SELEÇÃO HOLANDESA

De escanteado a protagonista: conheça a história de Romano Postema com a camisa do FC Groningen

Romano Postema

Grande parte do elenco do FC Groningen continuará a festa pelo retorno a Eredivisie em Ibiza a partir de quinta-feira. Claro que Romano Postema está presente.

Na quarta-feira, Romano Postema foi um dos presentes no jantar de premiação da Keuken Kampioen Divisie. O atacante foi indicado ao prêmio de melhor jogador da temporada, mas voltou para casa de mãos vazias. E, talvez também importante mencionar: ele também voltou para casa sóbrio. Depois de um final de semana cheio de festas e de uma viagem a Ibiza pela frente, Romano Postema achou sensato ficar apenas no suco e na água durante o evento.

O final de semana passado foi um fim de semana que Romano Postema jamais esquecerá. Felizmente, o álcool não causou isso.

“Ainda me lembro de tudo, mas bebi demais. Mas isso significa que gostamos de tudo” disse sorrindo, Romano Postema.

Agora que o Roda JC Kerkrade já completou o seu primeiro jogo na Keuken Kampioen Play-Offs, parece que foi há algum tempo, mas foi só na sexta-feira passada que o FC Groningen garantiu a passagem para a Eredivisie numa verdadeira final com os Kerkradenaren. Com a vitória por 2 a 0, Romano Postema e companhia ultrapassaram o Roda JC Kerkrade na classificação. O Exército Verde-e-Branco não esteve entre os dois primeiros durante toda a temporada, mas no último momento a equipe chegou.

“É muito especial a forma como tudo aconteceu. Depois de dez rodadas de jogo, acho que todos quase nos descartaram. Se tivéssemos continuado jogando assim, eu teria feito o mesmo, mas de repente as coisas mudaram rapidamente. Quando começamos a jogar um bom futebol, com muitos jovens do FC Groningen na equipe, a crença tornou-se cada vez maior. E agora fomos promovidos de forma direta. Isso é incrivelmente especial” disse Romano Postema.

O papel que Romano Postema desempenhou no sucesso do FC Groningen também é muito especial. O atacante é um garoto da cidade, ingressou nas categorias do FC Groningen aos 11 anos e estreou no time profissional em agosto de 2019. Depois de uma temporada encerrada prematuramente devido à COVID, principalmente com participações como reserva, Romano Postema foi enviado para o FC Den Bosch, antes de retornar ao norte do país.

Na temporada 2021/22, Romano Postema participou de 32 partidas da Eredivisie. No entanto, em boa parte dessas partidas, ele saiu do banco. O atacante optou novamente pelo empréstimo na temporada passada e desta vez foi parar no Roda JC Kerkrade. Essa colaboração não teve sucesso. Romano Postema foi para Kerkrade para jogar todos os finais de semana, mas perdeu a vaga de titular rapidamente.

Romano Postema retornou ao FC Groningen pela segunda vez decepcionado. O clube do seu coração acabava de ser rebaixado da Eredivisie e o atacante estava determinado a desempenhar um papel importante na recuperação do Exército Verde-e-Branco. No entanto, a comissão técnica, com Dick Lukkien como novo treinador, inicialmente teve outras ideias sobre a utilização de Romano Postema. Ele não figurou nos planos e teve que se juntar ao elenco do Jong FC Groningen. Quando a foto da seleção foi tirada, ele não estava lá.

A situação parecia bastante desesperadora. Romano Postema começou a pensar em deixar o clube que na verdade não queria. O atacante teve permissão para continuar treinando na preparação para a temporada e conseguiu mudar a opinião de Dick Lukkien e de seus auxiliares. Talvez Romano Postema ainda possa ter uma participação nesta temporada. Na primeira rodada, o filho do clube formou dupla de atacante com Kevin van Veen.

Romano Postema deixou a equipe depois. Ele perdeu três jogos devido a uma lesão sofrida na vitória fora de casa por 2 a 0 sobre o TOP Oss, mas jogou todo o resto dos jogos. E quando Thom van Begen, Luciano Valente e Jorg Schreuders vieram jogar ao seu redor, os gols também vieram. No final das contas, Romano Postema marcou 21 gols nesta temporada, 18 deles na Keuken Kampioen Divisie. Bom para o quarto lugar na lista de artilheiros da competição.

Com os seus gols, mas certamente também com a sua energia na pressão e na boa cooperação com os seus companheiros, a participação de Romano Postema na corrida de recuperação do Exército Verde-e-Branco foi enorme. Não é surpreendente para um jogador que não estava presente no início desta temporada.

“Você poderia fazer um filme sobre isso. Fui meio que descartado, mas agora tive uma temporada muito boa. Isso parece muito especial. No início também parecia um pouco negativo para os treinadores. Veja, eu sou bom o suficiente. Mas depois isso desaparece e você não está mais preocupado com isso” disse Romano Postema.

Hoje em dia as pessoas brincam principalmente sobre o falso começo.

“O treinador também diz: na próxima temporada você não poderá mais ser fotografado, talvez você marque 18 gols novamente. Todos nós podemos rir disso agora, mas eu já percorri um longo caminho. Agora estou muito feliz por retornarmos para a Eredivisie com o FC Groningen e por eu, como rapaz nascido na cidade, ter tido a chance de ajudar o clube a se levantar” comentou Romano Postema.

O alívio após o final da partida contra o Roda JC Kerkrade foi grande. Com pessoas nas arquibancadas, quase todas em campo após o apito final, e certamente também com os jogadores. Romano Postema viveu tudo isso em grande estado de êxtase.

“Na sexta-feira, houve um grande hospício em campo. Também não nos livramos disso tão rapidamente. Depois de nos trocarmos, já era uma hora da tarde, então subimos para tomar um drink com os patrocinadores e torcedores. Depois fomos para a cidade, onde realmente enlouquecemos. Só havia pessoas andando com camisas do FC Groningen. Foi realmente lindo de ver” disse Romano Postema.

A festa continuou até de manhã cedo.

“No sábado dormimos um pouco e depois saímos para jantar juntos. Claro que você também toma algumas bebidas e depois volta para a cidade. No domingo, tivemos a cerimônia no estádio, depois de volta à cidade. Sim, comemoramos bem, eu acho” falou Romano Postema.

Os Groningers ainda não terminaram a festa. Na manhã de quinta-feira o avião partiu para Ibiza, onde, segundo Romano Postema: “haverá mais quatro dias de celebração”. Depois disso, o próprio jogador também sairá de férias por um tempo. É tudo uma questão de descanso. Deixo tudo afundar em uma toalha de praia e deixe a temporada se repetir na sua cabeça” disse Romano Postema.

Quais imagens aparecerão primeiro?

“Todas aquelas pessoas no gramado do Noordlease Stadion. Esse foi um momento incrível, algo que sempre ficará na minha memória. Nós simplesmente fizemos isso, todos juntos. Estou muito feliz por podermos jogar novamente na Eredivisie com o FC Groningen na próxima temporada” finalizou Romano Postema.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *