SELEÇÃO HOLANDESA

O novo recomeço de Matthijs de Ligt na seleção holandesa e no Manchester United

Nova rodada, novas oportunidades e também novos testes para Matthijs de Ligt. Sob o comando de Erik ten Hag, ele espera voltar ao seu nível mais alto no Manchester United e Ronald Koeman deu-lhe a chance contra a Bósnia E Herzegovina depois ser chamado para a Eurocopa e não entrar em campo. Mas seu novo começo não foi perfeito.

Matthijs de Ligt tem 25 anos e já tem no currículo clubes como Ajax, Juventus, Bayern de Munique e agora Manchester United. E ele também está a apenas cinco partidas para completar 50 jogos com a camisa da seleção holandesa. Apesar de toda essa experiência, Matthijs de Ligt também sabia que seria titular contra a Bósnia E Herzegovina, em um jogo da UEFA Nations League, e era um momento importante para o futuro da sua carreira como jogador da seleção holandesa.

“Eu sei que estou sendo testado. Não que me pareça assim, pessoalmente, mas o fato é que não joguei nenhum minuto na Eurocopa e agora tenho novamente a oportunidade” disse Matthijs de Ligt.

O zagueiro tinha apenas dezessete anos quando estreou pela seleção holandesa, como um grande talento em crescimento que conquistou a Europa com o Ajax. Em 2024, ele já disputou três grandes competições com a Holanda. Na Eurocopa de 2020, a seleção holandesa foi eliminada pela República Tcheca nas oitavas de final, em parte devido a um cartão vermelho de Matthijs de Ligt. Na Copa do Mundo do Catar, ele só foi titular na estreia contra Senegal e só entrou por alguns minutos contra os Estados Unidos. Já na Eurocopa desse ano, na Alemanha, Ronald Koeman não o acionou em nenhuma partida.

Tendo em vista o novo ciclo que Ronald Koeman iniciou com a seleção holandesa rumo à Copa do Mundo de 2026, a titularidade de Matthijs de Ligt contra a Bósnia E Herzegovina deveria ser vista de uma perspectiva mais ampla. Será que em breve ele será um dos pilares da nova seleção holandesa na Copa do Mundo de 2026? Ele terá 27 anos. Matthijs de Ligt viu Ronald Koeman formar a dupla de zagueiros da Holanda na Eurocopa com Virgil van Dijk e Stefan de Vrij. Nestes dois jogos da UEFA Nations League, Stefan de Vrij não foi convocado devido uma lesão.

Ronald Koeman possui diversas opções para formar a dupla de zagueiros da seleção holandesa. Virgil van Dijk, Micky van de Ven, Nathan Aké, Jurriën Timber, Jorrel Hato, Jan Paul van Hecke e Lutsharel Geertruida, são algumas das boas opções do treinador holandês.

Ronald Koeman já havia informado que teria interesse em ver Virgil van Dijk e Micky van de Ven lado a lado na defesa da Holanda, mas o defensor do Tottenham precisou ser cortado da convocação devido uma lesão. Ronald Koeman acredita que estes jogos da seleção é um momento para Matthijs de Ligt se mostrar.

“É claro que gostaria de ver Matthijs de Ligt atingindo o nível que todos sabemos que ele tem” disse Ronald Koeman.

Nesse sentido, Matthijs de Ligt não fez o melhor jogo contra a Bósnia E Herzegovina. Com o primeiro gol sofrido, houve total falta de comunicação entre Xavi Simons, Matthijs de Ligt e Virgil van Dijk. Mas o segundo gol da Bósnia E Herzegovina, foi um erro grosseiro de julgamento de Matthijs de Ligt.

“Eu acho que fiz um bom jogo, mas me culpo demais pelo segundo gol que sofremos. É uma fração de segundos e eu não consegui tomar a melhor decisão. Isso me dá a sensação ruim, mas fora isso tenho que tentar ver os aspectos positivos. Esse momento acontece às vezes, também aconteceu no meu auge. Então você está de volta e indo muito bem. Portanto, não deveria me preocupar” comentou Matthijs de Ligt.

Matthijs de Ligt também tentou aproveitar finalmente os noventa minutos na seleção holandesa. A última vez em que ele jogou 90 minutos pela seleção holandesa, foi em um amistoso contra a Alemanha, em março. Pouco antes da Eurocopa, Ronald Koeman escolheu Stefan de Vrij como parceiro de Virgil van Dijk na defesa.

Matthijs de Ligt que teve uma boa conversa com Ronald Koeman sobre a Eurocopa, na qual não foi discutido por um minuto.

“Na verdade, é muito simples. Ele escolheu outra pessoa e isso é seu direito. Ele agora não espera nada além do normal, que eu o ajude a vencer as partidas” disse Matthijs de Ligt.

Ainda não está claro se ele receberá novamente a confiança de Ronald Koeman na partida da UEFA Nations League contra a Alemanha, na terça-feira, contra o país de muitos ex-companheiros do Bayern de Munique. Ele deixou a Alemanha para se juntar a Erik ten Hag no Manchester United, junto com Noussair Mazraoui.

“Está indo muito bem, estou gostando dessa mudança. É um grande clube” disse Matthijs de Ligt.

Contra o Liverpool, Arne Slot, Virgil van Dijk, Ryan Gravenberch e Cody Gakpo, Matthijs de Ligt conquistou sua primeira vaga como titular e teve que lidar imediatamente com as leis no topo da Premier League. Individualmente, Matthijs de Ligt se destacou de forma positiva. Antes disso, o Manchester United já havia perdido por 2 a 1 para o Brighton & Hove Albion, quando Matthijs de Ligt entrou como reserva. Os comandados de Erik ten Hag venceram apenas o Fulham nesta temporada, com Matthijs de Ligt como reserva.

“É claro que é difícil perder dois jogos em sequência, principalmente quando você veste a camisa de um clube como o Manchester United. Mas acho importante que como pessoa, eu também goste do ambiente e do clube, talvez isso é o mais importante. Nós esperamos que possamos voltar a vencer nas próximas semanas. Eu gosto mais do país do que esperava. O tempo não está bom e ainda estou em um hotel, mas espero poder me mudar para a minha própria casa em breve. Então realmente começar a me adaptar a cidade. É muito bom trabalhar com Erik ten Hag, porque ele sabe o que posso entregar. Mas também era bom trabalhar com Thoms Tüchel no Bayern de Munique. Joguei tudo no final, assim como em determinado momento sob o comando de Julian Nagelsmann. O treinador é importante, mas é mais o desafio que vi na Premier League, a liga mais difícil do mundo. Estou lá para crescer em uma equipe que quer voltar a mandar. Acho que é um desafio muito bom” finalizou Matthijs de Ligt.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *