SELEÇÃO HOLANDESA

NEC Nijmegen receberá valor na venda de Ferdi Kadıoğlu ao Brighton & Hove Albion

Ferdi Kadıoğlu

O Fenerbahçe confirmou que Ferdi Kadıoğlu está prestes a ser transferido para a Premier League. O clube turco anunciou em comunicado que dará espaço para o ex-jogador do NEC Nijmegen concluir sua ida para o Brighton & Hove Albion.

Segundo relatos ingleses, o Brighton & Hove Albion pagará algo em torno de 30 milhões de euros, mais cinco milhões de euros em bônus. Segundo os turcos, a decisão agora está nas mãos de Ferdi Kadıoğlu.

“Ferdi Kadıoğlu está liberado para prosseguir com as negociações com o Brighton & Hove Albion. Ele também será submetido a exames médicos na Inglaterra” disse o Fenerbahçe em comunicado divulgado no seu site.

Ferdi Kadıoğlu, nascido em Arnhem, vem da academia de juniores do NEC Nijmegen, pelo qual disputou setenta partidas no time titular. Em 2018, ele foi vendido ao Fenerbahçe por um milhão e meio de euros. Nesse período na Turquia, ele deixou de ser um lateral defensivo para se tornar um lateral ofensivo e um meio-campista. Depois de mais de duzentas partidas, isso resultou em uma transferência para o Brighton & Hove Albion.

Ferdi Kadıoğlu disputou várias partidas pelas seleções de base da Holanda, mas agora tem vinte partidas com a camisa da Turquia. Em Brighton & Hove Albion, ele jogará junto com Bart Verbruggen Joël Veltman, Jan Paul van Hecke e Mats Wieffer.

Quem se beneficiará e muito com essa negociação é o NEC Nijmegen. Já se passaram seis anos desde que Ferdi Kadıoğlu deixou o NEC Nijmegen para assinar com o Fenerbahçe. O defensor deixou o NEC Nijmegen aos 18 anos, depois de duas temporadas em alto nível com a camisa dos Nijmegenaren. Naquela época, o NEC Nijmegen vendeu Ferdi Kadıoğlu por pouco menos de dois milhões de euros.

Na época, havia muitas dúvidas sobre a ida dele para o Fenerbahçe. Aos 18 anos, indo para um grande clube da Turquia, isso foi sensato? Durante algum tempo parecia que o defensor não conseguiria conquistar seu espaço, mas Ferdi Kadıoğlu se mostrou resiliente e determinado: tinha de conseguir e iria conseguir. Isso funcionou, de uma forma que poucos imaginavam. Ao longo dos anos, Ferdi Kadıoğlu passou de número 10 criativo a lateral versátil. Isso lhe rendeu a estreia na seleção da Turquia há dois anos, pela qual já atuou em vinte oportunidades.

Mais de 200 jogos depois pelo Fenerbahçe, não faltou interesse. Isto já acontecia há um ano e o NEC Nijmegen já esperava uma venda, mas a paciência do NEC Nijmegen foi testada durante um ano. Agora, Ferdi Kadıoğlu está finalmente realizando a transferência dos sonhos para a Premier League. Brighton & Hove Albion pagará um valor de 30 milhões de euros.

Embora o NEC Nijmegen não faça quaisquer declarações sobre isso, fontes do clube e da Turquia sabem que o NEC Nijmegen e o Fenerbahçe concordaram com uma percentagem de revenda de dez por cento dos lucros em 2018. Com uma taxa de transferência de 30 milhões de euros, isso dá ao NEC Nijmegen mais de 2,8 milhões de euros. Além disso, o clube tem direito a uma contribuição solidária. No total, isso equivale a 5% da taxa de transferência, mas como Ferdi Kadıoğlu deixou o NEC Nijmegen aos 18 anos, cerca de 2.5% da taxa total de venda vai para o NEC Nijmegen. Isto equivale a quase 800 mil euros. No total, o NEC Nijmegen deverá receber algo em torno de 3 milhões e meio de euros.

Certamente não é a primeira vez em que o NEC Nijmegen se beneficia de uma revenda. Por exemplo, quando Jasper Cillessen foi vendido do Ajax para o FC Barcelona em 2016, Arnaut Danjuma Groeneveld quando deixou o Club Brugge para o AFC Bournemouth e o AZ Alkmaar teve que transferir dinheiro para o NEC Nijmegen quando o clube de Alkmaar vendeu Alireza Jahanbakhsh para o Brighton & Hove Albion em 2018. Com quase um milhão e meio, Ferdi Kadıoğlu não é uma das vendas mais caras da história do NEC Nijmegen, mas com este dinheiro extra ele agora pertence a essa lista.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *