SELEÇÃO HOLANDESA

PSV e os seus problemas defensivos

#PSVSPA

A tensão está aumentando em Eindhoven. Até os últimos dias da janela de transferências, Earnest Stewart está ocupado em busca de reforços para a defesa do PSV e batalhando para manter Olivier Boscagli e Walter Benítez no elenco. O que a defesa do atual campeão da Eredivisie precisa?

O fato de o PSV manter Olivier Boscagli no clube já não era novidade. Na semana passada, em uma explicação sobre as qualidades do defensor, deixamos claro que o PSV não quer perder o principal nome da sua defesa. Simplesmente importante demais no futebol ofensivo de Peter Bosz. Com seu excelente passe, Olivier Boscagli costuma estar no início do ataque. Além disso, o inteligente jogador de 26 anos, é o líder da defesa.

Como no futebol tudo muda sob pressão e com muito dinheiro, ainda é preciso fazer uma reserva. Se o Brighton & Hove Albion voltar com uma nova oferta que o PSV não consiga recusar, o conselho fiscal da equipe de Eindhoven talvez pressionasse a administração a aceitar ter que vender o jogador que tem contrato se encerrando ao final desta temporada.

Resta saber como Olivier Boscagli, que sem dúvida ficará muito decepcionado, agirá a seguir. Mas supondo que o zagueiro fique se comporte profissionalmente, como sempre fez, o que mais Earnest Stewart quer e precisar fazer nestes últimos dias de janela para fortalecer sua defesa?

Em uma situação ideal, Peter Bosz terá duas boas opções para todas as posições da sua defesa. E o treinador prefere ter defensores multifuncionais que possam ser implantados em diversas posições. Jordan Teze, André Ramalho, Armel Bella-Kotchap, Shurandy Sambo e Patrick van Aanholt deixaram Eindhoven. E neste momento, Armando Obispo, Mauro Júnior e Sergiño Dest continuam lesionados.

No entanto, se espera que os dois primeiros estejam novamente à disposição de Peter Bosz após as próximas partidas da seleção holandesa em setembro. Sergiño Dest está se recuperando de uma lesão no ligamento cruzado e provavelmente só retornará no começo de 2025. Se incluirmos as lesões nos números, o PSV conta atualmente com seis defensores no elenco. São eles: Ryan Flamingo, Olivier Boscagli, Fredrik Oppegård e o já citado Armando Obispo, Mauro Júnior e Sergiño Dest.

Peter Bosz utiliza o meio-campista Richie Ledezma como lateral direito e o jovem Matteo Dams sempre ocupa a última linha. Vamos deixá-los de fora por enquanto, pois é pouco provável que o PSV entre na UEFA Champions League com eles no time titular.

Dados os números e a pressão que Earnest Stewart sofre nesse momento, o dirigente deve contratar pelo menos mais dois defensores, sendo um deles um lateral direito e um zagueiro. Porque atrás do Ryan Flamingo, Peter Bosz não tem ninguém e colocar Jerdy Schouten ali é realmente uma solução emergencial que de qualquer forma não vai colocar um sorriso no rosto do jogador.

Com Mauro Júnior – e depois da reabilitação também Sergiño Dest – o PSV conta com jogadores que podem atuar nas duas posições defensivas. O brasileiro já provou isso sob o comando de Roger Schmidt. Se estiver em forma, Mauro Júnior é o décimo segundo jogador ideal para Peter Bosz, que pode utilizar em ambos os lados, sabendo que também pode posicionar o jogador em qualquer lugar no meio de campo.

Mas o ponto crucial da frase anterior é a palavra ajuste. E o que é o caso de Mauro Júnior, também se aplica a Armando Obispo, ambos têm se mostrado muito propensos a lesões nas últimas temporadas. Ambos muito úteis, especialmente em largura, mas ainda muitas vezes ausentes devido a problemas físicos. Eles não provaram ser confiáveis nesse aspecto.

Earnest Stewart certamente levará isso em consideração em suas anotações sobre como e com quem fortalecer seu elenco. Não foi à toa que o clube chegou à conclusão de que o PSV prefere contratar um lateral esquerdo além de um lateral direito e um zagueiro.

Na quarta-feira, os jornais da Holanda informaram em tom de brincadeira que o PSV também se tornaria campeão da Holanda com sua defesa atual. É claro que isto tem tudo a ver com o excedente de qualidade e extremo poder ofensivo que Peter Bosz tem à sua disposição no meio de campo e no ataque.

