SELEÇÃO HOLANDESA

Luuk de Jong é um dos principais jogadores do PSV

Luuk de Jong

Durante uma visita ao SC Heerenveen, Luuk de Jong provou mais uma vez o seu valor. O artilheiro da Eredivisie quebrou a resistência dos Fries na fase inicial, sem marcar nenhum gol. Isso foi sua principal contribuição para a vitória por 8 a 0 do PSV diante dos Superfriezen.

Aos 30 minutos, Luuk de Jong teve a chance de fazer um favor a si mesmo na briga pelo título da artilharia da Eredivisie. O capitão do PSV conseguiu colocar Vangelis Pavlidis a um gol. Tudo o que ele precisou fazer foi tocar no chute de Guus Til no poste mais distante. Luuk de Jong esticou a perna esquerda, mas pareceu mudar de ideia no último momento. O atacante de 33 anos ajudou Guus Til a marcar seu décimo gol nesta temporada. Além disso, evitou o risco de o gol ser anulado por impedimento. Característica da atitude de Luuk de Jong: interesses da equipe acima do seu próprio interesse.

O fato de o PSV ter marcado três vezes rapidamente contra o SC Heerenveen se deveu ao papel de Luuk de Jong como centroavante clássico.

O experiente centroavante provou o seu valor, não pela primeira vez nesta temporada, através de um princípio que Peter Bosz chama de “o terceiro homem”.

O conceito: um zagueiro ou meio-campista tinha que furar linhas com um passe. Um atacante quicou a bola e de repente um jogador do PSV seria lançado de cara para o gol. Isso aconteceu três vezes contra o SC Heerenveen no primeiro tempo. Luuk de Jong sempre foi o homem que libertou um companheiro de equipe.

Na primeira vez, Luuk de Jong foi alcançado logo após a conquista de Olivier Boscagli. Ele rebateu Malik Tillman, que por sua vez preparou o primeiro gol de Guus Til com um passe em profundidade.

Luuk de Jong foi novamente o homem que deu a assistência frontal para o segundo gol. Desta vez, André Ramalho quebrou a linha com um passe certeiro pelo chão. O capitão do PSV reconheceu o destacado Jordan Teze na ponta direita. No cruzamento do lateral direito que se seguiu, Malik Tillman acenou com a cabeça para o poste mais distante.

Luuk de Jong ainda foi creditado com uma assistência no terceiro gol. Mais uma vez Olivier Boscagli iniciou o ataque com um toque apertado para o atacante. Luuk de Jong teve tempo para se abrir e enviou Malik Tillman em uma aventura nas profundezas. Com mais sorte do que sabedoria, o norte-americano caiu: 0-3. Para o líder do ataque do PSV, isto significou a sua décima terceira assistência nesta temporada da Eredivisie, mais do que qualquer outro jogador. Na fase final ainda somou o décimo quarto, com uma bola atrás da perna de apoio sobre Patrick van Aanholt. Também digno de nota: Quinten Timber foi o único que criou mais chances do que Luuk de Jong.

Estas estatísticas demonstraram que o centroavante foi de grande valor no jogo posicional de Peter Bosz. As críticas de Luuk de Jong eram frequentemente que, embora ele marcasse facilmente e cabeceasse de forma fantástica, o seu trabalho de pés deixava muito a desejar. Nesta temporada, o veterano silenciou essas críticas. Com sua técnica funcional, ele colocou repetidamente seus companheiros em posição de marcar. Ajudou o fato de que, no estilo de jogo de Peter Bosz, os jogadores ao redor de Luuk de Jong sempre foram livres. Deram-lhe a oportunidade de manter as coisas simples, como fez nos primeiros três gols frente ao SC Heerenveen. O rei assistente aproveitou o fato de os zagueiros não cobrirem, o que o manteve livre nas entrelinhas.

Ele ficou sem dúvida satisfeito por Luuk de Jong ter marcado seu 27ª gol na temporada. Mas ele já havia dado a sua maior contribuição para essa vitória monstruosa na fase inicial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *