SELEÇÃO HOLANDESA

Daan Rots acha normal Joseph Oosting ser mencionado no Feyenoord

Daan Rots

Com uma vitória por 3 a 1 sobre o Almere City FC, o FC Twente garantiu, ao menos, a classificação direta para a fase de grupos da UEFA Europa League. Mas Daan Rots, novamente importante para sua equipe, ainda não está satisfeito. O atacante fala sobre a temporada da sua estreia, as perspectivas do futebol europeu e os rumores que rodeiam o treinador do FC Twente, Joseph Oosting.

No De Grolsch Veste, as habituais canções de festa soam no vestiário do clube da casa na noite de quarta-feira. Mas de repente, um cantor folk é largado e uma múisca marcante é tocada: Hand In Hand Kameraden. A música do Feyenoord, clube que provavelmente terá que procurar um novo treinador para a próxima temporada. O interesse do Liverpool em Arne Slot era conhecido quando Joseph Oosting foi mencionado como possível substituto dele no Stadionclub.

“Nós temos meninos muito divertidos aqui. Eu também sou dessa opinião. Para mim, o humor é um agente vinculativo na forma como vocês interagem uns com os outros. Em relação ao interesse do Feyenoord, é bom que sejamos lembrados nesses momentos por um grande clube do nosso país, mas o que devo fazer com isso? Isso parece um pouco grosso de minha parte, mas não fico gastando minha energia com teorias. Estou em um grande clube, estou me divertindo muito. O Feyenoord também é um clube grande. Mas eu não participo de todos esses rumores. Se for realmente concreto, pensarei nisso” disse Joseph Oosting.

Daan Rots não está surpreso que sue treinador seja associado ao Feyenoord.

“Penso que é muito lógico que isso aconteça. Esse também é um clube popular. Eu entendo perfeitamente se eles pensassem nele, com certeza. Mas espero que ele continuar sendo meu treinador aqui no FC Twente. Ele me tornou um jogador melhor, eu ficaria triste se não pudesse mais trabalhar ao lado dele. Mas se surgir uma grande oportunidade para ele, não tem por que não aceitar. Isso é o futebol” disse Daan Rots.

O que o atacante sabe com toda certeza é que jogará pelo menos oito partidas internacionais pelo FC Twente na próxima temporada.

“O primeiro objetivo está marcado. Mas o objetivo principal foi ajustado e queremos o terceiro lugar. A diferença é de oito pontos, o AZ Alkmaar tem um jogo difícil fora de casa contra o NEC Nijmegen, que certamente quer provar algo depois de perder a final da Copa da Holanda. Vou assistir do meu sofá no domingo” disse sorrindo, Daan Rots.

Daan Rots resume o fato de o FC Twente já estar assegurado na fase de grupos da UEFA Europa League, três jogos antes do final da Eredivisie. No final das duas temporadas anteriores, também ouviu os torcedores cantando que o FC Twente iria disputar a fase de grupos de uma competição europeia, mas não conseguiram chegar nesta fase.

“Agora garantimos isso. Nós estamos certos de que o FC Twente jogará na primeira parte da temporada, partidas internacionais contra grandes clubes europeus. Nós vamos jogar muitos jogos, isso é fantástico. Isso só poderá nos ajudar a melhorarmos o nosso nível. Estou realmente ansioso por isso e orgulhoso da equipe que garantiu isso. Nós comemoraremos por um tempo essa conquista, mas será uma verdadeira celebração se terminarmos em terceiro lugar e pudermos brigar por uma vaga na Liga dos Campeões através dos Play-Offs” disse Daan Rots.

Quando criança, Daan Rots dormia debaixo de um lençol do FC Twente, rodeado de cartazes em seu quarto do clube que é torcedor. Como torcedor e jogador juvenil, viveu altos e baixos em Enschede.

“Eu cheguei ao FC Twente quando o clube foi campeão da Eredivisie. Depois disso, as coisas começaram a piorar. Eu vi esse clube ser rebaixado para a segunda divisão. Mas felizmente as coisas têm caminhado na direção certa. Acho que temos uma equipe ainda melhor em relação à temporada passada. Naquela época, tínhamos muita qualidade individual, deu certo em muitas partidas, mas nesta temporada, sempre temos uma base para nos apoiarmos. Você vê isso em jogos fora de casa. Nós tivemos um desempenho pior neste aspecto na temporada passada do que nesta temporada. Cada equipe marca mais pontos em casa do que fora, sempre haverá uma pequena diferença. Na temporada passada foi uma diferença muito grande, nesta temporada é um pouco menor. Agora sabemos: se isto não funcionar, então faremos isto. Também houve incidentes em que não tivemos sucesso. Há uma semana e meia, no Ajax, por exemplo. Na verdade, isso não deveria acontecer, porque com todo o respeito: nós deveríamos ter conquistado a vitória em Amsterdã. Mas isso também faz parte de uma temporada. Mas conseguimos 63 pontos, pelo menos na Liga Europa já estamos, por isso estou muito orgulhoso da nossa equipe” disse Daan Rots.

Contra o Almere City FC, foi uma questão de perseverança para o FC Twente.

“Não tivemos nenhum problema, mas não jogamos bem. Fizeram isso com muitos duelos, muitos lançamentos. Realmente não tinha a intenção de construção de jogo. Nós estamos tendo alguns problemas com isso nesta temporada. No entanto, não revelamos nada. Quase fomos para o gol com Michal Sadílek, dez segundo depois a bola estava do outro lado” falou Daan Rots.

O ataque do FC Twente parecia sufocado por um passe de Daan Rots que não chegou em Younes Taha, mas o substituto continuou bem e devolveu a bola ao ponta direito. Ele manteve a calma, cara a cara com Nordin Bakker, e fez o 3 a 1.

“No começo eu me saí mal. Não sei o que foi que aconteceu, mas estava perdendo muitas divididas. Eu estava um pouco cansado antes desse jogo. Acho que essa é a maior diferença. Há duas temporadas também joguei muitas partidas. Se eu tivesse um pouco menos envolvido na partida, às vezes não acontecia nada. Se às vezes as coisas não vão bem, sei que sempre posso ser decisivo. Com uma assistência, ou como esta noite com um gol” comentou Daan Rots.

Após trinta jogos na Eredivisie, Daan Rots marcou seis gols e nove assistências. Excelentes números para um atacante que antes muitas vezes lutava contra a falta de efetividade.

“Na verdade, quero conseguir dez assistências e mais um ou dois gols” comentou Daan Rots.

Daan Rots agradece a Joseph Oosting, que lhe deu muita confiança em palavras e ações desde o início.

“Isso tem sido muito importante para mim. Eu comecei a trabalhar muito a minha mentalidade. Agora eu realmente sei o que posso fazer comigo mesmo. Isso, aliado a um bom treinador e uma equipe que tem um bom desempenho como um todo, significa que estou passando por uma boa temporada” disse Daan Rots.

Ele também comenta sobre os altos e baixos que vive desde que subiu para o time principal do FC Twente.

“Houve críticas sempre. Muitos diziam que eu não tinha capacidade, que não merecia vestir a camisa do FC Twente. Então uma partida importante estava chegando e eles queriam ver como eu me sairia. Mas tudo deu certo. No final das contas, superei essas críticas e acho que mostrei que as coisas estão bem agora” comentou Daan Rots.

“Acho que ainda posso me desenvolver mais. Isso começa na próxima temporada, quando começarmos a disputarmos os jogos da fase de grupos. Outra boa escola. Uma grande oportunidade para me desenvolver ainda mais e mostrar que também posso jogar duas partidas por semana” disse sorrindo, Daan Rots.

No início da temporada, Daan Rots expressou a expectativa de que o FC Twente pudesse competir pelo terceiro lugar.

“Mas foi ainda melhor do que eu esperava. Eu esperava que agora estaríamos lado a lado com o AZ Alkmaar. E ainda não foi jogado, mas o fato de estarmos agora nesta posição é absolutamente fantástico. Em uma temporada inteira, nós sempre estivermos aqui. Se você olhar para o tamanho dos clubes, ainda estamos superando. Acho que o objetivo era terminar em quinto ou sexto. Agora você ouve as pessoas dizerem que precisamos contratar jogadores caros para disputar a Liga Europa ou Liga dos Campeões. Mas os dirigentes já adiantaram que isso ainda não é possível para um clube como o FC Twente. Todos nós temos que continuar lutando e melhorando” disse Daan Rots.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *