SELEÇÃO HOLANDESA

Bem-vindo à Turquia, Giovanni van Bronckhorst!

Giovanni van Bronckhorst

Giovanni van Bronckhorst enfrentará uma missão desafiadora no Beşiktaş JK. O clube perdeu espaço na Turquia par Galatasaray e Fenerbahçe nos últimos anos, tanto financeiramente como esportivamente. A sua contratação na Turquia trará de volta memórias dos seus primeiros dias no Feyenoord, quando foi nomeado treinador durante a temporada em que o clube terminou em quarto lugar sob o comando de Fred Rutten e foi eliminado pelo SC Heerenveen na Europese Tickets Eredivisie.

E há algumas semanas, o vice-presidente do Beşiktaş JK revelou que o clube estava trabalhando para contratar José Mourinho. Hüseyin Yücel disse que estavam trabalhando nos bastidores para garantir o patrocínio que pagará o salário de José Mourinho. Em qualquer caso, as exigências salariais do treinador português não foi um obstáculo. Em abril, o Beşiktaş JK teve uma reunião com José Mourinho, durante a qual foi acordado que uma segunda reunião ocorreria depois. No final das contas, José Mourinho escolheu o Fenerbahçe. Financeiramente, o Fenerbahçe tem melhores condições para montar um elenco mais robusto e José Mourinho continuar brigando por títulos.

Giovanni van Bronckhorst enfrenta um grande desafio. O Beşiktaş JK ficou significativamente atrás dos seus principais concorrentes, Galatasaray e Fenerbahçe. Esses clubes possuem mais recursos à sua disposição, o que é visível na composição dos seus elencos, no desempenho da temporada passada e nas opções de investimentos. A escolha não foi difícil para José Mourinho.

Ao mesmo tempo, as tentativas do Beşiktaş JK de trazer José Mourinho mostram quão grandes são as ambições do clube. Nas últimas semanas também foram feitos contatos com outros treinadores renomados. Segundo a mídia turca, o Beşiktaş JK conversou com Xavi e Mauricio Pochettino, entre outros. Esta é uma das razões pelas quais Giovanni van Bronckhorst teve que esperar um pouco antes que o Beşiktaş JK entrasse em contato novamente, após a primeira conversa, em janeiro. Ele foi considerado a alternativa mais razoável por várias semanas caso o clube não conseguisse atrair um grande treinador.

Esta realidade quase surreal confronta cada novo treinador com grandes expectativas. Embora Giovanni van Bronckhorst tenha assinado um contrato de três temporadas, oficialmente duas temporadas com opção de renovação para mais uma temporada, ele não tem tempo para construir algo. O Beşiktaş JK, dezesseis vezes campeão da Turquia, quer participar novamente da disputa pelo título do Campeonato Turco. Esta é a mensagem comunicada pelos conselheiros nos últimos dias.

O plano era obter rapidamente clareza sobre a comissão técnica, para que pudesse ser feito um trabalho direcionado na formação do grupo de jogadores para a próxima temporada. A análise da temporada anterior mostrou que o Beşiktaş JK completou o elenco tarde demais, fazendo com que o clube ficasse para trás desde o começo. O objetivo agora é que Giovanni van Bronckhorst possa ir para a pré-temporada com um elenco completo de jogadores por volta de 10 de julho e aproveitar as primeiras semanas para começar a temporada de forma mais estruturada.

Pelo menos essas são as intenções. A realidade é que os principais clubes do campeonato turco competem frequentemente pelos mesmos jogadores e a liga turca é um paraíso para empresários que querem vender estrelas renomadas. No ano passado, o Beşiktaş JK se fortaleceu com um grupo diversificado de jogadores. Daniel Amartey (Leicester City), Alex Oxlade-Chamberlain, Ante Rebic (AC Milan), Eric Bailly (Manchester United) e o ex-jogador do AZ Alkmaar, Jonas Svensson (Adana Demirspor). Além disso, os turcos se fortaleceram com Milot Rashica (Norwich City), Bakhtiyor Zaynutdinov (CSKA Moskou), Jean Onana (Lens), Arthur Masuaku (West Ham United) e Ernest Muçi (Légia de Varsóvia). No período de transferências de inverno, Joe Worrall (Nottingham Forest) e Al-Musrati (Sporting Braga) foram contratados por empréstimo.

