Em Amsterdã, na Johan Cruijff ArenA, no oeste da Holanda, o Ajax recebeu a visita do Panathinaikos pelo jogo da volta da fase preliminar da UEFA Europa League. O Ajax venceu o primeiro jogo na Grécia por 1 a 0, com gols de Steven Berghuis, mas na Holanda, os Godenzonen perderam por 1 a 0. Nas cobranças de pênaltis, mesmo Brian Brobbey perdendo duas cobranças, o Ajax conseguiu errar menos que os gregos e avançaram para a última fase eliminatória antes da fase de grupos.
Os Godenzonen jogarão contra o Jagiellonia Białystok da República Tcheca. Caso o Ajax consiga avançar, garantirá sua vaga na fase de grupos, em caso de derrota, os Godenzonen disputarão a UEFA Europa Conference League. O próximo compromisso dos Ajacieden será contra o NAC Breda, fora de casa.
🔴 AFC Ajax: Francesco Farioli fez descansar seis jogadores durante a partida deste final de semana contra o SC Heerenveen. Devyne Rensch, Jorrel Hato, Jordan Henderson, Kenneth Taylor, Kian Fitz-Jim e Carlos Forbs voltaram ao time titular nas vagas de Anton Gaaei, Dies Janse, Sivert Mannsverk, Branco van den Boomen, Kristian Hlynsson e Mika Godts.
🟢 Panathinaikos: Pelo lado dos gregos, Diego Alonso fez apenas uma alteração. O Panathinaikos não teve nenhum compromisso neste último final de semana. Fotis Ioannidis entrou na vaga de Alexander Jeremejeff.
🟢 0x1: Aos 89 minutos, o Panathinaikos marcou o gol que levou a partida para a prorrogação. Jordan Henderson cortou errado a bola da grande área do Ajax. Tetê precisou finalizar duas vezes para acertar o fundo das redes de Remko Pasveer.
❌ 🔴 PENALIDADES: O Ajax só conquistou a classificação para a fase preliminar final da UEFA Europa League após uma sequência de 34 cobranças de pênaltis. Daniel Mancini, Nemanja Maksimović, Sverrir Ingason e Filip Mladenović perderam as penalidades para o Panathinaikos. Já Brian Brobbey (2x), Bertrand Traoré e Youri Baas perderam suas respectivas cobranças. Mas Anton Gaaei apareceu na última cobrança para garantir a classificação dos holandeses.