Na Johan Cruijff ArenA, em Amsterdã, no oeste da Holanda, o Ajax recebeu a visita do Vitesse e venceu os Vitas por 5 a 0. Essa foi a primeira partida dos Arnhemmers após a demissão de Phillip Cocu. O destaque ficou com Jorrel Hato que marcou seu primeiro gol como jogador profissional do Ajax. Além dele, Kristian Hlynsson, Kenneth Taylor, Dominik Oroz (contra) e Chuba Akpom marcaram para os Godenzonen.
Esse foi o 83ª jogo entre os dois clubes, com 53 vitórias para o Ajax, 11 empates e 19 vitórias para o Vitesse. A última partida entre eles aconteceu em 26 de fevereiro e terminou com vitória do Ajax por 2 a 1, na casa do Vitesse, no GelreDome. A última vez em que o Vitesse venceu o Ajax em Amsterdã foi em 24 de setembro de 2017.
❌ A vitória fez o Ajax chegar aos 15 pontos e está na oitava colocação. O próximo compromisso dos Godenzonen será contra o Olympique de Marseille, pela penúltima rodada da fase de grupos da UEFA Europa League 2023/24. Pela Eredivisie, a equipe de John van ‘t Schip terá o NEC Nijmegen como próximo adversário.
💛 Já o Vitesse terá que encarar o Fortuna Sittard, fora de casa. A equipe do novo treinador, Edward Sturing está na última colocação com apenas oito pontos. A última vitória dos Arnhemmers na Eredivisie aconteceu em 1ª de outubro, no De Goffert, casa do NEC Nijmegen.
❌ AFC Ajax: John van ‘t Schip fez quatro mudanças na equipe titular. Anton Gaaei, Ar’Jany Martha, Benjamin Tahirović e Chuba Akpom entraram nas vagas de Borna Sosa, Josip Šutalo, Brian Brobbey e Georges Mikautadze.
💛 Vitesse: Pelo lado dos Vitas, Edward Sturing fez três alterações. Enzo Cornelisse, Saïd Hamulić e Kacper Kozłowski entraram nas vagas de Carlens Arcus, Mica Pinto e Marco van Ginkel.
❌ 1×0: Com menos de três minutos de bola rolando, o Ajax abriu o placar na Johan Cruijff ArenA. Jorrel Hato carregou a bola até depois da linha do meio de campo e tocou para Kenneth Taylor. O meio-campista trombou com os marcadores do Vitesse, mas conseguiu devolver a bola para Jorrel Hato. O defensor tocou na esquerda para Steven Bergwijn. O atacante devolveu para Jorrel Hato que desviou para o fundo das redes dos Vitas.
❌ 2×0: Aos 12 minutos, Kenneth Taylor tabelou com Kristian Hlynsson e o jovem meio-campista formado nas categorias de base do Ajax, ficou cara a cara com Eloy Room e aumentou a vantagem dos donos da casa.
❌ 3×0: Aos 50 minutos, Benjamin Tahirović tocou para Anton Gaaei na direita. O lateral tocou para Steven Berghuis. O atacante da seleção holandesa cruzou rasteiro de perna esquerda para a grande área. A bola passou pela defesa do Vitesse e Dominik Oroz jogou contra o próprio patrimônio.
❌ 4×0: Aos 58 minutos, o Ajax fez o quarto gol com Chuba Akpom. Steven Berghuis cobrou escanteio e Chuba Akpom estava livre de marcação para finalizar de cabeça e complicar a vida de Eloy Room que precisou pegar a bola no fundo das redes pela quarta vez na partida.
❌ 5×0: Aos 67 minutos, Steven Berghuis e Kenneth Taylor tabelaram na ponta esquerda e o atacante da seleção holandesa tocou para Kenneth Taylor que dentro da grande área deixou dois marcadores do Vitesse na saudade e finalizou de perna esquerda, sem chances de defesa para Eloy Room.