O verão de transferência deixou sua marca no AZ Alkmaar, mas duas coisas ficaram claras no jogo fora de casa contra o Vitesse. A estadia de Joel Voelkerling Persson vale ouro e o estreante Alexandre Penetra parece ser uma grande contratação.
A troca da guarda ocorreu de forma simbólica. Três dias depois de Pantelis Hatzidiakos deixar o AZ Alkmaar, Alexandre Penetra estreou oficialmente com a camisa dos Cheeseheads ao lado de Riechedly Bazoer.
A primeira atuação de Alexandre Penetra como titular foi típica. Nenhum toque para fora ou para trás, mas um passe certeiro para os pés de Vangelis Pavlidis. Quinze minutos depois, o novato de 21 anos criou a primeira grande chance da partida. Com um passe profundo e medido, ele colocou o atacante esquerdo, Myron van Brederode fora de perigo na frente do goleiro do Vitesse, Eloy Room.
Pouco depois, Alexandre Penetra mostrou ser um jogador diferente. Em situações normais, o jovem avança e depois de meia hora cabeceia por cima de um canto de Yukinari Sugawara. O poder de cabeceio é uma qualidade que o AZ Alkmaar poderá utilizar tanto defensivamente quanto ofensivamente. Alexandre Penetra também traz velocidade. No futebol ofensivo do AZ Alkmaar, esta é uma característica importante na defesa, dados os espaços entre a defesa e o goleiro. O que também chamou a atenção no GelreDome foi que o português não hesitou em orientar verbalmente seus companheiros durante a sua estreia.
O Vitesse não conseguiu utilizar nenhum espaço no domingo. O fraco time da casa foi superado pela qualidade do futebol e poder de finalização do AZ Alkmaar. Liderados por Jordy Clasie, os visitantes aumentaram a pressão, principalmente após o intervalo. Com um papel forte para Myron van Brederode no jogo ofensivo e Vangelis Pavlidis novamente como principal atacante. O centroavante grego despertou o interesse de vários clubes das principais competições durante a janela de transferências. Mas quando o mercado fechou, Vangelis Pavlidis ainda era jogador do AZ Alkmaar e frente ao Vitesse voltou a ser decisivo.
A compra de Alexandre Penetra parece boa, dadas as suas qualidades especificas, que atendem aos requisitos para esse cargo no AZ Alkmaar. Mas o golpe mais importante que o clube desferiu no mercado de transferências foi manter Vangelis Pavlidis no AFAS Stadion.