Com Jerdy Schouten, Joey Veerman, Malik Tillman, Ismael Saibari, Guus Til, Noa Lang, Luuk de Jong, Johan Bakayoko, Hirving Lozano, Ricardo Pepi e Couhaib Driouech no elenco, esta temporada será garantidamente um festival de gols para o PSV, principalmente na Eredivisie. Nos três primeiros jogos, a equipe de Peter Bosz já marcou quinze vezes. Sim, contra clubes menores como RKC Waalwijk, Heracles Almelo e Almere City FC. No entanto, na temporada passada, o PSV também marcou 23 gols nos jogos principais contra o Feyenoord, Ajax, AZ Alkmaar e FC Twente. E embora a Johan Cruijff Schaal tenha sido perdida para o Feyenoord nesta temporada, o PSV também marcou quatro gols contra a equipe de Roterdã.

Com uma defesa bem defasada, tecnicamente, a teoria de Johan Cruijff se aplica: se você marcar um gol a mais do que seu oponente, você sempre vencerá. Ou seja: o PSV pode sofrer alguns gols com o poder ofensivo que tem em mãos isso será compensado. A conclusão pode ser: na Eredivisie tecnicamente limitada, o PSV pode conseguir sofrer poucos gols.

Claro, é por isso que Earnest Stewart não reforçou ainda mais sua defesa. O diretor de futebol prega o cuidado antes da velocidade. Earnest Stewart continuará buscando qualidade até o fim. Isso foi possível tendo em conta o calendário do PSV neste início de temporada. E no próximo final de semana a partida contra o Go Ahead Eagles, no Philips Stadion, não deve ser um problema. Se forem doze pontos em quatro jogos, então Earnest Stewart apostou e deu certo.

É muito provável que o americano já tivesse contratado defensores se a equipe de Eindhoven estivesse disputando os play-offs da UEFA Champions League. Agora isso não foi necessário. Isto não altera o fato de que o PSV também quer ter um bom desempenho na UEFA Champions League. Isso parece quase impossível com os atuais problemas defensivos.

Afinal, Richie Ledezma não é lateral direito e não tem experiência para ajudar o PSV na UEFA Champions League. Fredrik Oppegård também não tem isso e não provou ser estável nem na Eredivisie. Ryan Flamingo já mostrou na Eredivisie que é uma peça importante para o PSV. Defensivamente, ele ainda precisa crescer até o nível exigido do PSV. E na UEFA Champions League, Ryan Flamingo é novo e com certeza terá que se acostumar com a fase e o nível muito superior da Eredivisie. Somente Walter Benítez e Olivier Boscagli podem contar a confiança de Peter Bosz para jogos ao nível da UEFA Champions League.

Esse tempo está se esgotando. As principais competições terão suas janelas se encerrando ao final desta sexta-feira. Então todos os olhos estarão voltados para Earnest Stewart. O americano fez ótimas contratações na temporada passada, resultando em um elenco forte e a conquista da 25ª Eredivisie. Os impacientes torcedores do PSV podem tirar confiança disto.

Para Earnest Stewart, o momento da entrega chegou. O próprio diretor sempre manteve a calma.

Embora Earnest Stewart pareça está completando a lista com calma, algumas coisas obviamente não deram certo. Sepp van den Berg é um exemplo disso, mas o PSV também gostaria de contratar Mikayil Faye. Este último porque poderia atuar tanto como zagueiro quanto como lateral esquerdo. O PSV foi derrotado pelo Brentford e Rennes nos casos acima.

O PSV está totalmente empenhado na chegada de Ko Itakura há algum tempo, mas o Borussia Mönchengladbach tomou uma posição neste caso, tal como o PSV fez no caso Olivier Boscagli. Pelo menos quinze milhões de euros terão de ser pagos pelo defensor japonês de 27 anos e o clube alemão na verdade não quer perdê-lo, o que tem dificultado a sua chegada. O PSV apresentou agora uma oferta de 15 milhões de euros, mas ainda não recebeu a resposta do Borussia Mönchengladbach.

Os nomes de Renan Lodi e Nicola Zalewski já foram citados diversas vezes. Mas já há algum tempo que existem sérias dúvidas sobre a contratação de ambos. Por exemplo, Renan Lodi, um lateral esquerdo brasileiro de 26 anos, tem um salário enorme no Al-Hilal. O PSV só queria contratá-lo por empréstimo, mas a chance de isso acontecer não é grande. Enquanto o PSV fez uma oferta à AS Roma por Nicola Zalewski, de 22 anos. Até agora não saiu qualquer novidade da AS Roma em relação a Nicola Zalewski.

Portanto, continua emocionante até o último momento para Peter Bosz, por exemplo, mas também para os torcedores do PSV. Porque, dado o histórico de Earnest Stewart na última temporada, é altamente concebível que ele surja com algumas contratações para a defesa. Na temporada passada foram Armel Bella-Kotchap e Sergiño Dest, embora o PSV quase não tenha utilizado Armel Bella-Kotchap devido uma lesão no ombro.

Dentro de mais alguns dias o equilíbrio poderá ser retomado e os torcedores do PSV saberão se Earnest Stewart conseguiu dar ao seu treinador uma defesa de melhor qualidade do que na temporada passada.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *