A Holanda abre sua Copa do Mundo na segunda-feira com a primeira partida da fase de grupos contra Senegal. Catar e Equador completam o grupo A.
“É um grupo difícil. O Senegal é o campeão da África, não podemos subestimar os outros dois países. Mas não fugimos do nosso papel. Somos muito competitivos e queremos vencer. É para isso que estamos aqui” disse Daley Blind.
O jogador do Ajax acha que está em forma, mesmo não tendo jogado como titular do Ajax nas últimas partidas.
“Antes das férias de inverno alternei partidas boas com ruins. Mas me sinto em forma e me sinto bem. Eu recebo a confiança de Louis van Gaal e sentir a confiança de um treinador como ele, representa muito para um jogador. Estou pronto” falou Daley Blind.
O defensor do Ajax tem uma relação especial com o treinador que o deixou jogar sua primeira Copa do Mundo há oito anos. Isso foi no Brasil. Daley Blind então se colocou no mapa do futebol internacional com um belíssimo cruzamento para Robin van Persie, que teve uma finalização igual fenomenal. A Holanda terminou aquela Copa do Mundo em terceiro lugar.
“Aquele mundial mudou minha vida” comentou Daley Blind.
Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, Daley Blind era um dos jovens jogadores que se apresentavam para o mundo. Ele jogou aquela Copa do Mundo com um papel completamente diferente.
“Eu tenho um papel diferente agora. Estou mais experiente, mais velho” disse Daley Blind.
Segundo Daley Blind, o sentimento do grupo na Holanda quase não mudou daquela Copa do Mundo para essa.
“Era um grupo muito unido, assim como somos agora. Naquela época, tínhamos jogadores muito experientes como Wesley Sneijder, Arjen Robben, Robin van Persie e Nigel de Jong. Nosso atual grupo tem características diferentes. É quase um time de amigos” disse Daley Blind.
O lateral esquerdo está contente com o retorno de Louis van Gaal para a seleção holandesa. O treinador parece afiado. Como ele sempre foi. Mesmo nas condições mais difíceis.
“Não foi fácil receber a notícia de que ele estava gravemente doente. Especialmente porque ele não mostrou nada durante os períodos em que tivemos juntos. Só posso ter muito respeito e admiração por isso” disse Daley Blind.
Mas se a situação de Daley Blind é confortável na seleção holandesa, ele não pode dizer o mesmo no Ajax. Desde que foi substituído aos 58 minutos na partida pela UEFA Champions League contra o Liverpool, na Johan Cruijff ArenA em 26 de outubro, Daley Blind dificilmente entrou em campo no time de Alfred Schreuder. Ele assistiu toda a partida contra o PSV e Rangers FC do banco de reservas. Nas duas partidas seguintes, ele entrou no segundo tempo contra o Vitesse e FC Emmen.
Após anos como titular indiscutível no Ajax, ele foi usado como o alvo da torcida e da imprensa holandesa para o baixo rendimento dos Godenzonen.
“Já foi dito e escrito muito sobre o Ajax e sobre mim. Isso não é fácil de ler e ouvir. Todos nós sabemos que as coisas precisam melhorar urgente no Ajax. Eu amo o clube, sempre dou tudo, sou um grande jogador do Ajax, então isso machuca. Acho muito chato tudo que está acontecendo no Ajax e estou decepcionado com isso. Mas virei a chave desde que cheguei aqui no Catar com a seleção holandesa. Quero dá tudo de mim e ajudar a nossa seleção” comentou Daley Blind.