Na Johan Cruijff ArenA, em Amsterdã, no oeste da Holanda, o Ajax recebeu a visita do Olympique de Marseille pela primeira rodada fase de grupos da UEFA Europa League 2023/24. O trabalho de Maurice Steijn já vinha sendo bastante questionado, principalmente após a derrota para o FC Twente na Eredivisie. Mesmo diante de tantos problemas, o Ajax saiu na frente com Carlos Forbs Borges e Steven Berghuis, mas viu o Olympique de Marseille empatar com Pierre-Emerick Aubameyang e Jonathan Clauss. Kenneth Taylor colocou o Ajax em vantagem novamente, mas em um novo erro defensivo dos Godenzonen, Pierre-Emerick Aubameyang marcou o segundo dele, deixando a partida empatada em 3 a 3.
Esse foi o sétimo jogo entre os dois clubes, com três vitórias para o Ajax, dois empates e duas vitórias para o Olympique de Marseille. A última vez em que ambos se encontraram foi nas oitavas de final da UEFA Europa League 2008/09. Naquele dia, o Ajax empatou em 2 a 2 e foi eliminado da competição em casa.
🇳🇱 O próximo compromisso dos Godenzonen será contra o Feyenoord pela Eredivisie. O clube só voltará a campo pela UEFA Europa League contra o AEK Atenas na Grécia, em 5 de outubro.
🇫🇷 O Olympique de Marseille terá um jogo duro pela frente contra o Paris Saint-Germain, em Paris. Os franceses só voltarão a disputar uma partida da UEFA Europa League em 5 de outubro, contra o Brighton & Hove Albion, na França.
🇳🇱 AFC Ajax: Maurice Steijn fez três mudanças na equipe titular. Anton Gaaei, Kenneth Taylor e Carlos Forbs entraram nas vagas de Devyne Rensch, Sivert Mannsverk e Chuba Akpom.
🇫🇷 Olympique de Marseille: Pelo lado dos franceses, Jacques Abardonado fez quatro mudanças. Samuel Gigot, Azzedine Ounahi, Amine Harit, Geoffrey Kondogbia e Iliman Ndiaye entraram nas vagas de Leonardo Balerdi, Jordan Veretout, Vitinha, Joaquín Correa e François Mughe.
🇳🇱 1×0: Com menos de nove minutos de jogo, o Ajax abriu o placar na Johan Cruijff ArenA. Carlos Forbs Borges ganhou na velocidade de Renan Lodi e Chancel Mbemba. O atacante português ficou cara a cara com Pau López e finalizou no canto direito do goleiro espanhol para abrir a contagem em Amsterdã.
🇳🇱 2×0: Aos 20 minutos, em cobrança de escanteio ensaiada, Steven Bergwijn rolou a bola para Borna Sosa. O lateral croata cruzou para a grande área e Steven Berghuis finalizou de primeira no canto direito de Pau López para ampliar a vantagem na Johan Cruijff ArenA.
🇫🇷 2×1: Aos 23 minutos, em uma falha defensiva absurda, o Ajax proporcionou espaço para o Olympique de Marseille descontar. Amine Harit tocou para Jonathan Clauss que recebeu a bola livre dentro da grande área. Com uma jogada de corpo, se livrou da marcação de três jogadores do Ajax. Ele finalizou cruzado e Jay Gorter nada conseguiu fazer para evitar o gol dos franceses.
🇫🇷 2×2: Aos 38 minutos, Pierre-Emerick Aubameyang marcou o gol do empate do Olympique de Marseille. O centroavante recebeu a bola de Amine Harit e finalizou no canto esquerdo de Jay Gorter para deixar tudo igual na Johan Cruijff ArenA.
🇳🇱 3×2: Aos 52 minutos, Carlos Forbs Borges recebeu a bola na ponta direita e ganhou na velocidade de Renan Lodi. O atacante português cruzou rasteiro para o meio da grande área e Kenneth Taylor apareceu livre para estufar as redes de Pau López.
🇫🇷 3×3: Aos 78 minutos, Pierre-Emerick Aubameyang recebeu a bola dentro da grande área, na parte esquerda. O centroavante dominou e foi trazendo a bola em direção ao meio da grande área. Quando Pierre-Emerick Aubameyang encontrou um espaço, ele finalizou com força. A bola ainda bateu na mão de Jay Gorter antes de estufar as redes holandesas.