SELEÇÃO HOLANDESA

Mesmo após uma mudança completa, o Heracles Almelo segue em desenvolvimento

Erwin van de Looi

Após 24 mudanças, a maior agitação desta janela de transferências ficou com o Heracles Almelo. O clube viveu um verão turbulento e só agora pode realmente começara a construir o time. Na preparação para o jogo em casa contra o Willem II, Erwin van de Looi fala sobre os últimos meses e o início da temporada do Heracles Almelo.

Nico-Jan Hoogma ficará feliz se tiver uma folga no dia 3 de setembro. O diretor de futebol do Heracles Almelo trabalhou durante várias horas nos últimos meses para moldar a transformação do elenco. Heracles Almelo liberou treze jogadores e contratou onze atletas. Grande parte do elenco que jogou no Heracles Almelo na temporada passada foi praticamente embora. O Heracles Almelo fez essa reformulação de forma consciente, pois após o difícil retorno à Eredivisie, o time teve que ser reformulado.

Nos primeiros jogos da temporada da Eredivisie, Erwin van de Looi colocou muitos jogadores novos em campo. Damon Mirani e Ivan Mesík formam a dupla de zagueiros. Daniël van Kaam e Shiloh ‘t Zand foram contratados para o meio de campo. Mimeirhel Benita e Juho Talvitie cobre o lado direito do Heracles Almelo, e Lorenzo Milani também fez sua estreia. Jogadores que jogaram muitos minutos em Almelo na temporada passada, com Emil Hansson, Michael Brouwer, Jetro Willems, Marko Vejinović, Mohamed Sankoh e Ajdin Hrustic, não estão mais no clube.

Erwin van de Looi deve admitir honestamente que perdeu a conta de quantos jogadores deixaram o Heracles Almelo.

“Eu não sei exatamente. Foi bastante difícil. Esta é uma situação diferente de quando você consegue três ou quatro novos jogadores para se encaixar. Agora quase tudo é diferente, do goleiro ao atacante. Mas acho que essa transição foi necessária. Não foi sem razão que passamos por momentos tão difíceis no ano passado. São poucos os meninos que carregam consigo a bagagem da temporada passada. Isso não significa que as coisas serão simplesmente mais fáceis este ano, mas a longo prazo este é o caminho que devemos seguir” disse Erwin van de Looi.

“Nós queremos fazer de uma forma diferente. Nós queremos que mais jogadores mais jovens criem mais valor em campo. Nós também queremos jogar futebol de uma maneira diferente. Mais à frente, com mais dinâmica. Até agora você pode ver que nossos meio-campistas conseguem percorrer as distâncias com mais facilidade. Isso nos torna melhores na pressão, mas também temos a capacidade de jogar na segunda bola se o adversário jogar a bola longa. De qualquer forma, devido a todas as mudanças, o primeiro jogo da Eredivisie pareceu um excelente começo de preparação, mas tivemos que começar a trabalhar imediatamente” disse Erwin van de Looi.

Heracles Almelo teve uma pré-temporada complicada. Pela falta de contratações, mas também pelas lesões de Justin Hoogma, Stijn Bultman e Jizz Hornkamp. Erwin van de Looi disse após o primeiro treino em junho que agora poderia finalmente trabalhar a forma de jogar que queria aprimorar. O treinador queria deixar mais sua marca, mas aos poucos percebeu que não teve muito sucesso.

“Ainda estamos nesse processo. Nas primeiras partidas às vezes dá para perceber que há futebol nesta equipe. Ao deixar a minha marca, me refiro a um time mais disciplinado em campo, com mais atitude e intensidade. Acho que até agora está bom e temos que continuar assim. Defensivamente estamos numa posição razoável, ainda temos que provar isso diversas vezes. Nós apenas começamos, então não podemos falar muito sobre isso ainda” falou Erwin van de Looi.

