Ronald Koeman explicou na noite de quinta-feira porque está optando por um sistema diferente quando as Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha for retomada. O treinador também discutiu as vagas de titular de Marten de Roon e Daley Blind.
Durante a sua apresentação, Ronald Koeman anunciou que optaria a princípio por uma formação com quatro zagueiros, rompendo assim com o sistema utilizado por Louis van Gaal durante a Copa do Mundo no Catar. No entanto, o treinador não descartou uma alteração pontual.
Ronald Koeman achou que era hora de se afastar do sistema com uma linha de quatro.
“Eu pensei sobre isso com cuidado. No começo não foi como queríamos. Nós temos uma seleção que pode jogar muito bem assim. Houve pouco desenvolvimento e também podemos jogar com três zagueiros de forma ofensiva. Nós também queremos pressionar melhor os adversários. É um pouco mais fácil assim” comentou Ronald Koeman.
O comandante também comentou sobre o fato de Daley Blind ser titular pela primeira vez desde o seu retorno a seleção holandesa.
“Eu o vi jogar na Espanha. Ele está em forma, provou isso esta semana. Isto também se reflete nas estatísticas. E é um jogador de futebol com muita capacidade tática, eu preciso disso no meu time” disse Ronald Koeman defendendo a escolha pelo ex-jogador do Ajax de 33 anos.
Ronald Koeman acrescentou ainda que Marten de Roon é o preferido no meio de campo devido à sua experiência e, por fim, defendeu a mudança no esquema de jogo.
“Se eu tivesse deixado tudo como está e as coisas não corressem bem, eu também iria me cobrar por não ter feito mudanças. Como treinador, às vezes temos que fazer mudanças e essas mudanças nem sempre são agradáveis” finalizou Ronald Koeman.