O Beşiktaş JK terminou em sexto lugar no campeonato turco na temporada passada, significativamente atrás do rival de Istambul. O fato de a desvantagem para o campeão Galatasaray e para o Fenerbahçe (2ª colocado) ser de quase 50 pontos apela à imaginação e originou cenas caóticas no banco de reservas. Senol Günes começou a temporada como treinador, mas foi demitido em outubro. Burak Yilmaz o substituiu, mas deixou o cargo após 31 dias e cinco partidas. Depois disso, Riza Çalimbay foi o treinador por sete partidas. Após a sua saída, Serdar Topraktepe, treinador do Sub19, foi transferido enquanto se aguardava a chegada de Giovanni van Bronckhorst e Jean-Paul van Gastel. Quando esse processo demorou muito, o clube mudou para Fernando Santos. O treinador português foi demitido em abril, após o qual Serdar Topraktepe terminou a temporada e venceu a Copa da Turquia. Serdar Topraktepe atuará como um dos assistentes de Giovanni van Bronckhorst, uma jogada inteligente porque conhece bem a competição turca e tem uma visão dos talentos que estão sendo formados nas categorias de base do clube turco.

Um dos melhores jogadores do Beşiktaş JK é Semih Kiliçsoy. O atacante de 18 anos, que estreou na seleção turca esta semana no amistoso contra a Itália. O atacante já marcou onze gols no campeonato turco desta última temporada e foi incluído na seleção turca para a Eurocopa. Semih Kiliçsoy assinou novo contrato em janeiro, é considerado um dos maiores talentos do país e já desperta o interesse de grandes clubes europeus. Seria uma grande oportunidade para Giovanni van Bronckhorst trabalhar com ele por pelo menos mais uma temporada. Por outro lado, exista também a possibilidade de ter que ser vendido para viabilizar a formação do elenco.

Para o Beşiktaş JK, Giovanni van Bronckhorst é reconhecido vencedor com uma carreira impressionante. É considerado um treinador de muita qualidade, embora isso não garanta sucesso. O ex-jogador da seleção holandesa levou o Rangers FC a final da UEFA Europa League e garantiu que os clubes escoceses voltassem a participar da fase de grupos da UEFA Champions League após onze anos. Ele também ganhou a Copa da Escócia. A sua lista de conquistas como treinador é mencionada na imprensa turca, com um título nacional, três taças nacionais e duas SuperCopas. Os torcedores do Beşiktaş JK podem esperar possíveis sucessos futuros.

Giovanni van Bronckhorst provavelmente verá a questão de forma diferente. Para ele, o Beşiktaş JK é uma nova grande aventura num palco importante da Europa. Depois de já ter vivido clássicos em Londres, Barcelona, Glasgow e na Eredivisie como jogador e treinador de futebol. Embora Beşiktaş JK e Galatasaray ou Beşiktaş JK e Fenerbahçe não possam igualar o derby do norte de Londres em termos de nível de futeol, Giovanni van Bronckhorst sentirá a tensão, a loucura, a paixão e a intensidade do futebol turco em todos os momentos.

Anos atrás, em conversa com um repórter da Holanda, logo após a conquista da Eredivisie com o Feyenoord, ele disse que sua maior vitória foi ter mantido sua visão e forma de trabalhar sob maior pressão. Essa paz e tranquilidade que ele naturalmente tem lhe servem bem como treinador no turbulento Beşiktaş JK. Por enquanto, parece que ele escolheu uma tarefa quase impossível, derrotar Fenerbahçe e Galatasaray com o Beşiktaş JK.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *