O homem mais importante da seleção holandesa é Louis van Gaal, mas o treinador holandês já recebeu concorrência dentro da própria comissão técnica. Frans Hoek, o atual preparador de goleiros da Holanda, será fundamental na caminhada holandesa rumo ao título da Copa do Mundo.
Durante todo o período em que Louis van Gaal está à frente do comando da seleção holandesa, ele gosta de trazer uma atenção especial para os goleiros da Laranja. Todos os treinamentos são minuciosamente preparados tanto por Louis van Gaal quanto por Frans Hoek.
“Frans Hoek sempre me informa sobre sua opinião para cada goleiro, mas no final, a decisão é a minha” disse Louis van Gaal quando questionado sobre a preparação de seus goleiros.
Você poderia chamar essa política da seleção holandesa para goleiros de estranha, mas Frans Hoek passa a imagem de que sabe o que está fazendo.
Mesmo assim, a influência de Frans Hoek é grande na seleção holandesa. Onde os goleiros estão, ele está. Hoje voltam a treinar separados do grupo, num campo diferente, pelo menos durante os primeiros quinze minutos acessíveis à comunicação social. Frans Hoek começa a preparar as atividades, enquanto os goleiros se aquecem.
Na Holanda, Frans Hoek é conhecido como o “Ministro dos Assuntos dos Goleiros”. Sua vida é consiste em preparar goleiros. Ele pode falar sobre isso por horas em seu escritório em Zwaag, que foi transformado em um museu de goleiros. Está cheio de camisas de goleiros famosos, tem luvas com autógrafos e tem projetor. Com isso, Frans Hoek demonstra suas ideias de jogo. Para Frans Hoek, a nomenclatura de goleiro não existe mais, para ele, o nome correto deveria ser “jogador de gol”.
“Antigamente, o goleiro era um jogador solitário no campo, mas agora, o esporte mudou e o goleiro passou a ser um atleta totalmente integrado a partida. Não há mais roupas de proteção grossas, mas tecidos leves e até mangas curtas. Tornou-se uma roupa de jogador, a única diferença são as cores e as luvas. Uma transformação total” disse Frans Hoek.
Simplesmente parar uma finalização não é mais suficiente para se tornar um grande goleiro. Ao que tudo indica, Frans Hoek está buscando o goleiro perfeito para a seleção holandesa. Por muito tempo, Jasper Cillessen pareceu ser o goleiro titular da Holanda. Profundamente durante a Copa do Mundo há oito anos no Brasil e no ano passado, quando teve que substituir Justin Bijlow para a partida decisiva contra a Noruega. Jasper Cillessen irradiava calma. Quando trocou o Valência pelo NEC Nijmegen no começo dessa temporada, em busca de mais oportunidades de jogo, ele procurou conversar com Louis van Gaal e Frans Hoek. Ambos garantiram que isso não mudaria o status de Jasper Cillessen na seleção holandesa.
Mas, enquanto isso, Frans Hoek continuou a procurar um goleiro que pudesse assumir a meta holandesa. De acordo com Louis van Gaal, a seleção holandesa acompanhava quinze goleiros holandeses de perto. Ele não mencionou nome.
Durante toda essa passagem de Louis van Gaal pela seleção holandesa, não ficou claro a preferência por nenhum goleiro. Em alguns momentos, apostaram em Joël Drommel do PSV e até olharam para Tim Krul. Sem avançar, começaram a buscar de outras formas e foram parar nos estudos científicos. O ex-treinador de vôlei, Peter Murphy veio testar a velocidade de reação e a personalidade deles, também úteis para uma possível disputa de pênaltis durante a Copa do Mundo. Tim Krul não foi selecionado e não estava com vontade de viajar para a Holanda, para participar dos treinamentos específicos para goleiros. Ao recusar o convite, ele afastou qualquer possibilidade de viajar para o Catar. No seu lugar, Justin Bijlow foi chamado.
Mas durante as partidas da Liga das Nações contra a Polônia e a Bélgica, Remko Pasveer foi titular, de forma surpreendente. Mark Flekken e Jasper Cillessen permaneceram no banco, agora eles se foram da convocação final. Justin Bijlow voltou, com a próxima descoberta de Remko Pasveer e Frans Hoek: Andries Noppert. Ele está no mais alto nível do futebol profissional há apenas três anos, mas os testes e análises teria mostrado que ele tem qualidades suficientes para entrar na convocação final. O especial é que ninguém os havia notado até que Frans Hoek os avistou.
Nesta sexta-feira, em Doha, Andries Noppert estará presente, junto com Remko Pasveer e Justin Bijlow. Antigamente, os goleiros eram os jogadores que mais partidas tinham pela seleção. Nesta convocação, Remko Pasveer tem dois jogos pela seleção holandesa, Justin Bijlow seis jogos e Andries Noppert ainda não fez sua estreia. Ele se juntou aos jogadores convocados ontem à noite, mas isso não significa nada.
Muitas vezes, diversos jornalistas e ex-jogadores criticam as escolhas de Frans Hoek para a seleção holandesa, mas depois que ele coloca suas ideias em prática, todos ligam para Frans Hoek, perguntando como que ele fez o que está fazendo.
“Não tenho medo de tentar algo novo em tudo que faço. Eu tenho minhas convicções e quando vejo que um atleta se encaixa naquilo que estou buscando, aposto todas as minhas fichas” disse Frans Hoek.
Agora, todos na Holanda esperam que Frans Hoek consiga ajudar a seleção holandesa na busca por um goleiro titular na Copa do Mundo.