SELEÇÃO HOLANDESA

Os números que levaram Nick Olij a pré-convocação da seleção holandesa

Nick Olij - 01 (OK)

A convocação já existia há algum tempo e saiu na tarde desta sexta-feira: Nick Olij tem a chance de conquistar uma vaga sob a barra para a seleção holandesa. O goleiro do Sparta Rotterdam foi incluído na pré-convocação de Ronald Koeman. Nick Olij terá que competir com Mark Flekken, Andries Noppert e Bart Verbruggen por uma das três vagas.

Já faz muito tempo que um jogador do Sparta Rotterdam não estava na pré-convocação da seleção holandesa. Nick Olij pode se tornar o primeiro jogador do Sparta Rotterdam na seleção holandesa desde John Veldman em 1996. O zagueiro foi convocado naquele ano pelo então treinador da seleção holandesa, Guus Hiddink, para uma partida em abril daquele ano. John Veldman foi titular no amistoso contra a Alemanha e acabou jogando 78 minutos no amistoso, que foi perdido por 1 a 0. Seria também a única partida com a seleção holandesa de John Veldmam, que se transferiu para o Ajax logo após sua estreia pela seleção holandesa.

Como goleiro do Sparta Rotterdam pela seleção holandesa, Nick Olij pode seguir os passes de alguns goleiros icônicos que jogaram com a camisa da Holanda. Com Wim Landman, Pim Doesburg e Jan van Beveren, três goleiros que do Sparta Rotterdam que jogaram pela seleção holandesa. Jan van Beveren disputou 12 partidas com a Holanda enquanto estava sob contrato com o Sparta Rotterdam e fez um total de 32 partidas pela seleção holandesa.

Pim Doesburg se tornou o recordista em termos de jogos disputados na Eredivisie e na Copa da Holanda, mas fez apenas oito jogos com a seleção holandesa. Ele dividiu essas partidas de maneira organizada pelos clubes que atuou durante sua carreira: em quatro partidas pela seleção holandesa, ele era jogador do PSV e em outros quatro jogos ele era atleta do Sparta Rotterdam. Pim Doesburg foi o último goleiro espanhol a jogar pela seleção holandesa em junho de 1980, como reserva na Eurocopa contra a Grécia. Wim Landman se tornou o primeiro goleiro do Sparta Rotterdam a defender a seleção holandesa em 1952, jogando sete amistosos pela seleção.

Como goleiro da Eredivisie você não acaba simplesmente na pré-convocação da seleção holandesa. Desde a sua ida para o Sparta Rotterdam em 2022, Nick Olij tem contado com excelentes números ao mais alto nível. Ele evitou o maior número de gols na Eredivisie nesta temporada. Com base no modelo xGOT da Opta, o jogador do Sparta Rotterdam sofreu 2,21 gols a menos que deveria sofrer.

O modelo xGOT é a ferramente ideal para observar, do ponto de vista do goleiro, o sucesso das finalizações e a qualidade das defesas. Em outras palavras: qual é a chance de uma tentativa de gol realmente se tornar um gol. Assim como nos Gols Esperados (xG), o histórico de chutes é levado em consideração, mas no xGOT levamos em consideração onde termina a finalização.

Olhando para as oportunidades que o Sparta Rotterdam sofreu como equipe nos primeiros cinco jogos da temporada, seria esperado que os Gladiadores Alvirrubros tivessem sofrido nove gols na Eredivisie. Nick Olij que não perdeu nenhum jogo nesta temporada, teve que pegar sete bolas no fundo das suas redes. A diferença total de 2,21 é o melhor resultado positivo de todos os goleiros da Eredivisie. Mathew Ryan do aaz vem logo atrás com uma diferença de 2,16. No total, são sete goleiros que estão com saldo positivo no xGOT.

Com apenas cinco jogos disputados na Eredivisie só é possível dizer algo sobre a forma dos goleiros e não sobre o quadro mais amplo das qualidades.

Porém, se tomarmos as mesmas estatísticas do xGOT do início da temporada anterior, Nick Olij também se destaca como goleiro do Sparta Rotterdam. Graças às suas defesas, ele até sofreu mais de doze gols a menos do que seria realista dada a qualidade das finalizações. Isso significa que ele evitou pelo menos três gols a mais do que qualquer outro goleiro no mesmo período.

Nick Olij também está no topo da Eredivisie quando se trata de jogos sem sofrer gols. O goleiro holandês registou 14 jogos sem sofrer gols na Eredivisie desde o início da temporada passada. Apenas Lars Unnerstall (goleiro do FC Twente) manteve o placar limpo com mais frequência nesse período (17 vezes). Isso significa que um goleiro do Sparta Rotterdam também poderá vestir a camisa da seleção holandesa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *