No De Kuip, em Roterdã, no oeste da Holanda, o Feyenoord recebeu o AZ Alkmaar em confronto direto pela liderança. Graças a um gol contra de Javairô Dilrosun, o AZ Alkmaar saiu na frente, mas Alireza Jahanbakhsh e Marcus Pedersen foram fundamentais para o Feyenoord virar o placar e garantir os três pontos com uma vitória por 2 a 1.
Essa foi a 95ª partida entre os dois clubes, com 52 vitórias para o Feyenoord, 21 empates e 22 vitórias para o AZ Alkmaar. Em 16 de outubro de 2022, eles se encontraram pela última vez e terminou com vitória do Feyenoord por 3 a 1, no AFAS Stadion, casa do AZ Alkmaar.
🏗 Com essa vitória, o Feyenoord abriu cinco pontos de vantagem para o AZ Alkmaar, atual segundo colocado. Em caso de derrota do Ajax nesta rodada, a diferença do Stadionclub para o segundo colocado continuará de cinco pontos, mas caso o Ajax consiga somar os três pontos, a diferença do Feyenoord cairá de cinco para apenas dois pontos. Na próxima rodada, os Rotterdammers jogarão contra o Fortuna Sittard, fora de casa.
🧀 Já o AZ Alkmaar terá que encarar o SC Cambuur na próxima rodada, mas será dentro do AFAS Stadion. Os Cheeseheads estão com 44 pontos e deverão torcer por tropeços do Ajax e PSV para que não caiam para a quarta posição.
🏗 Diante de diversos problemas, Arne Slot ainda não contou com Orkun Kökçü para essa partida. O capitão e meio-campista turco ficou fora do time para a entrada de Alireza Jahanbakhsh.
📋 Feyenoord: Timon Wellenreuther, Marcus Pedersen, Lutsharel Geertruida, Quilindschy Hartman, Dávid Hancko, Quinten Timber, Mats Wieffer, Alireza Jahanbakhsh, Javairô Dilrosun, Oussama Idrissi e Santiago Giménez.
🧀 Pascal Jansen conseguiu repetir a escalação que venceu o SBV Excelsior por 5 a 0 na rodada passada da Eredivisie.
📋 AZ Alkmaar: Mathew Ryan, Yukinari Sugawara, Pantelis Hatzidiakos, Milos Kerkez, Wouter Goes, Tijjani Reijnders, Jordy Clasie, Sven Mijnans, Jens Odgaard, Vangelis Pavlidis e Jesper Karlsson.
🧀 0x1: Aos 17 minutos, Jesper Karlsson cobrou escanteio e Javairô Dilrosun tentou cortar o cruzamento para longe da meta do Feyenoord, mas o que ele fez foi exatamente o contrário. O atacante acabou jogando a bola contra o próprio patrimônio, pegando Timon Wellenreuther completamente de surpresa e deixando os Cheeseheads em vantagem.
🏗 1×1: Nos acréscimos do primeiro tempo, Oussama Idrissi recebeu a bola na ponta esquerda e cruzou na cabeça de Alireza Jahanbakhsh. O atacante pulou mais alto que Milos Kerkez e finalizou para deixar tudo igual novamente em Roterdã. Esse foi o sexto gol dele com a camisa do Feyenoord nesta temporada.
🏗 2×1: Aos 90 minutos, Marcus Pedersen acertou um lindo chute de fora da grande área. Mathew Ryan ainda tentou ir na bola, mas não alcançou e viu ela morrendo no fundo das suas redes. Esse foi apenas o primeiro gol de Marcus Pedersen com a camisa do Feyenoord nesta temporada.