SELEÇÃO HOLANDESA

Confira a coletiva de Ronald Koeman após primeira convocação

Ronald Koeman

Nesta segunda-feira, tivemos a primeira coletiva de Ronald Koeman visando os jogos pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na Alemanha. A Holanda jogará inicialmente contra a França e posteriormente contra Gibraltar.

Um dos primeiros assuntos abordados foi sobre a situação de Frenkie de Jong. O treinador afirmou que recebeu a notícia de que Frenkie de Jong teria deixado o campo com dores, após sofrer uma pancada e poderia ser um problema para a seleção holandesa.

“Neste último final de semana, eu e minha comissão técnica estávamos observando absolutamente tudo. É evidente que já estamos preparados para possíveis cortes por causa de lesões, isso acontece com frequência. Nós recebemos a informação que após os exames, foi apontado que Frenkie de Jong não teria condições de nos ajudar nos nossos próximos compromissos” disse Ronald Koeman.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Claro que é um problema que teremos que administrar, porque Frenkie de Jong é um jogador extremamente importante para o nosso time. O mais importante? Bom, da forma como ele joga, vai ser diferente com outro jogador que vai jogar na posição dele. Isso é óbvio. Ele tem qualidades que poucos jogadores no mundo têm. Isso não significa que iremos mudar de sistema por causa da sua ausência. Isso seria muito estranho. Outro jogador irá nos ajudar com isso. Se tivermos que mudar o nosso esquema de jogo, não será pela ausência de um jogador em específico” disse Ronald Koeman.

CONFIRA A COLETIVA COMPLETA NA ÍNTEGRA

“Esse é o risco que você pode correr. Durante dois anos, tive a experiência de que as coisas precisavam ser completamente ajustadas quando cheguei aqui na minha primeira passagem. As coisas não vão mudar por causa da ausência de dois jogadores lesionados”

O treinador também comentou sobre a situação de Kenny Tete, lateral holandês do Fulham da Inglaterra. Kenny Tete criticou a não convocação por parte de Ronald Koeman.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Acho que se existe alguém que ele não pode criticar, sou eu. Em minha primeira passagem como treinador da seleção holandesa, eu lhe dei bastante oportunidades, mesmo quando fui duramente criticado seguir apostando nele. Neste momento, entendo que preciso seguir outro caminho. Mas isso não quer dizer que eu não vá convocá-lo no futuro. Não estou triste e nem magoado com a declaração dele. Neste momento irei focar nos nossos compromissos com a seleção e posteriormente, irei ligar para ele e conversar sobre tudo isso”

Ronald Koeman também foi questionado sobre a ausência de Jeremie Frimpong. O lateral do Bayer 04 Leverkusen vem realizando uma belíssima temporada na Alemanha e isso lhe rendeu uma vaga na seleção holandesa que disputou a Copa do Mundo de 2022 com Louis van Gaal.

“Isso tem a ver com um sistema de jogo diferente. Já o vimos jogar e ele é muito mais um ponta do que um lateral. No modelo de jogo que estamos adotando, nosso lateral precisa, primeiramente, ser muito bom defensivamente. Ele é muito bom atacante, mas defendendo ele ainda me traz dúvidas”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Logo em seguida, Ronald Koeman foi questionado sobre se a Holanda possui algum problema para escolher os atacantes.

“Dentro dessa seleção, vários jogadores podem atuar bem lá, mas a convocação de Brian Brobbey indica que não temos muitas opções. Você seleciona um garoto que não é um jogador titular do Ajax, mas é alguém em quem apostamos para o futuro. Não o conheço, falei com ele no Ajax. Se eu tivesse várias escolhas nessa posição, acho que poderíamos ter outras escolhas”

Sobre Wout Weghorst: “Ele absolutamente não é um plano B. Quando eu fui treinador da seleção holandesa pela primeira vez, escolhi Luuk de Jong porque pensava em utilizá-lo. Naquele momento, eu entendia que Luuk de Jong vivia uma melhor fase. Mas Wout Weghorst se desenvolveu de tal forma que hoje é uma das nossas melhores opções para esse setor do campo”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“Luuk de Jong é um caso diferente de Vincent Janssen. Você fala sobre uma diferença de idade. Essas são escolhas que eles fazem e eu respeito isso. Eu sempre disse que quem quiser vim para a nossa seleção tem que se orgulhar disso e mostrar para todos a sua felicidade em representar sua nação. Se não for esse o caso, é melhor que fique no seu clube”

Sobre a situação de Frenkie de Jong: “Ainda não tenho certeza. São várias opções para escolher. Nós temos vários meio-campistas. Não temos muitos treinamentos, mas usaremos os poucos treinamentos que temos para entender que melhor poderá encaixar nessa posição. Uma surpresa? Podemos ter sim. Acredito que você se refere a utilizar Mats Wieffer nesta posição. Eu o vi jogar novamente ontem no clássico e não teria medo algum de colocá-lo como titular”

Sobre Mats Wieffer: “Eu escolhi com base no fato de que acho que ele pode jogar bem neste nível. Com a saída de Frenkie de Jong, outro jogador vai jogar. Mais uma vez, ainda não sei quem”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre Georginio Wijnaldum: “Quando eu vi que ele já teria condições de atuar durante noventa minutos, ele se tornou uma opção real para mim. Eu entrei em contato com ele e disse para ele que caso ele conseguisse voltar a jogar com frequência, ele estaria nos meus planos. Ele continuará sendo o nosso capitão, neste primeiro momento”

Sobre os goleiros: “Eu quero criar clareza, acho isso muito importante. Andries Noppert, Justin Bijlow… Eles estão no nosso radar, mas com as lesões, foi impossível convocá-los”

Qual a meta? “Nosso principal objetivo é conquistar a vaga na Eurocopa de 2024 na Alemanha. Eu acho que antes tínhamos uma situação muito mais complexa pela frente. Mesmo sabendo de tudo que havia pela frente, eu fiquei muito chateado com a derrota por 2 a 1 contra a França. Mas pouca coisa mudou. Nós sabemos o que encontraremos pela frente”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre Donyell Malen: “Quando fizemos a pré-lista, ele não estava jogando no Borussia Dortmund. Nem entrou. Nas últimas duas semanas, ele jogou como ponta no Borussia Dortmund. Na minha opinião, Steven Bergwijn era o titular. Quando soube que Steven Bergwijn teria que ser cortado por lesão, então eu pensei em Donyell Malen. Ele pode jogar tanto nessa posição quanto nos ajudar em outras situações”

Sistema diferente: “Claro que inclui explicações e imagens, mas a maioria dos meninos está acostumado a jogar no 4-3-3 em seus clubes. Já fizemos isso antes, então há muitas conexões a esse respeito”

Sobre Stefan de Vrij: “Há muita competição na posição em que ele joga. Então nosso critério é um pouco diferente. Precisamos olhar quem está jogando mais e melhor. Liguei para Daley Blind porque acho que ele tem idade para disputar a Eurocopa ano que vem. Ele tem a chance de jogar sua centésima partida com a seleção holandesa, acho que ele merece. Mas também disse a ele que ele não é a nossa primeira opção como lateral esquerdo”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre Matthijs de Ligt: “Foi um grande talento na minha primeira passagem. Ele foi muito importante desde muito jovem. Quando ele foi para a Itália, onde sem dúvida aprende muito, eu vi que ele não poderia ficar ali muito tempo. O Bayern de Munique é o clube que combina muito mais com ele. Agora ele consegue se desenvolver muito melhor na Alemanha do que na Itália. Eu não vou falar e nem comentar nada sobre o período em que não estive como treinador da seleção holandesa. Eu gostaria de ver o Matthijs de Ligt que vi quando fui treinador da seleção pela primeira vez”

Sobre a Eredivisie: “Gostei do clássico. Houve momentos em que o Ajax foi melhor, principalmente no primeiro tempo. Fiquei impressionado com o Feyenoord no segundo tempo. Você vê o desenvolvimento dos jogadores, a intensidade da partida. E também a performance do AZ Alkmaar é algo que me chama bastante atenção. Acho que estamos no caminho certo”

Sobre os pilares da seleção holandesa: “Isso também depende da forma, do nível que a partida está sendo disputada. Felizmente, Memphis Depay começou os últimos jogos. Ele não joga um jogo completo há muito tempo. Você tem que levar isso em consideração. Tanto Memphis Depay quanto Georginio Wijnaldum ainda são jogadores que podem ser valiosos para a nossa seleção”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre a França: “normalmente, não é um time que coloca muita pressão. Você vai ter que ser bom com a bola, fazer triangulações. Nós temos que ter a nossa defesa em ordem para segurá-los. É para isso que queremos utilizar os próximos dias de treinamentos”

Sobre a substituição de Frenkie de Jong: “Eu considerei trazer Jordy Clasie. Falei com ele na sexta-feira e esta tarde. Primeiro queremos verificar se tudo está apto o suficiente, ele não estava cem por cento apto”

Sobre a pressão: “Quero ver o nosso time marcando e mordendo em cima do adversário. É evidente que começamos o nosso trabalho agora. A maioria dos jogadores já trabalhou comigo e sabe como gosto de atuar. Levará tempo até que os nossos jogadores dominem essa forma. Mas estamos confiantes de que podemos fazer uma seleção holandesa forte como fizemos em nossa primeira passagem”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre Brian Brobbey e Thijs Dallinga: “É claro que também seguimos os meninos na França. Mas escolhi Brian Brobbey porque quero vê-lo por dez dias. Eu ainda acho que ele vai melhorar”

Sobre a situação do FC Groningen: “É muito doloroso ver o que acontece com o FC Groningen. Com tudo que está acontecendo. Eu conheço o clube e as pessoas de lá. O medo de ser rebaixado é grande. Eu vi o que alguns torcedores fizeram no estádio. Isso é um problema social. Espero que possamos melhorar no futuro”

Sobre Mats Wieffer: “Agora que perdemos Frenkie de Jong, temos que pensar em como preencher essa posição. Se eu e minha comissão técnica entendermos que ele tem condições de ser titular, não teremos medo de apostarmos nisso. É algo que está no nosso DNA. Fazer apostas. Muitas vezes dão errado, mas muitas vezes também dá certo. Mesmo que ele ainda não tenha jogado muitos jogos no time principal, trouxemos ele porque gostamos do que vimos e ouvimos tanto de Arne Slot quanto de Marinus Dijkhuizen, treinador do SBV Excelsior que trabalhou com ele na temporada passada”

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Sobre Mats Wieffer novamente: “Eu falei com ele há algumas semanas em Roterdã. Também tenho informações dos treinadores dos clubes. Todos com quem falei sobre ele, me disseram que ele é um profissional muito sério e dedicado. Tem os dois pés no chão e quer continuar crescendo. Não vejo motivo para não apostar nele. Ele não é o tipo de meio-campista que passará por dez adversários e deixará o atacante com o trabalho apenas de finalizar. Eu disse a ele que acho que ele pode ser tornar um Marten de Roon melhorado no longo prazo. Não sei se vocês consideram isso como um elogio, mas ele entendeu dessa forma. Ele é um jogador de equipe. Ele é inteligente, tem bom passe”

Sobre o calendário do Feyenoord: “Estou muito feliz com o que Arne Slot está desenvolvendo no Feyenoord nas duas últimas temporadas. O clube está chegando praticamente na decisão de quase tudo que disputa e isso faz com que a equipe se torne ainda mais forte fisicamente”

Sobre Xavi Simons: “Rafael van der Vaart pode dizer que eu tenho que construir a equipe em torno dele. Ele gosta desses jogadores, isso é conhecido. É um grande talento que já é muito importante para o PSV. Isso é bom e bonito de ver. Ele ainda tem algumas coisas que eu acho que ele deveria melhorar. Mas ele ainda é jovem, vou conversar com ele sobre isso”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *