SELEÇÃO HOLANDESA

O que espera Robin van Persie no SC Heerenveen?

Robin van Persie no SC Heerenveen

Robin van Persie inicia sua carreira como treinador principal do SC Heerenveen na próxima temporada. O maior artilheiro da história da seleção holandesa assinou contrato por duas temporadas com os Fries, onde há muito trabalho a ser feito. Em qualquer caso, certamente não se trata de uma zona de conforto. Robin van Persie terá muito trabalho para fazer.

Poucos clubes da Eredivisie têm torcedores tão felizes com o final da temporada quanto no SC Heerenveen. Foi uma temporada muito triste para os Fries, que esperavam participar, ao menos, da Europese Tickets Eredivisie, mas até agora somaram apenas 37 pontos. Isso significa que a era Kees van Wonderen termina no máximo na décima colocação.

Quando Kees van Wonderen começou no SC Heerenveen, há dois anos, o objetivo era participar estruturalmente da Europese Tickets Eredivisie com a sua equipe. O objetivo não foi alcançado. Não temporada passada, o SC Heerenveen conseguiu a vaga na Europese Tickets Eredivisie, mas muitos já reclamavam do futebol apresentado pela equipe de Kees van Wonderen. Nesta temporada, os Heerenveners não conseguiram atingir esse objetivo.

Não foi surpresa que o contrato de Kees van Wonderen não seria renovado. O treinador não estava me sintonia com a diretoria do clube sobre a formação do elenco, e ao mesmo tempo não era fácil o que acontecia em campo. Uma boa parte dos torcedores não aguentava mais Kees van Wonderen devido a falta de qualidade no futebol. Houve mais alegria do que tristeza nas arquibancadas quando surgiu a informação de que ele não continuará para a próxima temporada.

Em meados de março, SC Heerenveen oficializou a esperada notícia sobre o futebol de Kees van Wonderen. Ferry de Haan teve então que procurar um novo treinador. Devido à falta de um diretor técnico, o diretor geral do SC Heerenveen também é responsável pelos assuntos do futebol do SC Heerenveen.

Ferry de Haan anunciou que estaria de olho no mercado de treinadores. Ele conversou com vários treinadores, de onde vazaram conversas com Maurice Steijn e Rick Kruys. O interesse em Robin van Persie também surgiu. A princípio ele parecia ser apenas uma das opções, mas Ferry de Haan logo viu seu ex-companheiro de equipe como o melhor candidato para o cargo.

Durante a primeira conversa, Ferry de Haan já estava convencido de que Robin van Persie seria a melhor opção no momento para o SC Heerenveen. Os dois se encontraram com mais frequência e se aproximaram, resultando na contratação do ex-centroavante. Robin van Persie assinou até o final da temporada 2025/26 e trará Brian Pinas como auxiliar técnico. Ele será apresentado como novo treinador do clube na próxima terça-feira.

Este será o seu primeiro trabalho como treinador principal. O maior artilheiro da seleção holandesa trabalhou nos últimos anos como treinador das categorias de base do Feyenoord, onde pudemos conhecer as ambições de Robin van Persie de liderar uma equipe titular. Por enquanto, isso não foi possível no Feyenoord. Arne Slot pode ir para o Liverpool, mas a diretoria do clube não viu Robin van Persie como o sucessor ideal.

Essa preparação também existia entre os nascidos em Roterdã, que olharam em volta e encontraram agora um clube que lhe dá uma oportunidade. O décimo colocado da Eredivisie não briga por algo grande na Eredivisie há algum tempo, mas certamente é um clube estável no cenário nacional. Após o rebaixamento do Vitesse, o SC Heerenveen é apenas um dos seis clubes restantes que ainda não foi rebaixado neste século.

Mas a preocupação é grande para o SC Heerenveen não chegue no nível do FC Groningen e Vitesse, por exemplo. O clube vive uma situação financeira complexa, sem um grande investidor, que se traduz em menos opções do que antes. A linha de rebaixamento já apareceu algumas vezes para os Fries nos últimos anos. Também nesta temporada, a equipe de Kees van Wonderen olhou para baixo por mais tempo do que olhou para cima.

A última exceção foi na temporada 2013/14, quando o SC Heerenveen terminou em quinto. Nessa temporada, Mark van Bommel foi o treinador do clube e venceu a Copa da Holanda de 2009, que agora opta novamente por um ex-atacante, tendo Robin van Persie como responsável.

Claro que Robin van Persie tem que se apresentar em SC Heerenveen. Quase tão importante, pelo menos grande parte da torcida, considera que isso acontece com um futebol ofensivo e atraente. Essa é também a razão pela qual Kees van Wonderen é criticado.

O próprio Kees van Wonderen esperava mais do ponto de vista esportivo.

“Como treinador, você quer ajudar um clube em crescimento a alcançar o impossível. Mas é claro que isso nem sempre é possível. Você também tem que lidar com as circunstâncias. Não posso dizer tudo sobre como vivi isso da minha perspectiva, mas às vezes é preciso lidar com a situação com ela é. E nem sempre é brilhante e bonito. Depois é uma questão de se contentar com o que você tem” disse Kees van Wonderen.

“E apesar de todas as dificuldades, ainda estamos aqui. Acho que a gente também vê e sente, se ainda não era conhecido. O SC Heerenveen não é mais o clube que tradicionalmente está entre os cinco primeiros colocados, essas opções não existem mais. Caminhamos por uma linha muito tênue nesta temporada. Se tivéssemos tido algum inconveniente em termos de pessoal, poderia ter sido muito emocionante. Felizmente ficamos longe disso” comentou Kees van Wonderen.

Essas palavras continuam uma advertência indireta para Robin van Persie.

“Penso que o problema está no outro lado do que colocar o treinador A, B ou C para comandar a equipe. Mas não vou entrar nesse mérito” concluiu Kees van Wonderen, confirmando que nem sempre esteve na mesma página que Ferry de Haan.

ELENCO

A missão de Robin van Persie é entreter o SC Heerenveen e somar pontos. Uma combinação na qual todo treinador se concentrará com antecedência, mas é mais fácil falar do que fazer. Certamente também no SC Heerenveen, um clube que enfrenta um déficit financeiro significativo e está novamente sob pressão para vender o seu melhor jogador (Osame Sahraoui) ao final desta temporada. A oportunidade de investir pesadamente no fortalecimento do elenco simplesmente não existe.

E ainda assim há muito a ser feito. Osame Sahraoui provavelmente será vendido e é certo que Thom Haye sairá do time titular. O meio-campista está com contrato expirando e quer usar seu status de jogador livre para seguir em outro clube. Em janeiro, o SC Heerenveen poderia ter ganho algum dinheiro com a venda de Thom Haye, mas o clube não conseguiu chegar a um acordo com o Como da Itália.

Anas Tahiri também deixará a equipe. O meio-campista não é titular, mas é o primeiro a entrar caso falte um dos três titulares. O contrato está acabando de Sijb van Ottele e havia a opção de renovação por mais uma temporada, mas o SC Heerenveen não exercerá. Em três anos, Sijb van Ottele nunca conseguiu se firmar no time titular.

Os Fries rescindiram os contratos dos goleiros Jan Bekkema e Djenahro Nunumete, enquanto Nathan Tjoe-A-On, Loizos Loizou, Charlie Webster e Patrik Wålemark retornarão aos clubes onde ainda possuem contrato. Deste quarteto, apenas Patrik Wålemark foi importante para o SC Heerenveen. Nathan Tjoe-A-On e Loizos Loizou chegaram ao clube no meio da temporada, mas não conseguiram ajudar efetivamente o time. No caso de Nathan Tjoe-A-On, ficou claro que ele seria apenas o reserva de Mats Köhlert.

Mats Köhlert ainda tem contrato de mais uma temporada, assim como o capitão e zagueiro, Sven van Beek. No entanto, este último parece estar a caminho da saída. O compromisso do defensor inclui um modesto pagamento adiantado, que provavelmente resultará em uma aventura fora da Holanda. Com a chegada de Sam Kersten, o SC Heerenveen já respondeu à esperada saída do capitão. Sam Kersten deve formar a dupla de zagueiros com Paweł Bochniewicz, que ainda tem contrato de mais duas temporadas.

Os jogadores que estão presos há mais tempo no SC Heerenveen são Andries Noppert, Denzel Hall e Oliver Braude. Eles ainda possuem contratos até o final da temporada 2026/27. Denzel Hall e Oliver Braude brigam por titularidade na lateral direita. Denzel Hall já foi rotulado internamente como uma grande compra ruim e já faz algum tempo que não está entrando. Ele pode sair ao final desta temporada.

Com Hussein Ali, o SC Heerenveen tem um terceiro lateral direito. No entanto, o iraquiano também não é suficientemente bom parao nível que se pretende e parece está autorizado a deixar o Abe Lenstra Stadion.

Andries Noppert e a posição de goleiro

Andries Noppert espera poder recuperar a confiança sob o comando de Robin van Persie. O goleiro acabou sofrendo uma grande queda de desempenho nesta temporada, o que acabou resultado na perda de seu lugar como titular. Em doze jogos, Mickey van der Hart foi o goleiro titular dos Heerenveners.

O SC Heerenveen anunciou que Ruud Hesp continuará sendo o treinador de goleiros da equipe. Isso é notável, porque embora seja negado nas comunicações oficiais, é um segredo aberto que Andries Noppert e o treinador de goleiro não estão se dando bem. Não foi à toa que Andries Noppert começou a treinar nas horas vagas com Harmen Kuperus, ex-treinador de goleiros do SC Heerenveen.

A posição de atacante também se tornou uma dor de cabeça. Após a saída de Amin Saar para o Olympique Lyonnais, na temporada passada, o SC Heerenveen investiu pesado na contratação de Daniel Karlsbakk. O norueguês teria custado cerca de dois milhões e meio de euros, mas ainda não conseguiu se provar. Há interesse de sua terra natal e os Fean GD estão considerando aceitar e dizer adeus ao atacante.

Ion Nicolăescu chegou no começo desta temporada. Foi também uma compra importante. Ion Nicolăescu custou mais de um milhões de euros. Devido as lesões musculares, o atacante não conseguiu mostrar suas qualidades com a camisa do clube e só foi titular sete vezes até o momento. O SC Heerenveen espera que Ion Nicolăescu possa mostrar a sua melhor versão na próxima temporada.

Pelle van Amersfoort é atualmente o primeiro atacante do SC Heerenveen. Com dez gols marcados, ele também é o artilheiro do clube. No entanto, Pelle van Amersfoort tem apenas um contrato de um ano e disse recentemente que deverá deixar o clube ao final desta temporada. A última vez que Pelle van Amersfoort deixou o clube foi de graça. Agora ele gostaria de deixar algum dinheiro para os Fries.

CONCLUSÃO

Por exemplo, ainda há muita coisa incerta no início da nova temporada e muitas vagas ainda precisam ser preenchidas, como a primeira escolha ou como apoio a uma força básica. Robin van Persie e Ferry de Haan agora poderão discutir isso detalhadamente com a equipe de olheiros. Levi Smans do VVV-Venlo foi a segunda contratação do clube para a próxima temporada.

Apesar das dificuldades financeiras que o SC Heerenveen enfrenta, o clube continua sendo uma equipe com grande potencial. O Abe Lenstra Stadion é um dos cinco maiores estádios do país, onde mais de vinte mil torcedores vêm assistir a cada duas semanas e ainda tem enorme apelo para jogadores da Escandinávia. Lá eles veem o SC Heerenveen como o primeiro clube ideal para uma aventura no exterior.

Mas, como mencionado, não há muito dinheiro para novas compras. Voltar ao sub-topo parece ser uma história difícil para o SC Heerenveen, embora o grupo intermediário da Eredivisie seja grande. Isso significa que em casa de ruim você pode facilmente acabar em uma luta contra o rebaixamento, mas também que com uma boa temporada você pode jogar na parte de cima da tabela sem preocupações. Muito, mas não tudo, é determinado pelo dinheiro. O trabalho do formador é simplesmente fazer as escolhas certas.

O desgosto prevalece depois de uma temporada decepcionante, mas a chegada de Robin van Persie significa um novo começo e traz esperança de tempos melhores. O treinador novato começa a trabalhar num clube onde os sonhos são maiores que as possibilidades, mas onde certamente há oportunidades. Cabe ao maior artilheiro da história da seleção holandesa capitalizar isso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *