaldum acabou exausto na Alemanha e Memphis Depay poderá continuar sua carreira no Brasil, depois de uma Eurocopa medíocre. Cabe a Ronald Koeman determinar se essa competição é melhor e mais acessível do que a Saudi Pro League, para onde Steven Bergwijn está indo. Ronald Koeman já disse para não descartar Memphis Depay, o maior artilheiro de todos os tempos da seleção holandesa merece muito respeito. Embora ainda esteja cedo, Joshua Zirkzee parece oferecer muito mais opções para Ronald Koeman.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *