SELEÇÃO HOLANDESA

Os ombros largos de Brian Brobbey

Brian Brobbey 00

Ele foi titular em todas as quinze partidas oficiais do Ajax nesta temporada. Mesmo assim, Brian Brobbey percebe que ainda há muito espaço para melhorias. Durante a coletiva de imprensa da equipe de Amsterdã na preparação para o duelo contra o Brighton & Hove Albion pela UEFA Europa League, Brian Brobbey respondeu às críticas de Ronald Koeman e falou sobre o seu desenvolvimento pessoal.

Erik ten Hag, Alfred Schreuder e John Heitinga chegaram à mesma conclusão nos últimos anos: Brian Brobbey tem potencial, mas a sua forma física é uma dor de cabeça. O jovem atacante alcançou agora esta condição básica para um desempenho muito melhor, disse o treinador do Ajax, John van ‘t Schip em entrevista coletiva na tarde de quarta-feira.

Brian Brobbey começou esse processo durante a pré-temporada. John Heitinga já via sinais positivos no desenvolvimento físico do jovem atacante, que aprendeu a lidar cada vez melhor com o seu corpo. Mais cedo do que o esperado, Brian Brobbey se apresentou a De Toekomst em julho para se juntar aos preparativos do Ajax. Ele havia perdido essa preparação completa nos últimos anos, devido a diversas situações, como lesões e transferências.

Pela primeira vez em sua jovem carreira, Brian Brobbey realmente começou uma temporada como atacante titular e por isso também queria estar em ótima forma. Ele conseguiu, foi titular em quinze jogos consecutivos e isso não será diferente na quinta-feira contra o Brighton & Hove Albion. Durante a coletiva de imprensa que antecedeu o jogo contra os ingleses, pela UEFA Europa League, John van ‘t Schip confirmou que Brian Brobbey será titular.

“Estou mais em forma, sim, com certeza. Sinto que posso completar os noventa minutos. Agora eu consigo jogar muitas partidas consecutivas. Mas também porque eu treinei muito nisso, com nosso preparador físico. Eu fiz muitos trabalhos com ele, andei de bicicleta para ganhar mais resistência” disse Brian Brobbey.

Agora que a condição física de Brian Brobbey está melhor e ele joga com maior frequência, o desempenho técnico do atacante começa a ser discutido. Porque embora Brian Brobbey seja de grande valor para os Amsterdammers como ponto de contato, muita coisa ainda precisa melhorar. Segundo Ronald Koeman, o treinador holandês expressou publicamente sua surpresa a Rondo na noite de segunda-feira sobre o fraco rendimento técnico de Brian Brobbey neste começo de temporada.

Quando se sentou para a coletiva de imprensa, na quarta-feira, o atacante já sentia ânimo. Quando lhe perguntaram a reação às declarações de Ronald Koeman, aquele sorriso contagiante já apareceu em seu rosto.

“Ainda sou um jogador jovem, tenho 21 anos. É claro que tenho muitas áreas para melhorar, mas isso é simplesmente treinável. As pessoas sempre dizem algo sobre mim, não tenho influência sobre isso” disse Brian Brobbey.

“Ele tem ombros largos. É também o jogador dele, claro, se ele estiver na seleção holandesa. Não quero entrar muito nisso. Penso que é útil que, se for esse o caso, discutam o assunto internamente. Não deveríamos exagerar essas palavras de Ronald Koeman. Ele o selecionou para a seleção holandesa, então presumo que ele veja qualidades em Brian Brobbey. Não acho surpreendente que ele veja coisas que pode melhorar. Ele é um jovem jogador, ele tem apenas 21 anos” completou John van ‘t Schip.

O próprio treinador do Ajax disse que estava muito satisfeito com Brian Brobbey.

“Acho que Brian Brobbey está indo muito bem, se você comparar com quando ele havia retornado do RB Leipzig. Seu condicionamento físico está muito melhor agora. Ele é mais forte e consegue continuar por 90 minutos. Isso é extremamente importante. Ele deve ser o primeiro a liderar isso. E quando temos a bola, ele só tem que jogar o seu próprio jogo. E devemos antecipar isso. Ele é um forte ponto de partida, mas também pode ser servido em profundidade. Ele mostrou isso e pode ter que fazer ainda mais para conseguir essa variedadae. Mas o que quer que ele mesmo diga: ele tem 21 anos, então ainda há um número incrível de passos a serem dados. Ele já é um bom atacante, mas assim poderá se tornar um atacante ainda melhor. Mas não achei que fosse uma finalização ruim contra o SC Heerenveen” disse John van ‘t Schip.

Recentemente, destacamos o importante papel de Brian Brobbey como centroavante do Ajax nesta temporada. Dessa forma, ele ajuda o time de Amsterdã a escapar quando o adversário pressiona muito. E o atacante também coloca regularmente seus companheiros em posição clara de gol. Ele é até o jogador do Ajax nesta temporada que mais chances criou em jogo aberto.

Ele mesmo ainda é muito descuidado com suas opções. Enquanto Santiago Giménez e Vangelis Pavlidis zombavam das leis estatísticas da Eredivisie, Brian Brobbey marcou menos do que se poderia esperar de acordo com os dados. Parece que falta consistências nas finalizações. Brian Brobbey sempre marcou em todos os lugares na juventude, mas agora que os espaços são menores, tudo se resume à técnica e velocidade de movimento. Muitas vezes, Brian Brobbey não carrega bem a bola, o que significa que ele não tem descanso e tempo suficientes para escolher um ângulo ao finalizar.

Brian Brobbey também percebeu isso e na semana passada disse a John van ‘t Schip que gostaria de trabalhar com um treinador de atacantes. No passado, Brian Brobbey recebeu muitas dicas de Klaas-Jan Huntelaar. Agora John Bosman foi chamado para cuidar do jovem atacante, por exemplo na área de finalização de cabeça.

Mesmo no jogo sem bola, ainda há muito a ganhar para Brian Brobbey. Nesse aspecto, o jogo contra o Brighton & Hove Albion, na quinta-feira, será interessante. Há duas semanas, no Falmer Stadium, o Ajax ficou muito atrás sob o comando de Hedwiges Maduro. O assistente se referiu às declarações de Josep Guardiola, que chamou o Brighton & Hove Albion de o melhor time construtivo da Europa. Hedwiges Maduro também se referiu à falta de confiança e certeza no Ajax. Se você exercer pressão alta não estruturada contra o Brighton & Hove Albion, provavelmente você será punido com um gol.

John van ‘t Schip quer progredir ainda mais em casa na quinta-feira.

“Nós temos que jogar para cima. Quando temos a bola, eles são menos perigosos. O Brighton & Hove Albion é um time que jogar bem posicionalmente e é muito firme com a bola, mas se conseguirmos jogar o nosso jogo, eles também ficam vulneráveis. Isso se torna uma espécie de batalha: garantir que eles não consigam chegar ao seu jogo, mantê-los fechados e também jogar um jogo direto. Estou curioso para saber até que ponto podemos progredir contra uma boa equipe, porque o Brighton & Hove Albion é uma equipe muito boa. Mas também estamos bem” disse John van ‘t Schip.

“Acho que só temos que ser muito bons com a bola e permanecer o maior tempo possível. Mas o fato de também termos de encontrar momentos de pressão certos pode realmente nos ajudar” disse Brian Brobbey.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *