SELEÇÃO HOLANDESA

Quem ficará com a terceira colocação da Eredivisie?

AZ Alkmaar e FC Twente

O FC Twente e AZ Alkmaar podem terminar a temporada no domingo com exatamente a mesma pontuação. Haverá uma partida decisiva para determinar qual clube avançará para a fase preliminar da UEFA Champions League. Quando você sabe quanto trabalho está por trás de uma simples posição na Eredivisie, você quase tem que torcer por esse cenário único.

Vejamos primeiro esse cenário, por que o que exatamente precisa acontecer para conseguir uma partida decisiva tão especial? Preparam-se, porque este é para os amantes dos livros de regras.

A diferença entre FC Twente e AZ Alkmaar é de apenas dois pontos a favor dos Tukkers antes da última rodada. Se o FC Twente empatar diante do PEC Zwolle e o AZ Alkmaar vencer o jogo em casa contra o FC Utrecht, ambos os clubes terminarão com 67 pontos.

Se o número de pontos for igual, o saldo de gols é levado em consideração. Mas isso também pode terminar em empate, se os Cheeseheads venceram o FC Utrecht por um gol de diferença.

Se o saldo de gols for igual, o número de gols marcados se tornará decisivo. No entanto, se os dois clubes marcarem o mesmo número de gols na última rodada, esta opção também se anulará.

O próximo passo é o resultado nos dois jogos entre eles. Mas como ambos os jogos terminaram com uma vitória para cada lado pelo mesmo placar, o critério 4 (número de pontos marcados nos dois jogos), 5 (saldo de gols no jogo entre os dois clubes), 6 (número de gols marcados no jogo entre os dois clubes) e 7 (número de gols marcados fora de casa nas duas partidas entre os dois clubes) também deverão ser anulados.

Então apenas um fator decisivo permanece intacto. Existe o oitavo critério que diz que se todas os sete critérios de desempate não conseguirem desempatar, será acionado o oitavo e último critério, um jogo extra será disputado.

Existe oito critérios para tentar manter os clubes separados. À primeira vista isso parece um pouco exagerado. Mas é o resultado de muito refinamento forçado por parte da KNVB nas últimas temporadas.

Para as primeiras grandes mudanças, temos que voltar nove anos atrás, até maio de 2015. Quando terminava a 33ª rodada, os torcedores do FC Groningen e do Willem II coçavam a cabeça. Ambas as equipes tinham exatamente os mesmos números de pontos e gols.

Isto levanta duas boas questões: porque é que o FC Groningen esteve na frente do Willem II? E o que acontece se ambas as equipes alcançarem o mesmo resultado na última partida? As regras da KNVB até aquela temporada eram muito injustas, afinal contas, o último critério de desempate era a ordem alfabética entre os dois clubes.

Bom para Ajax e AZ Alkmaar, mas com W do Willem II, a equipe sempre perderá.

Naquela temporada, o alfabeto não determinou qual clube ficaria na frente. Na última rodada, o Willem II venceu por 2 a 1 eo FC Groningen por 5 a 4, fazendo com que o Exército Verde-e-Branco acabasse ficando na frente dos Tricolores. Mas o treinador do Willem II naquela época, Jurgen Streppel apelou que a KNVB mudasse as regras, porque determinar a posição do clube com base na ordem alfabética não era nada justo.

Esse pedido de Jurgen Streppel foi atendido ao final daquela temporada. Durante a reunião anual da KNVB, todos concordaram com uma nova mudança. Os resultados dos dois jogos entre os clubes durante a competição seriam utilizados para determinar quem ficaria na frente, em caso de desempate. Para evitar que o sorteio decida a última vaga holandesa na UEFA Champions League, as regras para um jogo decisivo estão sendo discutidas. Uma partida extra será disputada não apenas em caso de possível título ou rebaixamento, mas também quando uma vaga em uma competição europeia estiver em jogo.

Acredite ou não, retirar o desempate pelo critério de ordem alfabética criou um novo problema. E a classificação durante toda a temporada? Se os dois clubes vencerem por 5 a 0 no final de semana de estreia, quem sairá vendedor? Parece um detalhe insignificante, mas as agências de dados estão perdidas. Porque na verdade as pessoas estão reclamando de vários posicionamentos que podem ser vistos na imprensa.

Um ano depois, o critério de desempate por ordem alfabética foi retomado. A adição é tão simples quando eficaz: toda uma série de regras durante a competição não é suficiente para colocar os clubes em seus devidos lugares? Então siga o alfabeto. Terminada a temporada, o destino decidirá. Ou uma partida.

Então como devemos interpretar as partidas entre os dois clubes ao longo da Eredivisie?

“O resultado total dos dois jogos é decisivo, sendo os gols marcados fora de casa tendo um peso maior”

Mas e se os clubes só se enfrentaram uma vez? Você deveria ignorar esse duelo e ainda seguir a ordem alfabética? Ou essa partida já conta? É uma futilidade com F maiúsculo, mas ocasionalmente também causa posições diferentes entre os clubes.

Depois de toda aquela cervejinha, o verdadeiro trabalho ainda tem que seguir. Se a COVID encerrar definitivamente o futebol na Holanda na primavera de 2020, o conjunto de regras será posto à prova. Essas frases sobre o placar são muito boas, mas o que fazer se a competição for interrompida prematuramente?

Não há resposta para isso. O resultado: muita incerteza, alguns clubes felizes e outros tristes.

Depois de enterrada a machadinha, a KNVB mergulha no capítulo dos resultados durante a competição. Onde até há cerca de dez anos o artigo 17ª era um texto de meia folha A4, foi agora ampliada para quase uma página e meia.

Todos os cenários estão sendo traçados. Isto proporcionará clareza em relação aos jogos entre os dois clubes durante a temporada, o sorteio será eliminado e a frase de que um jogo decisivo só será disputado se um título, rebaixamento ou vaga europeia estiver em jogo. Se dois clubes apresentarem valores completamente idênticos, será disputado um jogo extra. Tal jogo para, digamos, o 12ª e 13ª colocados, interessará a poucas pessoas, mas tendo em conta os rankings televisivos e os milhões de euros associados, os tesoureiros sem dúvida pensam de forma diferente.

A questão da COVID também é abordada em parágrafo próprio. Se a competição terminar antes do previsto, existe agora pelo menos um conjunto de regras que podem ser analisadas. Por exemplo, a mudança para uma média de pontos é feita se nem todos os clubes tiverem disputado o mesmo número de jogos e um título só é dado se todas as equipes tiverem completado pelo menos 85% da competição.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *