Ronald Koeman convoca um lateral esquerdo para substituir Frenkie de Jong. Isso é menos estranho do que parece. Ofensivamente, Ian Maatsen costuma jogar em posição semelhante à Frenkie de Jong no Borussia Dortmund.
Para Ian Maatsen, uma desvantagem se tornou uma vantagem. A forma como tem sido utilizado no Borussia Dortmund vai contra a escolha inicial de Ronald Koeman pelo lateral esquerdo. Agora que Frenkie de Jong está lesionado, este posicionamento funciona a seu favor.
Na cabeça de Ronald Koeman, Ian Maatsen secretamente muitas vezes assume a mesma posição de Frenkie de Jong.
Ronald Koeman quer uma espécie de quadrado no meio de campo. Como ele explicou antes da partida contra a Islândia.
“Nós queremos criar um meio de campo com dois controladores e dois camisas 10” disse Ronald Koeman.
Contra a Islândia, Jerdy Schouten e Joey Veerman são os controladores. Tijjani Reijnders começa como número 10 e é acompanhado por Xavi Simons. A faixa externa à direita é ocupada por Denzel Dumfries.
Contra o Canadá, esse quadrado do meio de campo se formou de forma diferente.
Durante essa partida, Memphis Depay se tornou o segundo atacante sombra como atacante esquerdo, ao lado de Georginio Wijnaldum. Micky van de Ven troveja sobre ele como uma volta emergente. Na direita, Jeremie Frimpong dá largura, com Lutsharel Geertruida como lateral direito recuado. Jerdy Schouten ocupa a retaguarda da área no meio campo naquele duelo com Ryan Gravenberch.
Isto também foi visível no período anterior de Ronald Koeman como treinador da seleção holandesa.
Naquela época, Ronald Koeman utilizou Steven Bergwijn como ponta direita que atacava caindo para o meio de campo para dar espaço para Denzel Dumfries. Daley Blind era o lateral esquerdo que ficava na retaguarda. A dupla de volantes era Marten de Roon e Frenkie de Jong.
Ronald Koeman tenta recriar essa dinâmica em seu segundo período com Nathan Aké no papel de Daley Blind. Com Jerdy Schouten, surgiu uma alternativa a Marten de Roon. Joey Veerman é o candidato lógico para substituir Frenkie de Jong. Ao convocar Ian Maatsen, Ronald Koeman dá-se a oportunidade de preencher taticamente esta posição de uma forma diferente.
Edin Terzić costuma usar Ian Maatsen no meio de campo.
“Ele deixa uma boa impressão, é forte, atlético e rápido. Com ele podemos construir de uma forma diferente, porque ele também se sente confiante jogando por dentro” disse o treinador do Borussia Dortmund, Edin Terzić.
Assim como na seleção holandesa, o Borussia Dortmund costuma jogar com um quadrado no meio de campo. Como controlador, Emre Can costuma ficar entre os zagueiros. Ian Maatsen se juntará então a Marcel Sabitzer na preparação para se tornar o segundo controlador.
Por esta razão, Ian Maatsen está frequentemente na mesma posição de Frenkie de Jong.
Ian Maatsen é o meio-campista esquerdo na formação de campo acima. Só que ele chega lá na posição de lateral esquerdo em vez de já estar lá.
A capacidade de Ian Maatsen de fazer isso dará a Ronald Koeman a oportunidade de variar onde desejar.
Ian Maatsen cria a oportunidade de preencher a formação 4-2-3-1 da maneira acima.
Para que seja criada uma formação de campo ofensiva com Tijjani Reijnders ou Ryan Gravenberch como dois números 10, ao lado de Tijjani Reijnders, Xavi Simons e Georginio Wijnaldum. O lateral esquerdo, Ian Maatsen pode então aparecer ao lado de Jerdy Schouten ou Joey Veerman para se tornar o segundo controlador.
Além disso, convocar Ian Maatsen dá a oportunidade de deslocar Daley Blind para o meio de campo.
Por essa razão, a convocação de Ian Maatsen como substituto de Frenkie de Jong está bem explicada. Ele pode não ser um reserva direto como Joey Veerman. Ele pode acabar na mesma posição. Ian Maatsen provou isso nesta temporada no Borussia Dortmund.