As coisas estão agora calmas em Almelo em termos de transferências. Finalmente, Erwin van de Looi quase diria: “Foi realmente turbulento desde o final da temporada passada até o primeiro jogo contra o Sparta Rotterdam. Se tratava apenas de jogadores que estavam saindo e chegando. Faz parte disso, mas não tão extremo como foi aqui. Durante as férias eu ligava constantemente para falarmos sobre os jogadores. Não é exatamente isso que você quer como clube. Em algum momento você também quer um pouco de estabilidade. Algumas mudanças são boas, mas isso foi demais. Esse não é o que queremos fazer em todo começo de temporada” disse Erwin van de Looi.

O último contratado foi Suf Podgoreanu. O atacante israelense de apenas 22 anos foi emprestado pelo Maccabi Haifa. O atacante de 1 metro e 93 de altura irá brigar com Bryan Limbombe.

“Nós estávamos procurando alguém com um pouco mais de porte físico e altura. Nós tivemos sucesso com Suf Podgoreanu. Ele também tem velocidade e profundidade, que também são armas importantes. Ele vem de uma competição forte. Ele também disputou competições europeias. Espero que ele nos torne melhores. Nós estávamos precisando reforçar esse setor” comentou Erwin van de Looi.

Além disso, Erwin van de Looi espera mais algumas contratações. O clube espera dizer adeus a jogadores como Antonio Satriano e Sylian Mokono para reduzir um pouco o elenco.

“Não espero que nenhum dos atuais jogadores titulares nos deixe. Nós temos vários jovens jogadores no elenco e isso só pode ser uma coisa boa. Na preparação começamos com um pequeno grupo e eles tiveram a oportunidade. Alguns também aproveitaram a oportunidade, mas têm que continuar jogando. Felizmente, eles podem fazer isso com o Sub21, se não tiverem muitas oportunidades conosco” disse Erwin van de Looi.

Como disse, Erwin van de Looi ainda não pode tirar muitas conclusões dos primeiros jogos da temporada, mas olha para trás com boas sensações no jogo fora de casa contra o Sparta Rotterdam e no jogo em casa contra o PSV.

“Nós conseguimos um grande ponto contra o Sparta Rotterdam, especialmente quando você vê onde estávamos. Não fizemos nenhuma preparação que nos faça pensar: agora sabemos onde estamos. Então um ponto contra o Sparta Rotterdam é muito bom. As expectativas da maioria das pessoas em relação ao PSV não eram muito elevadas, mas estivemos bem. Depois todos falaram do PSV, mas jogámos bem e mantivemos o jogo até o fim. Nós tivemos muitas oportunidades de somar pontos” comentou Erwin van de Looi.

O jogo em casa de domingo contra o Willem II é um desafio diferente para o Heracles Almelo.

“Este jogo não pode ser comparado aos dois primeiros. Agora também temos que ter boa posse de bola e tentar liberar o Willem II. Eles têm quatro pontos, começaram de forma excelente e chegam aqui com boas sensações. Eles vão pensar: não precisamos, podemos apenas esperar. Para nós esse é um nível de dificuldade diferente. Talvez mais alto do que contra o PSV. É claro que o PSV é um adversário melhor, mas temos que definir o ritmo contra o Willem II. Nesse aspecto, estou curioso para ver até onde chegamos e se também somos bons” disse Erwin van de Looi.

Erwin van de Looi não segue o exemplo do Go Ahead Eagles, que perdeu por 2 a 0 em Tilburg na semana passada. Durante a reunião preparatória, o treinador explicou a formação de Deventer e isso se refletiu durante o treino de sexta-feira, quando Erwin van de Looi interrompeu brevemente o treinamento.

“Agora é Go Ahead Eagles. Você não deve subestimar o Willem II e tive a sensação de que o Go Ahead Eagles fez isso. Eles jogaram em um ritmo muito lento e acompanharam o jogo do Willem II. Eles não correram fundo o suficiente, não colocaram pressão suficiente. O Willem II pode jogar futebol muito bem, você sabe. O Go Ahead Eagles colocou pouca energia e nisso permitiu que o Willem II jogasse futebol com muita facilidade” finalizou Erwin van de Looi.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *