SELEÇÃO HOLANDESA

O avanço com John van ‘t Schip continua: Ajax vence Sparta Rotterdam e volta a subir na classificação

#AJASPA

Na Johan Cruijff ArenA, em Amsterdã, no oeste da Holanda, o Ajax recebeu a visita do Sparta Rotterdam e venceu os Gladiadores Alvirrubros por 2 a 1, graças aos gols de Brian Brobbey e Steven Bergwijn, enquanto Camiel Neghli descontou para os Alvirubros no segundo tempo.

Essa foi a 118ª partida entre os dois clubes, com 73 vitórias para o Ajax, 22 empates e 23 vitórias para o Sparta Rotterdam. A última partida entre eles aconteceu em 19 de fevereiro e terminou com vitória do Ajax por 4 a 0, na Johan Cruijff ArenA. A última vez em que esse placar com vitória por 2 a 1 para o Ajax se repetiu foi 9 de abril do ano passado. Pelo lado dos Gladiadores Alvirrubros, a última vez em que o Sparta Rotterdam venceu o Ajax foi em 3 de maio de 2009, e essa partida aconteceu em Roterdã. Para encontrarmos a última vitória dos Spangenaren jogando em Amsterdã contra o Ajax, precisamos voltar ao ano de 1989, mais precisamente em 20 de agosto. Naquele dia, o Ajax foi derrotado por 2 a 1.

❌ O Ajax chegou aos 24 pontos com essa vitória. A equipe de Amsterdã está na quinta colocação e poderá ser ultrapassado pelo Go Ahead Eagles, em caso de vitória das Águias ainda nesta rodada.

O próximo compromisso dos Godenzonen será em casa contra o AEK Atenas pela UEFA Europa League. Em caso de vitória, a Ajax ao menos garante uma vaga na repescagem da UEFA Europa Conference League 2023/24 para buscar uma vaga nas oitavas de final da competição. Em caso de empate ou derrota, os Amsterdammers não terão um inverno na Europa.

Em relação a campanha dos Godenzonen, a última vez em que o Ajax fechou a 15ª rodada com menos de trinta pontos foi na temporada 2013/14, quando a equipe estava sob o comando de Frank de Boer, naquela ocasião, o time estava com 28 pontos na segunda colocação. E a última vez em que terminou a 15ª rodada com 24 pontos, foi na temporada 2005/06, sob o comando de Danny Blind.

Uma estatística relevante é que nos últimos oito jogos do Ajax, em apenas uma partida a equipe de John van ‘t Schip saiu de campo sem ver sua defesa ser vazada e isso aconteceu na vitória em Amsterdã contra o Vitesse, pela 13ª rodada da Eredivisie. E o número piora ainda mais quando olhamos apenas os jogos longe da Johan Cruijff ArenA. A última vez em que o Ajax voltou para casa sem ter sua defesa vazada foi em 3 de setembro quando ficou no empate sem gols contra o Fortuna Sittard.

🏰 O Sparta Rotterdam vem realizando pela quinta temporada consecutiva, uma campanha bastante segura e não olha para a zona de rebaixamento. A equipe com a derrota em Amsterdã parou nos 21 pontos e caiu para a sétima colocação. Como o SC Heerenveen já jogou na rodada, então os Gladiadores Alvirrubros não deverão perder nenhuma posição mais até o final desta 15ª rodada.

O próximo e último compromisso do ano de 2023 na Eredivisie para o Sparta Rotterdam será contra o FC Twente, em casa.

Vale ressaltar também que analisando apenas as últimas cinco temporadas do Sparta Rotterdam na Eredivisie, essa pontuação é a segunda melhor do clube após quinze rodadas, perdendo apenas para a temporada passada, quando sob o comando de Maurice Steijn o time de Roterdã estava com 25 pontos, na sexta colocação.

❌ AFC Ajax: Em relação ao último compromisso, John van ‘t Schip fez apenas uma mudança. Josip Šutalo voltou a defesa no lugar de Anton Gaaei. Apenas Steven Bergwijn entrou nessa partida pendurado, mas o atacante ficou em campo até os 77 minutos e não recebeu nenhum cartão, diante disso, ele seguirá disponível para o próximo compromisso do Ajax na Eredivisie. Por outro lado, John van ‘t Schip segue sem contar com Sivert Mannsverk, Amourricho van Axel Dongen, Jay Gorter, Branco van den Boomen, Silvano Vos, Remko Pasveer e Mika Godts.

🏰 Sparta Rotterdam: Pelo lado dos Gladiadores Alvirrubros, Jeroen Rijsdijk também fez apenas uma alteração. Metinho deixou o time titular para o retorno de Arno Verschueren. Os Gladiadores Alvirrubros viajaram para Amsterdã sem nenhum jogador pendurado, mas Jeroen Rijsdijk não contou com Koki Saito e Pelle Clement, ambos lesionados.

❌ 1×0: Aos oito minutos, o Ajax abriu o placar na Johan Cruijff ArenA. Uma jogada que começou no campo defensivo dos Godenzonen e foi passando de pé em pé. Devyne Rensch recebeu a bola na lateral direita e tocou para Steven Berghuis. O atacante veio receber a bola no campo defensivo do Ajax e tocou para Benjamin Tahirović. O meio-campista bósnio tocou para Kenneth Taylor. O jovem formado nas categorias de base do Ajax recebeu a bola e já acionou rapidamente Kristian Hlynsson na ponta direita. O meio-campista partiu em velocidade até a linha de fundo e Kenneth Taylor o acompanhou para receber a bola de volta. Com o calcanhar, Kenneth Taylor tocou para Brian Brobbey no meio da pequena área. Mesmo marcado por Tijs Velthuis e Bart Vriends, Brian Brobbey conseguiu receber a bola e protegê-la de Bart Vriends. Brian Brobbey girou em cima da marcação do defensor do Sparta Rotterdam e finalizou rasteiro, sem chances de defesa para Nick Olij.

❌ 2×0: Aos 41 minutos, Danny Makkelie marcou penalidade máxima para os donos da casa. Segundo o árbitro, Nick Olij fez falta em Brian Brobbey dentro da grande área. Na cobrança, Nick Olij acertou o lado da finalização de Steven Bergwijn, mas o chute do atacante holandês foi com muita força. A bola bateu na mão esquerda de Nick Olij e balançou o fundo das redes dos Kasteelheren.

🏰 2×1: Aos 55 minutos, o Sparta Rotterdam tentou voltar para o jogo com o belo gol de Camiel Neghli. O atacante recebeu a bola na ponta direita e tocou para Arno Verschueren. A marcação de Ar’jany Martha não foi suficiente para impedir o passe. Arno Verschueren chegou próximo da grande área do Ajax e tocou para Camiel Neghli. O atacante dominou e finalizou de perna esquerda, no canto direito de Diant Ramaj para descontar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *